Desenho de Animação

O curso de Desenho de Animação visa formar profissionais capazes de criar e adaptar roteiros para ambientes digitais e analógicos.

Publicado por Rafael Batista em Artes e Design

Compartilhe

Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.
Conhecido também como Cinema de Animação, o curso está em ascendência no Brasil.

O Curso de Desenho de Animação ou Cinema de Animação é uma graduação na área de Audiovisual que visa formar profissionais capazes de compreender os processos de criação, além de desenvolver e gerir projetos de animação. A graduação ainda aborda a produção de histórias em quadrinhos e animações para suportes audiovisuais em 2D e 3D.

Com foco essencialmente prático, o curso tem a finalidade de fornecer controle total sobre as diversas atividades envolvidas no desenvolvimento de imagens e animações digitais. A graduação pesquisa desde a criação de story boards e ilustração digital, até a concepção, modelagem e animação de personagens, cobrindo também atividades de áudio.

Público-alvo

O profissional que atua com o Cinema de Animação se caracteriza como um indivíduo analítico, ético, reflexivo, ciente da precisão de educação continuada e apto a gerar material audiovisual em diferentes modelos. É um profissional também capaz de pesquisar, reinventar e documentar a partir da ótica do cinema uma realidade sociocultural, que possui iniciativa e participa nas discussões públicas sobre criação audiovisual no país e no mundo.

O Curso

A Matriz Curricular do curso capacita o aluno para atuar no campo profissional aperfeiçoando competências artísticas e criativas nos processos de desenvolvimento de projetos. A metodologia aplicada durante os estudos passa pela compreensão da animação e suas técnicas, processos, linguagem, desenho, a história da animação e dos processos tecnológicos.

A grade conta com disciplinas como: Animação Digital, Criação de Personagem e Pós-produção, entre outros. Sendo assim, o egresso do curso será capaz de elaborar, criar, planejar e projetar um filme de animação. Os alunos também aprendem a criar e adaptar um roteiro de animação para ambientes analógicos e digitais.

Duração média

4 anos – 8 semestres

Mercado de Trabalho

A computação gráfica está presente em quase todos os setores da economia. É possível perceber o uso desta tecnologia nas produções em cinemas, televisão, videogames e Internet, por exemplo. Graças aos bons resultados de bilheteria alcançados por produções que usaram intensivamente o recurso da computação gráfica, o mercado está se ampliando rapidamente. No Brasil há um grande número de profissionais em potencial que está atendendo a demanda de produtos do mercado interno e externo, o índice de desemprego é quase zero. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando o uso massivo desta tecnologia no exterior, é possível perceber que somente nos últimos anos as empresas brasileiras de propaganda receberam um enorme retorno que pode ser obtido em campanhas publicitárias com animações e imagens geradas por computador.

Formas e Campos de atuação

Animação – elabora projetos de animação em duas ou três dimensões para peças publicitárias e games. Desenvolve argumentos e roteiros de filmes de animação, além de atuar na direção de arte, desenho e criação de personagens.

Design digital – cria, desenvolve e adapta interface para mídias digitais, como páginas da web.

Programação visual – cria logotipos e marcas para produtos e serviços e ainda produz vinhetas para a TV e peças de publicidade.

Regulamentação da Profissão

Apesar de o Design existir no Brasil com profissão há mais de 40 anos, só agora existe a possibilidade de regulamentar. Um projeto de lei criado em 2011, que estabelece critérios para o exercício da atividade, está em tramitação no Senado.

Quantidade média de profissionais

Cerca de 12 mil profissionais no Brasil em 2012.

Remuneração Média

De R$ 2.500 a R$ 10.000

Exigências para exercício da profissão

Pelo fato de não existir regulamentação da profissão, ainda não existem exigências para atuar como de Designer de Animação, no entanto, o grande destaque é para profissionais que possuem a graduação na área.

Onde tem o curso

Região Sudeste
São Paulo: Febasp (São Paulo) e UBC (Mogi das Cruzes).
Minas Gerais: UFMG (Belo Horizonte).
Rio de Janeiro: Universidade Veiga de Almeida (Rio de Janeiro).

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPEL (Pelotas). 
Santa Catarina: Univille (Joinville).

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Design de Animação ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 1,7 mil vagas são oferecidas no Preparatório SeLigaNoEnemPB

    A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) recebe a partir de quarta-feira, 20 de fevereiro, as inscrições para o preparatório para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) “SeLigaNoEnemPB”, para alunos egressos de escolas da rede estadual. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de março.

  • Cursinho Federal de Goiás (UFG) oferta 300 vagas em 2019

    O Cursinho Federal de Goiás (CFG) recebe inscrições a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, para novas turmas de 2019. Os interessados deverão se dirigir ao Centro de Aula da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ UFG) até sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • Cursinho Popular de Hortolândia (SP) está com inscrições abertas

    O cursinho Pré-vestibular Popular Orientação para Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ofertado pela Prefeitura de Hortolândia, em São Paulo, esá recebendo inscrições para novos participantes até o dia 1º de março.Os interessados podem se inscrever pelo site da Prefeitura, gratuitamente.

  • Divulgada a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Unesp

    A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, a 4ª  chamada do Vestibular 2019. Os convocados deverão fazer as matrículas online entre as 10h de hoje até as 18h de amanhã (19). Será necessário fazer o upload da documentação listada no Manual do Candidato.

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia