1. Home
  2. Ensino a distância
  3. Curso a distância (EAD) ou presencial?

Curso a distância (EAD) ou presencial?

Com a grande oferta de cursos EAD, estudantes ficam na dúvida sobre qual modalidade de graduação escolher.

Publicado por Wanja Borges em Ensino a distância

Compartilhe

Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes
Cursos EAD exigem esforço, disciplina e organização dos estudantes

Com o crescimento da oferta de cursos a distância no país, muitos estudantes, ao concluírem o ensino médio, deparam-se com a famosa e constante dúvida: como escolher entre um curso a distância (EAD) e um presencial? Em primeiro lugar, é importante salientar que não existe modalidade melhor. Cada uma delas é direcionada para um perfil de vestibulando que possui necessidades e objetivos diferentes. 

Mesmo com metodologias distintas, ambos contam com exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, além de oferecerem o mesmo título aos estudantes, ao final do curso. O conteúdo é praticamente o mesmo nos dois casos. O que muda é a forma como esse conteúdo é repassado ao aluno e as características exigidas de cada um deles para sua análise e compreensão. 

Diante disso, o Super Vestibular separou os principais atributos da graduação presencial e da graduação a distância a fim de auxiliar o vestibulando a embasar sua decisão em informações consistentes. Leia, atentamente, cada uma das opções e analise em qual delas o seu perfil se encaixa melhor. Depois é só sair em busca do curso, da universidade e fazer o vestibular. Confira: 

 

Curso a distância
Esse tipo de graduação é mais indicado para pessoas que trabalham ou que não possuem disponibilidade de horário para se dedicar a um curso presencial. Além de economia, os cursos a distância também oferecem flexibilidade de horário e de aprendizado, já que o aluno pode assistir à aula quando e quantas vezes quiser. Por outro lado, é preciso concentração, disciplina, organização e persistência para cumprir as etapas do curso e, ainda, conhecimento em informática, interpretação e autocrítica para não prejudicar o andamento do processo. Os cursos a distância também são indicados para pessoas que residem em cidades afastadas, que não possuem instituições de ensino superior na região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Curso presencial
Neste caso, além de maior interação com colegas de classe e professores, o aluno também tem a oportunidade de esclarecer suas dúvidas imediatamente e de ter seu desempenho avaliado, diuturnamente, por profissionais. Além disso, as oportunidades de discussões são maiores, o que acaba agregando valor ao curso, e há possibilidades de recuperar o conteúdo perdido com colegas de classe, em casos de falta. Os cursos presenciais se estendem para as pessoas que não têm facilidade de se concentrar e estudar sozinhas, que optaram por cursos práticos, como Medicina, e/ou que foram beneficiados com programas de financiamento ou de acesso ao ensino superior, como o Fies ou Sisu. 

VEJA TAMBÉM

1 2