Logo Super Vestibular

Desenho de Animação

O curso de Desenho de Animação visa formar profissionais capazes de criar e adaptar roteiros para ambientes digitais e analógicos.

Publicado por Rafael Batista
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.

O Curso de Desenho de Animação ou Cinema de Animação é uma graduação na área de Audiovisual que visa formar profissionais capazes de compreender os processos de criação, além de desenvolver e gerir projetos de animação. A graduação ainda aborda a produção de histórias em quadrinhos e animações para suportes audiovisuais em 2D e 3D.

Com foco essencialmente prático, o curso tem a finalidade de fornecer controle total sobre as diversas atividades envolvidas no desenvolvimento de imagens e animações digitais. A graduação pesquisa desde a criação de story boards e ilustração digital, até a concepção, modelagem e animação de personagens, cobrindo também atividades de áudio.

Público-alvo

O profissional que atua com o Cinema de Animação se caracteriza como um indivíduo analítico, ético, reflexivo, ciente da precisão de educação continuada e apto a gerar material audiovisual em diferentes modelos. É um profissional também capaz de pesquisar, reinventar e documentar a partir da ótica do cinema uma realidade sociocultural, que possui iniciativa e participa nas discussões públicas sobre criação audiovisual no país e no mundo.

O Curso

A Matriz Curricular do curso capacita o aluno para atuar no campo profissional aperfeiçoando competências artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia aplicada durante os estudos passa pela compreensão da animação e suas técnicas, processos, linguagem, desenho, a história da animação e dos processos tecnológicos.

A grade conta com disciplinas como: Animação Digital, Criação de Personagem e Pós-produção, entre outros. Sendo assim, o egresso do curso será capaz de elaborar, criar, planejar e projetar um filme de animação. Os alunos também aprendem a criar e adaptar um roteiro de animação para ambientes analógicos e digitais.

Duração média

4 anos – 8 semestres

Mercado de Trabalho

A computação gráfica está presente em quase todos os setores da economia. É possível perceber o uso desta tecnologia nas produções em cinemas, televisão, videogames e Internet, por exemplo. Graças aos bons resultados de bilheteria alcançados por produções que usaram intensivamente o recurso da computação gráfica, o mercado está se ampliando rapidamente. No Brasil há um grande número de profissionais em potencial que está atendendo a demanda de produtos do mercado interno e externo, o índice de desemprego é quase zero. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando o uso massivo desta tecnologia no exterior, é possível perceber que somente nos últimos anos as empresas brasileiras de propaganda receberam um enorme retorno que pode ser obtido em campanhas publicitárias com animações e imagens geradas por computador.

Formas e Campos de atuação

Animação – elabora projetos de animação em duas ou três dimensões para peças publicitárias e games. Desenvolve argumentos e roteiros de filmes de animação, além de atuar na direção de arte, desenho e criação de personagens.

Design digital – cria, desenvolve e adapta interface para mídias digitais, como páginas da web.

Programação visual – cria logotipos e marcas para produtos e serviços e ainda produz vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Regulamentação da Profissão

Apesar de o Design existir no Brasil com profissão há mais de 40 anos, só agora existe a possibilidade de regulamentar. Um projeto de lei criado em 2011, que estabelece critérios para o exercício da atividade, está em tramitação no Senado.

Quantidade média de profissionais

Cerca de 12 mil profissionais no Brasil em 2012.

Remuneração Média

De R$ 2.500 a R$ 10.000

Exigências para exercício da profissão

Pelo fato de não existir regulamentação da profissão, ainda não existem exigências para atuar como de Designer de Animação, no entanto, o grande destaque é para profissionais que possuem a graduação na área.

Onde tem o curso

Região Sudeste
São Paulo: Febasp (São Paulo) e UBC (Mogi das Cruzes).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro).

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPEL (Pelotas). 
Santa Catarina: Univille (Joinville).

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Design de Animação ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

Veja também

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.

Resultado do Vestibular 2020/1 do IFSudesteMG via Enem
Foram aceitos as edições do Enem dos anos entre 2017 e 2019 daqueles que não zeraram nenhuma prova.

URCA (CE) disponibiliza resultado do Vestibular 2020/1
O processo seletivo ocorreu nas cidades de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

IFSuldeMinas libera resultado do Vestibular 2020/1
Selecionados para as mais de 900 vagas devem fazer registro acadêmico entre os dias 27 e 29 de janeiro

2ª chamada do Vestibular e SIS 2020 da UEA é publicada
O vestibular 2020 da UEA ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro. Os inscritos responderam 84 questões de conhecimentos gerais, 36 questões de conhecimentos específicos e uma redação. 

IFMG divulga resultado do Vestibular 2020/1 via Enem
Aqueles candidatos que desejarem entrar com recurso contra o resultado preliminar poderão apresentá-los por meio do site do Vestibular até 27 de janeiro.

Fuvest divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados para as mais de 8,3 mil vagas já devem fazer matrículas on-line a partir de amanhã (25)

ES: 1.700 bolsas de estudos são oferecidas pelo governo para quem realizou o Enem 2019
seleção dos estudantes será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

FGV SP publica resultado do Vestibular 2020 de Administração
Aprovados para os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública devem fazer matrículas on-line e registro acadêmico presencial

UESB publica local de prova do Vestibular 2020
Interessados nas mais de 1,1 mil vagas farão provas nos dias 2 e 3 de fevereiro em três cidades da Bahia

Acesse a 1ª reclassificação do Vestibular 2020/1 do Cederj
Selecionados já devem fazer registro acadêmico nesta sexta-feira (24), no polo de ensino de oferta do curso

UEAP recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Seleção oferece 630 vagas em diversos cursos de graduação. Há vagas reservadas para várias modalidades.