Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Qual o público dos cursos a distância?

Qual o público dos cursos a distância?

Proatividade e disciplina são algumas das características que compõem o perfil do estudante de EaD.

Publicado por Wanja Borges
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje
Mulheres, de 18 a 30 anos, e que estudam e trabalham são maioria, hoje

Morar fora dos grandes centros urbanos e não dispor de tempo ou meio de transporte deixaram de ser as principais características dos alunos dos cursos de ensino a distância (EaD). Com a ascensão da modalidade, o perfil dos estudantes que decidiram trocar a sala de aula pelos meios e tecnologias de informação e comunicação modificou-se. Segundo o Censo EAD BR 2012/2013, divulgado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), mulheres com idade de 18 a 30 anos e que estudam e trabalham são, atualmente, a maioria do público de cursos EaD.

Por outro lado, gênero, idade e ocupação não são os únicos fatores capazes de traçar esse perfil. Atributos como organização e comprometimento também são fundamentais, principalmente para encarar a rotina de estudos sozinho. Uma pessoa desorganizada e sem compromisso dificilmente conseguirá habituar-se com um curso EaD, pois corre o sério risco de não conseguir organizar os seus horários de estudo e acumular conteúdo. Manter o foco também é primordial, caso contrário, uma ligação telefônica ou uma notificação nas redes sociais pode ser o suficiente para os estudos serem interrompidos. 

Pessoas estudiosas, proativas e responsáveis também costumam ganhar vantagem nesse tipo de curso, principalmente porque conseguem administrar melhor o tempo disponível e possuem mais iniciativa para esclarecer as dúvidas que surgirem no decorrer do processo, além de buscarem materiais complementares para melhor aproveitamento do conteúdo. Outra questão é a facilidade com os ambientes virtuais. Essa habilidade não é fundamental, mas não deixa de ser importante, afinal, dominar as ferramentas e funcionalidades tecnológicas pode otimizar a atuação do estudante em fóruns de discussão, grupos de estudos e nas pesquisas feitas na internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A disciplina é outro preceito imprescindível, já que a educação a distância também conta com testes, trabalhos, provas, notas e frequências mínimas. Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que o aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem nessa modalidade. Isso significa que, mesmo parecendo mais fácil, inicialmente, o curso de ensino a distância funciona como qualquer outro que é ministrado presencialmente e, muitas vezes, até com mais exigência. O desempenho do aluno depende exclusivamente de seu esforço e dedicação, portanto, muita atenção na hora de escolher um curso EaD. Estudantes que não se enquadram nesse perfil podem ter sérias dificuldades de adaptação. E aí, você já está pronto? 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.