Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Qual o público dos cursos a distância?

Qual o público dos cursos a distância?

Proatividade e disciplina são algumas das características que compõem o perfil do estudante de EaD.

Publicado por Wanja Borges
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje

Morar fora dos grandes centros urbanos e não dispor de tempo ou meio de transporte deixaram de ser as principais características dos alunos dos cursos de ensino a distância (EaD). Com a ascensão da modalidade, o perfil dos estudantes que decidiram trocar a sala de aula pelos meios e tecnologias de informação e comunicação modificou-se. Segundo o Censo EAD BR 2012/2013, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mulheres com idade de 18 a 30 anos e que estudam e trabalham são, atualmente, a maioria do público de cursos EaD.

Por outro lado, gênero, idade e ocupação não são os únicos fatores capazes de traçar esse perfil. Atributos como organização e comprometimento também são fundamentais, principalmente para encarar a rotina de estudos sozinho. Uma pessoa desorganizada e sem compromisso dificilmente conseguirá habituar-se com um curso EaD, pois corre o sério risco de não conseguir organizar os seus horários de estudo e acumular conteúdo. Manter o foco também é primordial, caso contrário, uma ligação telefônica ou uma notificação nas redes sociais pode ser o suficiente para os estudos serem interrompidos. 

Pessoas estudiosas, proativas e responsáveis também costumam ganhar vantagem nesse tipo de curso, principalmente porque conseguem administrar melhor o tempo disponível e possuem mais iniciativa para esclarecer as dúvidas que surgirem no decorrer do processo, além de buscarem materiais complementares para melhor aproveitamento do conteúdo. Outra questão é a facilidade com os ambientes virtuais. Essa habilidade não é fundamental, mas não deixa de ser importante, afinal, dominar as ferramentas e funcionalidades tecnológicas pode otimizar a atuação do estudante em fóruns de discussão, grupos de estudos e nas pesquisas feitas na internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A disciplina é outro preceito imprescindível, já que a educação a distância também conta com testes, trabalhos, provas, notas e frequências mínimas. Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem nessa modalidade. Isso significa que, mesmo parecendo mais fácil, inicialmente, o curso de ensino a distância funciona como qualquer outro que é ministrado presencialmente e, muitas vezes, até com mais exigência. O desempenho do aluno depende exclusivamente de seu esforço e dedicação, portanto, muita atenção na hora de escolher um curso EaD. Estudantes que não se enquadram nesse perfil podem ter sérias dificuldades de adaptação. E aí, você já está pronto? 

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.