Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Arqueologia

Responsável por conduzir pesquisas sobre comunidades antigas, o Arqueólogo atua em áreas de preservação histórica.

Publicado por Rafael Batista
Entre outras coisas, o Arqueólogo estuda a história da humanidade por meio de objetos que indicam a presença humana.
Entre outras coisas, o Arqueólogo estuda a história da humanidade por meio de objetos que indicam a presença humana.

A Arqueologia é a ciência responsável por estudar os vestígios materiais de presença humana em lugares que foram ocupados por antigas sociedades, com a finalidade de compreender os diversos aspectos culturais da humanidade. Nesta definição inicial é possível notar a diferença entre Arqueologia e a Paleontologia, pois esta segunda não estuda os vestígios humanos, mas das outras espécies de seres vivos: animais e plantas.

O Arqueólogo é o profissional que estuda as mudanças culturais por meio de registros concretos encontrados nas regiões em que houve alguma ocupação humana no passado. Além disso, com a Arqueologia é possível conhecer e compreender aspectos de civilizações que não existem mais, por meio de seus legados materiais.

Esta ciência tem uma relação bem próximas com outras Ciências Humanas e da Terra, como História, Geografia, Antropologia e Geologia. A relação com essas outras áreas é fundamental para a conclusão das pesquisas realizadas pela Arqueologia.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 mil sítios arqueológicos catalogados, a maior concentração é no estado do Piauí, no Parque Nacional da Serra da Capivara. É também no Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato, que é ministrado o curso de Arqueologia mais antigo do país, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Tópicos deste artigo

Público-alvo

Para ajudar nos estudos é indispensável ter afinidade com as disciplinas que estão relacionadas com esta ciência, especialmente Geografia e História. Estar sempre atualizado com temas sociais e culturais e ter interesse pelas artes podem facilitar a vida do estudante.

Na área profissional, é necessário que o Arqueólogo seja detalhista e tenha gosto por pesquisas e investigações científicas. Possuir capacidade de análise e ser curioso são outras características que também contribuem para o bom desempenho do ofício.

O curso

A base curricular do curso de Arqueologia é bem específica, com matérias como as de Introdução à Arqueologia, Pré-História, História Antiga, Bioarqueologia e Zooarqueologia. Há ainda conteúdos interdisciplinares, como Geologia Geral, Topografia e História da Arte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por ter boa parte do trabalho realizado em campo, algumas disciplinas são desenvolvidas em áreas de pesquisas ou laboratórios específicos. Nas aulas práticas, os estudantes são levados a desenvolver métodos e técnicas arqueológicas de estudos.

Duração Média

8 períodos – 4 anos

Mercado de Trabalho

Com a grande quantidade de sítios Arqueológicos no Brasil e o reduzido número de cursos na área, há uma grande carência de profissionais formados. Além disso, desde 1986, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) exige que obras de grande porte, como hidrelétricas e ferrovias, tenham no relatório de impacto ambiental o parecer de um Arqueólogo, que indica se há ou não sítios arqueológicos no espaço destinado à construção.

Formas de Atuação

Os Arqueólogos são profissionais habilitados a trabalhar em assessorias para as entidades públicas, realizando estudos e fornecendo laudos inerentes ao patrimônio cultural e natural. Ele também conduz pesquisas científicas e procede a coleta de objetos arqueológicos em áreas de preservação. Pode ainda realizar consultoria em grandes empresas da inciativa privada que atuam em áreas de exploração mineral, agrícola e imobiliária.

A atuação em museus, cuidando de materiais arqueológicos, e a docência e pesquisas em universidades são outras opções do mercado para esta área.

Campos de Atuação

Pesquisa arqueológica
- Realizando estudos em sítios arqueológicos e desenvolvendo ações de preservação e recuperação do patrimônio histórico;

Laudos
- Análise de regiões nas quais devem ser empreendidas grandes obras, considerando possíveis impactos em áreas preservadas;

Museus
- Curadoria de exposições e de acervos arqueológicos;

Turismo cultural
- Roteiros e exposições que tornem públicas as pesquisas e os artefatos recolhidos, como patrimônio cultural;

Academia
- Pesquisas desenvolvidas pelos departamentos de Arqueologia, Antropologia e História das instituições de educação superior.

Regulamentação da profissão

Apesar da Lei 3.924/1961 tratar dos monumentos arqueológicos e pré-históricos e de estar listada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), a profissão de Arqueólogo ainda não é regulamentada. No entanto, o projeto de Lei 5.456/2016, que está em tramitação no Congresso Nacional, prevê as normas para esta categoria.

Remuneração média

Os salários variam, conforme e experiência e região de atuação, com um valor médio de R$ 4 mil.

Exigências para o exercício da profissão

Apesar de não haver regulação na área ainda, boa parte das empresas que contratam esses profissionais preferem aqueles que tenham formação superior e experiência na área.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa