Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Uso do solo no Enem

Questões sobre o uso do solo no Enem podem envolver conhecimentos técnicos e questões sociais, econômicas e históricas. Ou tudo isso ao mesmo tempo!

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem

Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um tema que adora aparecer em questões ligadas à Geografia e a outras áreas do conhecimento: o uso dos solos.

O ser humano, como sabemos, intervém no meio natural e, através do uso das diferentes técnicas, explora os seus recursos a fim de obter matérias-primas e produtos para consumo. Com isso, podemos concluir que a forma com que utilizamos os solos, principalmente no setor primário da economia (agricultura, pecuária, extrativismo mineral e vegetal), será determinante para a ocorrência ou não de impactos sobre eles.

Assim, as questões relacionadas com o uso do solo no Enem, sob a perspectiva da Geografia, costumam abordar tanto os impactos das atividades antrópicas sobre o meio quanto a espacialidade e as dimensões históricas dessas relações.

Um exemplo: os solos do Cerrado são, em geral, ácidos, com uma grande presença de H+ livres por causa da existência de componentes naturais, como ácidos orgânicos e outros, o que sempre dificultou as práticas agrícolas na região. A partir dos anos 1970, no entanto, com a revolução verde, desenvolveu-se a técnica da calagem, que é a adição de calcário aos solos para neutralizá-los, além de fornecer componentes minerais, tornando-os mais férteis. Isso então permitiu um maior avanço da fronteira agrícola no país e contribuiu para a redução do bioma Cerrado em menos de 20% de sua composição original.

Portanto, só nesse exemplo, temos a questão da utilização do solo relacionada a fatores históricos, a questões químicas, a tecnologias e a impactos ambientais, servindo como um “prato cheio” para provas como as do Enem, que costumam prezar pela interdisciplinaridade.

Outra forma com que questões sobre uso do solo no Enem costumam aparecer é através de outros tipos de impacto, notadamente a erosão, além das formas de combatê-la. Confira a questão a seguir:

_________________________

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

_________________________

O exercício fornece-nos um texto de um autor bastante conhecido na Geografia Física e que se refere à utilização das técnicas de conservação dos solos. Em seguida, realiza uma pergunta a respeito de qual prática humana ocasiona a existência de processos erosivos em áreas de encostas de cursos d'água, que é o desmatamento (letra E). Afinal, a remoção da vegetação nas proximidades dos rios torna os solos mais propícios a erosões fluviais e pluviais, fazendo com que seja depositada uma grande quantidade de sedimentos no leito dos cursos d'água.

A remoção da vegetação nas proximidades dos rios pode provocar a erosão de suas margens Título: Erosão fluvial

Portanto, para estudar a questão do uso e apropriação dos solos, o candidato deve preparar-se para questões envolvendo as seguintes temáticas:

O solo

Classificação dos solos

Cultivo e conservação dos solos

Exaustão do solo

Os solos brasileiros

Acidez do solo

Processos erosivos

Erosão

Intemperismo

Sedimentação do solo

Terraceamento

Rotação de culturas

Solo e produção agrícola

Diferença entre desertificação e arenização

Arenização no Rio Grande do Sul

Desertificação no Brasil

A compreensão desses temas ajuda-nos a ter uma melhor ideia sobre como devemos utilizar os solos e quais são as causas e consequências ambientais, como os processos erosivos, intempéricos, além do seu total esgotamento.

Por hoje é só, galera! Até a nossa próxima dica de Geografia e bons estudos!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa