Administração

Administração é um dos cursos mais concorridos e uma das profissões mais bem remuneradas, atualmente.

Publicado por Wanja Borges em Ciências Humanas

Compartilhe

Para fazer Administração, o ideal é que o estudante saiba lidar com cálculos e tenha senso de liderança
Para fazer Administração, o ideal é que o estudante saiba lidar com cálculos e tenha senso de liderança

Um dos cursos mais concorridos e uma das profissões mais bem remuneradas, a Administração é considerada, hoje, uma área primordial para garantir a eficiência e competitividade das empresas. Mais do que planejar, organizar, dirigir e controlar estruturas administrativas, a atuação do administrador deve ser pautada na liderança, autonomia, criatividade e inovação. O bom relacionamento e a atualização constante sobre os mais variados assuntos também são premissas fundamentais para o bom exercício da profissão.  

Com uma vasta possibilidade de atuação, é de fundamental importância que o administrador tenha domínio da complexidade estrutural das organizações e do gerenciamento dos aspectos financeiros, materiais e humanos da empresa. Tudo isso com o objetivo de facilitar no estudo e elaboração de medidas de curto, médio e longo prazo para o cumprimento das metas, planejamento das estratégias e gerenciamento do dia a dia da instituição – principais atividades do administrador. 

Público-alvo
A carreira é destinada para os mais variados públicos. Desde para quem deseja exercer cargos de chefia e gerência em empresas públicas ou privadas, até para os que preferem atuar como empreendedores e profissionais liberais. Todavia, é aconselhável que o candidato saiba lidar com cálculos e tenha senso de liderança. 

O curso
Geralmente nos dois primeiros anos, o curso conta com disciplinas básicas, como introdução à administração, direito, contabilidade e estatística. Já no terceiro, tem início as matérias específicas e o enfoque prático, como logística, marketing, psicologia, sistema de informação e recursos humanos. Em todo o País, são mais de 1.800 instituições de ensino superior que oferecem o curso. 

Duração média 
Bacharelado – 8 a 10 semestres 
Técnico – 4 a 6 semestres 

Mercado de Trabalho
O mercado, ao mesmo tempo em que é amplo, também é competitivo. Com o crescimento da economia brasileira, muitas oportunidades na área estão surgindo, principalmente na administração pública direta e indireta. Contudo, a busca por profissionais mais especializados e experientes vem tornando as seleções ainda mais criteriosas e concorridas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de Atuação
O graduado em Administração pode exercer a profissão através de diferentes formas de atuação. As principais são: administrador, profissional liberal, perito judicial, assessor e consultor, gerente, servidor público, professor e/ou pesquisador. 

Campos de Atuação 
Administração e Seleção de Pessoal / Relações Industriais
(cargos e salários, recursos humanos, recrutamento, treinamento, etc.) 

Organização e Métodos / Programas de Trabalho
(análise de processos, planejamento empresarial, pareceres administrativos, etc.) 

Orçamento
(controle de custos, elaboração de orçamento, implantação de sistemas, etc.)

Administração de Material / Logística
(administração de estoque, assessoria de compras, planejamento de compras, etc.) 

Administração Financeira 
(assessoria financeira, administração de bens e valores, controladoria, etc.) 

Administração Mercadológica / Marketing
(consultoria promocional, coordenação de promoções, pesquisa de mercado, etc.)

Administração de Produção 
(planejamento e análise de custo, pesquisa e controle de produção, etc.) 

Regulamentação da profissão 
Lei Federal nº 4.769 de 09 de setembro de 1965 
Decreto nº 61.934 de 22 de dezembro de 1967 

Quantidade média de profissionais
309.582 pessoas físicas no Brasil em 2012
32.591 pessoas jurídicas no Brasil em 2012

Remuneração média
R$ 2 mil para profissional recém-formado 
R$ 4,5 mil para profissional com mais de três anos de experiência

Exigências para exercício da profissão
Diploma de conclusão de curso de bacharelado em Administração
Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Administração 

A opinião de quem entende
O Super Vestibular quer saber como é a sua experiência como administrador. Conte-nos!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Confira a 3ª chamada do Vestibular 2019 da UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou na tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a relação de aprovados na terceira chamada do Vestibular 2019.

  • Fuvest solta a 5ª chamada do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 22 de fevereiro, a 5ª chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h de segunda-feira, 25 de fevereiro até as 16h do dia 26.

  • Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro.

  • UEM divulga mudanças para o Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou essa semana a aprovação de alterações no regulamento do Vestibular para cursos de graduação em 2019. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade deu o aval nas propostas sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

  • 2ª repescagem do PS 2019 da UFPA está disponível

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou ontem, 20 de fevereiro, o resultado da 3ª repescagem seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 22, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados.

  • 2ª reclassificação do PISM 2019 da UFJF é publicada

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, solto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a lista de aprovados na 2ª reclassificação da terceira etapa do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2019. Agora, os aprovados deverão fazer a pré-matrícula online até sexta-feira, dia 22.