Logo Super Vestibular

Cinema e Audiovisual

Entre outras atribuições, o curso forma profissionais para atuarem na produção de conteúdos para cinema, televisão e internet.

Publicado por Rafael Batista
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.
O profissional de Cinema e Audiovisual atua em todas as fases de produção de material cinematográfico, da pré a pós-produção.

As constantes inovações na indústria cinematográfica e audiovisual faz com que o mercado esteja sempre aquecido e em permanente expansão, carecendo de mão de obra especializada e em constante atualização. A graduação em Cinema e Audiovisual prepara os profissionais que vão atuar em todas as fases da produção cultural deste ramo.

Mesmo com as diversas possibilidades de atuação dentro deste mercado, a necessidade de domínio básico das técnicas de produção é indispensável. Além da criação de conteúdo para as telonas, a graduação forma profissionais aptos a aplicarem as técnicas de linguagem audiovisual para outros meios, como televisão e internet.

Público-alvo

Uma das habilidades que são necessárias para quem deseja ter sucesso nesta área é a criatividade, seja para desenvolver novos formatos e linguagens ou criar roteiros. Outras competências podem facilitar a atuação do cineasta, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos.

É fundamental que o indivíduo tenha capacidade de comunicação interpessoal e a facilidade para trabalhar em grupo. Além disso, é necessário estar bem atualizado sobre o mundo e as culturas ao seu redor para possibilitar a produção de conteúdos mais densos e informativos.

O curso

Apesar de contar com disciplinas bem abrangentes, como Filosofia, Sociologia e Antropologia, a proposta pedagógica do curso de Cinema e Audiovisual conta com um conteúdo próprio. Os alunos recebem aulas teóricas e práticas bem específicas da área, como Análise da Imagem, Animação, Cinematografia e História da Arte.

Há uma grande preocupação para que o aluno seja capaz de assimilar todos os processos da produção em cinema, incluindo ideia, roteirização e as técnicas de pré e pós-produção. Outras competências que são desenvolvidas ainda na academia estão ligadas à fotografia, figurino, iluminação, edição e som.

Duração média

O curso tem em média 8 períodos ou 4 anos.

Mercado de Trabalho

Segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o mercado nesta área está em pleno crescimento. Cada vez mais pessoas têm procurado o cinema como opção de lazer e há uma progressiva demanda por filmes nacionais, o que gera novas oportunidades de emprego.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além das produtoras independentes, as emissoras de televisão aberta ou fechada, empresas do ramo publicitário e os canais da internet (WebTV e Webcinema) também absorvem os egressos do curso de Cinema e Audiovisual.

Formas de Atuação

O cineasta formado, além de atuar diretamente na indústria cinematográfica, pode trabalhar na curadoria de eventos culturais e no desenvolvimento de projetos para a captação de recursos aplicados na produção e exibição projetos artístico-culturais.

Ainda no ramo cinematográfico, há a possibilidade de atuar como agente de mercado, distribuindo e exibindo o material de outros produtores. A comunicação empresarial e a produção de peças publicitárias também são alternativas para o exercício da profissão.

Campos de Atuação

Produção independe ou em agências
- Filmes de curta, média e longa-metragem, seriados de TV ou de Internet

Políticas públicas
- Captação de verba para projetos artístico-culturais e produções apoiadas na Lei 12.458/2011, que regula a exibição de conteúdo nacional na TV por assinatura;

Curadoria
- Produções e curadorias de mostras cinematográficas;

Crítica
- Análise de cinema em veículos de comunicação;

Publicidade
- Agências de Publicidade, de Notícias e de Conteúdo;

Edição
- Finalização de videoclipes e atuação junto a estúdios de gravação de áudio, produção de dublagem, legendagem e audiodescrição

Internet
- Canais de streaming de vídeo e webséries.

Regulamentação da profissão

As disposições sobre a profissão de Cineasta estão contidas na Lei 6.533 de 1978, que trata das Profissões de Artistas e de Técnicos em Espetáculos de Diversões.

Remuneração média

Os rendimentos deste profissional variam bastante, conforme a empresa ou o porte da produção que será executada. No entanto, a média salarial em início de carreira é de R$ 2,3 mil.

Exigências para o exercício da profissão

O mercado brasileiro não impõe exigências legais para o exercício da profissão, mas a crescente demanda na área de Cinema e Audiovisual tem exigido cada vez mais preparação técnica dos profissionais.

A opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como profissional em Cinema e Audiovisual ou estudante da área. Conte-nos!

Veja também

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.

Resultado do Vestibular 2020/1 do IFSudesteMG via Enem
Foram aceitos as edições do Enem dos anos entre 2017 e 2019 daqueles que não zeraram nenhuma prova.

URCA (CE) disponibiliza resultado do Vestibular 2020/1
O processo seletivo ocorreu nas cidades de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

IFSuldeMinas libera resultado do Vestibular 2020/1
Selecionados para as mais de 900 vagas devem fazer registro acadêmico entre os dias 27 e 29 de janeiro

2ª chamada do Vestibular e SIS 2020 da UEA é publicada
O vestibular 2020 da UEA ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro. Os inscritos responderam 84 questões de conhecimentos gerais, 36 questões de conhecimentos específicos e uma redação. 

IFMG divulga resultado do Vestibular 2020/1 via Enem
Aqueles candidatos que desejarem entrar com recurso contra o resultado preliminar poderão apresentá-los por meio do site do Vestibular até 27 de janeiro.

Fuvest divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados para as mais de 8,3 mil vagas já devem fazer matrículas on-line a partir de amanhã (25)

ES: 1.700 bolsas de estudos são oferecidas pelo governo para quem realizou o Enem 2019
seleção dos estudantes será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

FGV SP publica resultado do Vestibular 2020 de Administração
Aprovados para os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública devem fazer matrículas on-line e registro acadêmico presencial

UESB publica local de prova do Vestibular 2020
Interessados nas mais de 1,1 mil vagas farão provas nos dias 2 e 3 de fevereiro em três cidades da Bahia

Acesse a 1ª reclassificação do Vestibular 2020/1 do Cederj
Selecionados já devem fazer registro acadêmico nesta sexta-feira (24), no polo de ensino de oferta do curso

UEAP recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Seleção oferece 630 vagas em diversos cursos de graduação. Há vagas reservadas para várias modalidades.