Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Educação a distância (EAD): o que e para quem é?

Organização da própria rotina de estudos e economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens do sistema EAD.

Publicado por Wanja Borges
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização
No EAD, estudante é sujeito de sua própria aprendizagem, o que exige esforço, responsabilidade e organização

Com o advento da tecnologia e evolução da educação à distância, falta de tempo e dificuldade de acesso deixaram de ser justificativas para adiar o ingresso no ensino superior. Hoje, através dessa modalidade de ensino, mais de quatro milhões de estudantes conseguiram o título de graduado. Contudo, suas especificidades e características ainda são desconhecidas por significativa parte da comunidade acadêmica. 

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), EAD é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar, na mesma hora, ou seja, no ensino a distância, não é o aluno que vai até a escola, mas a escola que vai até o aluno. Essa capacidade de eliminar barreiras é justamente o principal chamariz da modalidade. 

Dessa forma, pessoas que não dispõem de tempo e meio de transporte, que residem em locais afastados e/ou, ainda, que possuem deficiências físicas acabam sendo incluídas na comunidade acadêmica, independente de suas dificuldades e restrições. Com isso, a modalidade atende, cada vez mais, uma numerosa e variada população, constituída por sujeitos de níveis e perfis diferenciados. 

Outro atributo importante é a multiplicidade de recursos pedagógicos utilizados na educação a distância. Ao contrário do que muitos pensam, as aulas não se restringem apenas à rede de computadores. Materiais impressos, transmissão de TV, fitas de áudio ou vídeo, práticas laboratoriais, estágios e sistemas de teleconferência são algumas das ferramentas que complementam essa forma de ensino/aprendizagem, que deve ser 20% presencial. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O custo dos cursos a distância também costuma ser menor. Como a estrutura física da instituição não é prioridade, as mensalidades acabam sendo um terço do valor dos cursos tradicionais. Essa economia de tempo e dinheiro e a possibilidade de o aluno montar sua própria rotina de estudos, conforme sua disponibilidade, são as principais vantagens da educação a distância identificadas por seus adeptos.  

Além disso, a validade do diploma e a aceitação da graduação a distância no mercado de trabalho se equiparam, hoje, aos cursos tradicionais. Em alguns casos, o EAD é visto, inclusive, como diferencial, já que exige do estudante mais atenção, foco e planejamento. Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2010, o número de estudantes em busca do diploma atingiu 6.379.299 alunos. Uma coisa é certa: esse avanço não é por acaso e o EAD ainda tem muito para crescer. 

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.