Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Astronomia

A característica interdisciplinar do curso de Astronomia tem sua base teórica nas disciplinas de física e matemática.

Publicado por Rafael Batista
Observatórios fazem parte do local de trabalho de astrônomos.
Observatórios fazem parte do local de trabalho de astrônomos.

Astronomia é a ciência que estuda o universo, comparando conceitos físicos com análises realizadas por meio de instrumentos tecnológicos. O astrônomo investiga a origem, a evolução do cosmo e, com telescópios e câmeras, observa os astros e capta imagens para pesquisar seus movimentos, localização no espaço e formação química. O profissional de astronomia avalia também a estrutura e a velocidade de movimentação dos planetas e outros elementos cósmicos com o uso das tecnologias e modelos matemáticos. Trata-se de uma ciência natural que também está preocupada com os fenômenos que tem origem fora da atmosfera da Terra.

Público-alvo

Para ingressar nos estudos da Astronomia é preciso possuir interesse pela natureza e sua preservação, gostar de práticas ao ar livre, prezar por assuntos científicos e questões sociais, ter perfil pesquisador, desenvoltura para trabalhar em equipe e, além de tudo isso, possuir habilidade para lidar com cálculos. Para uma carreira de sucesso é fundamental a vivência, treino, análise e síntese, estruturados com o enfoque observacional que o habilite a refletir no contexto astronômico.

Curso

A Grade Curricular do Curso de Astronomia é composta por uma base teórica formada pelas disciplinas de física, matemática e de outras áreas afins e é formada por núcleos básico e avançado. O caráter interdisciplinar do curso prepara os acadêmicos para vários campos de atuação. A formação é basicamente voltada para a formulação e resolução de problemas nas áreas de astrofísica, astronomia computacional, entre outros.

No decorrer da graduação os estudantes tem a instrução suficiente para enfatizar o desenvolvimento de códigos numéricos e à área de instrumentação ou de divulgação científica. Ainda durante o curso são realizadas atividades práticas em laboratórios e observatórios, além do desenvolvimento de projetos acadêmicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Duração Média

4 anos

Mercado de Trabalho

Atualmente, o Brasil conta com 30 planetários. O aumento neste número e a maior utilização de satélites por empresas de tecnologia estão abrindo campo de trabalho para quem desenvolve atividades com astronomia. Além disso, os institutos de pesquisa que utilizam o processamento de imagens de satélite precisam dos serviços prestados pelo astrônomo.

Possibilidades de atuação

O campo de atuação de um astrônomo pode ser dividido basicamente em duas áreas: Astronomia Teórica e Astronomia Observacional. Os Observadores usam vários meios para obter dados sobre diversos fenômenos, que são utilizados pelos Teóricos para conceber e testar hipóteses e sistemas, para comprovar observações e prever novos resultados. O observador e o teórico não são necessariamente pessoas distintas.

O formado na área também pode exercer a função de Professor das disciplinas de física, matemática ou astronomia no ensino Médio. Pode ainda atuar em universidades, observatórios e centros de pesquisas espaciais, pesquisando a física e a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho, movimentos, constituição química, origem e evolução.

Quantidade média de profissionais:

O Brasil possui hoje aproximadamente 1.000 astrônomos.

Exigências para o exercício da profissão:

Para trabalhar como professor ou pesquisador em Universidades, o bacharel em Astronomia precisa fazer também uma pós-graduação. Para atuação nas salas de aula do ensino médio é necessário ser licenciado em Física.

Onde o curso é oferecido:

Região Nordeste:
Sergipe: UFS (São Cristóvão)

Região Sudeste:
Rio de Janeiro: UFRJ (Rio de Janeiro)
São Paulo: USP (São Paulo)

Opinião de quem entende

O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como Astrônomo ou estudante da área. Conte-nos através do e-mail contato@supervestibular.com

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023