Logo Super Vestibular

Uso do solo no Enem

Questões sobre o uso do solo no Enem podem envolver conhecimentos técnicos e questões sociais, econômicas e históricas. Ou tudo isso ao mesmo tempo!

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem
A apropriação e o uso dos solos podem ser um tema presente do Enem

Olá, pessoal! Hoje vamos falar de um tema que adora aparecer em questões ligadas à Geografia e a outras áreas do conhecimento: o uso dos solos.

O ser humano, como sabemos, intervém no meio natural e, através do uso das diferentes técnicas, explora os seus recursos a fim de obter matérias-primas e produtos para consumo. Com isso, podemos concluir que a forma com que utilizamos os solos, principalmente no setor primário da economia (agricultura, pecuária, extrativismo mineral e vegetal), será determinante para a ocorrência ou não de impactos sobre eles.

Assim, as questões relacionadas com o uso do solo no Enem, sob a perspectiva da Geografia, costumam abordar tanto os impactos das atividades antrópicas sobre o meio quanto a espacialidade e as dimensões históricas dessas relações.

Um exemplo: os solos do Cerrado são, em geral, ácidos, com uma grande presença de H+ livres por causa da existência de componentes naturais, como ácidos orgânicos e outros, o que sempre dificultou as práticas agrícolas na região. A partir dos anos 1970, no entanto, com a revolução verde, desenvolveu-se a técnica da calagem, que é a adição de calcário aos solos para neutralizá-los, além de fornecer componentes minerais, tornando-os mais férteis. Isso então permitiu um maior avanço da fronteira agrícola no país e contribuiu para a redução do bioma Cerrado em menos de 20% de sua composição original.

Portanto, só nesse exemplo, temos a questão da utilização do solo relacionada a fatores históricos, a questões químicas, a tecnologias e a impactos ambientais, servindo como um “prato cheio” para provas como as do Enem, que costumam prezar pela interdisciplinaridade.

Outra forma com que questões sobre uso do solo no Enem costumam aparecer é através de outros tipos de impacto, notadamente a erosão, além das formas de combatê-la. Confira a questão a seguir:

_________________________

Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

_________________________

O exercício fornece-nos um texto de um autor bastante conhecido na Geografia Física e que se refere à utilização das técnicas de conservação dos solos. Em seguida, realiza uma pergunta a respeito de qual prática humana ocasiona a existência de processos erosivos em áreas de encostas de cursos d'água, que é o desmatamento (letra E). Afinal, a remoção da vegetação nas proximidades dos rios torna os solos mais propícios a erosões fluviais e pluviais, fazendo com que seja depositada uma grande quantidade de sedimentos no leito dos cursos d'água.

A remoção da vegetação nas proximidades dos rios pode provocar a erosão de suas margens Título: Erosão fluvial

Portanto, para estudar a questão do uso e apropriação dos solos, o candidato deve preparar-se para questões envolvendo as seguintes temáticas:

O solo

Classificação dos solos

Cultivo e conservação dos solos

Exaustão do solo

Os solos brasileiros

Acidez do solo

Processos erosivos

Erosão

Intemperismo

Sedimentação do solo

Terraceamento

Rotação de culturas

Solo e produção agrícola

Diferença entre desertificação e arenização

Arenização no Rio Grande do Sul

Desertificação no Brasil

A compreensão desses temas ajuda-nos a ter uma melhor ideia sobre como devemos utilizar os solos e quais são as causas e consequências ambientais, como os processos erosivos, intempéricos, além do seu total esgotamento.

Por hoje é só, galera! Até a nossa próxima dica de Geografia e bons estudos!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.