Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Qual o público dos cursos a distância?

Qual o público dos cursos a distância?

Proatividade e disciplina são algumas das características que compõem o perfil do estudante de EaD.

Publicado por Wanja Borges
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje

Morar fora dos grandes centros urbanos e não dispor de tempo ou meio de transporte deixaram de ser as principais características dos alunos dos cursos de ensino a distância (EaD). Com a ascensão da modalidade, o perfil dos estudantes que decidiram trocar a sala de aula pelos meios e tecnologias de informação e comunicação modificou-se. Segundo o Censo EAD BR 2012/2013, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mulheres com idade de 18 a 30 anos e que estudam e trabalham são, atualmente, a maioria do público de cursos EaD.

Por outro lado, gênero, idade e ocupação não são os únicos fatores capazes de traçar esse perfil. Atributos como organização e comprometimento também são fundamentais, principalmente para encarar a rotina de estudos sozinho. Uma pessoa desorganizada e sem compromisso dificilmente conseguirá habituar-se com um curso EaD, pois corre o sério risco de não conseguir organizar os seus horários de estudo e acumular conteúdo. Manter o foco também é primordial, caso contrário, uma ligação telefônica ou uma notificação nas redes sociais pode ser o suficiente para os estudos serem interrompidos. 

Pessoas estudiosas, proativas e responsáveis também costumam ganhar vantagem nesse tipo de curso, principalmente porque conseguem administrar melhor o tempo disponível e possuem mais iniciativa para esclarecer as dúvidas que surgirem no decorrer do processo, além de buscarem materiais complementares para melhor aproveitamento do conteúdo. Outra questão é a facilidade com os ambientes virtuais. Essa habilidade não é fundamental, mas não deixa de ser importante, afinal, dominar as ferramentas e funcionalidades tecnológicas pode otimizar a atuação do estudante em fóruns de discussão, grupos de estudos e nas pesquisas feitas na internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A disciplina é outro preceito imprescindível, já que a educação a distância também conta com testes, trabalhos, provas, notas e frequências mínimas. Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem nessa modalidade. Isso significa que, mesmo parecendo mais fácil, inicialmente, o curso de ensino a distância funciona como qualquer outro que é ministrado presencialmente e, muitas vezes, até com mais exigência. O desempenho do aluno depende exclusivamente de seu esforço e dedicação, portanto, muita atenção na hora de escolher um curso EaD. Estudantes que não se enquadram nesse perfil podem ter sérias dificuldades de adaptação. E aí, você já está pronto? 

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 do IFTO são disponibilizados
As provas acontecem no próximo dia 17, das 14h às 18h. Os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Em Santa Catarina, Acafe solta local de prova do Vestibular de Verão 2020
Processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em várias universidades. Provas estão marcadas para próximo domingo (17).

Acesse local de prova do Vestibular 2020 do IFMT
Candidatos concorrem a mais de 1,2 mil vagas. Previsão é que lista de aprovados saia no dia 8 de janeiro de 2020.

Etecs (SP) prorrogam inscrições para Vestibulinho 2020/1
Provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro. Quantidade de questões variam conforme modalidade do curso escolhido.

Enem 2019 termina com menor índice de ausentes da história
Mais de 700 participantes foram eliminados, contando os dois dias de prova. Entre os motivos estão: portar equipamento eletrônico e ausentar-se antes do horário permitido

No Paraná, Unicentro publica resultado do PAC 2019
Participantes da primeira e da segunda etapa podem consultar boletim de desempenho de hoje até dia 31 de janeiro de 2020

Provas do segundo dia aumentaram o nível do Enem 2019
O segundo dia do Exame foi marcado por ter aumentado o nível das provas, já que exigiu maior conhecimento dos participantes no que diz respeito aos assuntos do ensino médio abordados.

Participantes do Enem 2019 prejudicados por problemas de logística têm direito a solicitar a reaplicação
A reaplicação do Enem 2019 ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, mesma data em que haverá a aplicação do Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL). 

Hoje é o último prazo para se inscrever no Vestibular 2020/1 do IFSuldeMinas
O Instituto está oferecendo 976 vagas para os cursos de graduação presencial e 300 vagas para os cursos a distância (EaD).

Inscrições para Vestibular 2020/1 da UEG encerram nesta segunda-feira (11)
Processo seletivo oferece 3.694 vagas em diversos cursos de graduação. Metade das chances destinam-se a cotistas.

UPF encerra inscrições do Vestibular de Verão 2020
O vestibular oferece 3.091 vagas para cursos em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Os candidatos podem optar por fazer provas ou usar as notas do Enem entre 2015 a 2018.

Famerp (SP) finaliza inscrições do Vestibular 2020
As provas do Vestibular da Famerp serão realizadas em 09 e 10 de dezembro, das 14h às 18h