Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Guia de Profissões
  3. Graduação Tecnológica
  4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para desenvolver, implementar e gerenciar projetos de software.

Publicado por Rafael Batista
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais
O curso forma profissionais para desenvolver sistemas computacionais

Diante do constante aumento na demanda de mão de obra especializada na área de tecnologia e da carência de profissionais do ramo com formação superior, cada vez mais faculdades oferecem cursos que atendam a essa necessidade do mercado. Entre as formações que dão base para atuar nesse campo está o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

A graduação é voltada para profissionais que tenham um bom raciocínio lógico e um prévio conhecimento da área de informática. Além disso, é preciso dominar tecnologias e ter o desejo de buscar novos conhecimentos.

É muito importante a busca contínua por conhecimento e capacitação de forma prática, pois esta área do mercado está em constante atualização. Por isso, o profissional que busca sucesso nessa carreira deve estar atento às tendências e novidades, propondo atualizações que atendam as organizações.

O curso

Um profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de desenvolver e implementar projetos de Software e de administrar bancos de dados. Por isso, sua formação tem aspectos éticos, técnicos e sociais. Na grade curricular do curso há disciplinas gerais da área de exatas como Cálculo, Álgebra e Estatística, além de algumas específicas como Banco de Dados, Programação, Interface e Engenharia de Software.

Com duração de cinco semestres ou dois anos e meio, o curso usa das principais tecnologias para desenvolver raciocínio lógico e proporcionar aos alunos o domínio de linguagens de programação e de metodologias de projetos. Outra característica da graduação são aulas práticas, que colocam os alunos em contanto com o ambiente de laboratório, facilitando o processo de aprendizado. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atividades

Nas empresas de diversos ramos, o egresso desse curso é o responsável por projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. Veja outras competências do graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

- Prestação de serviços: atua de maneira autônoma realizando consultorias ou em empresas que prestam serviços de TI. Pode também trabalhar no atendimento a particulares. 
- Analista de suporte: atua na manutenção da estrutura física de computadores, estrutura de rede de área local e sistemas operacionais. 
- Análise de sistemas: atua no processo completo de desenvolvimento de sistemas de informação. 
- Desenvolvimento de sistemas para a internet: desenvolvimento de sistemas computacionais para a web, utilizando linguagens de programação adequadas.

Mercado

As vagas para Analista de Sistemas são muitas, graças à escassez de profissionais com formação superior. Essas oportunidades estão abertas em diversos setores da economia, em pequenas, médias e grandes empresas.

A profissão ainda não é regulamentada, apesar de já existir proposta no Congresso Nacional para este fim, por isso não é possível precisar o número de profissionais existentes no Brasil. Hoje um profissional graduado tem salarial inicial de R$ 2.300, segundo a agência de empregos Catho.

Veja também

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.

Resultado do Vestibular 2020/1 do IFSudesteMG via Enem
Foram aceitos as edições do Enem dos anos entre 2017 e 2019 daqueles que não zeraram nenhuma prova.

URCA (CE) disponibiliza resultado do Vestibular 2020/1
O processo seletivo ocorreu nas cidades de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

IFSuldeMinas libera resultado do Vestibular 2020/1
Selecionados para as mais de 900 vagas devem fazer registro acadêmico entre os dias 27 e 29 de janeiro

2ª chamada do Vestibular e SIS 2020 da UEA é publicada
O vestibular 2020 da UEA ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro. Os inscritos responderam 84 questões de conhecimentos gerais, 36 questões de conhecimentos específicos e uma redação. 

IFMG divulga resultado do Vestibular 2020/1 via Enem
Aqueles candidatos que desejarem entrar com recurso contra o resultado preliminar poderão apresentá-los por meio do site do Vestibular até 27 de janeiro.

Fuvest divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados para as mais de 8,3 mil vagas já devem fazer matrículas on-line a partir de amanhã (25)

ES: 1.700 bolsas de estudos são oferecidas pelo governo para quem realizou o Enem 2019
seleção dos estudantes será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

FGV SP publica resultado do Vestibular 2020 de Administração
Aprovados para os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública devem fazer matrículas on-line e registro acadêmico presencial

UESB publica local de prova do Vestibular 2020
Interessados nas mais de 1,1 mil vagas farão provas nos dias 2 e 3 de fevereiro em três cidades da Bahia

Acesse a 1ª reclassificação do Vestibular 2020/1 do Cederj
Selecionados já devem fazer registro acadêmico nesta sexta-feira (24), no polo de ensino de oferta do curso

UEAP recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Seleção oferece 630 vagas em diversos cursos de graduação. Há vagas reservadas para várias modalidades.