Logo Super Vestibular

Termometria no Enem

Para resolver as possíveis questões sobre termometria no Enem, é indispensável uma boa compreensão conceitual sobre esse conteúdo.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
Os termômetros e as escalas termométricas fazem parte dos estudos da calorimetria e são temas que constam no edital do Enem deste ano
Os termômetros e as escalas termométricas fazem parte dos estudos da calorimetria e são temas que constam no edital do Enem deste ano

Hoje o Super Vestibular traz para você algumas dicas sobre um tema fundamental da Física que está no edital do Enem deste ano: a Termometria. A importância desse conteúdo deve-se ao fato de ele ser responsável pelo estudo dos fenômenos térmicos relacionados com a propagação do calor e com os seus efeitos, trazendo a definição de um dos principais conteúdos da Física, que é o calor.

As questões sobre termometria no Enem podem abordar os seguintes assuntos: conceitos de calor e de temperatura, escalas termométricas, transferência de calor, equilíbrio térmico, capacidade calorífica, calor específico, mudanças de fase e condução do calor.

Porém, analisando as provas anteriores, podemos perceber que as questões sobre termometria no Enem abordaram principalmente temas simples, como temperatura, calor e equilíbrio térmico, sendo exigidos apenas alguns cálculos que envolvem a equação fundamental da calorimetria.

Dessa forma, a nossa dica é que você tenha uma boa compreensão conceitual sobre esses conteúdos, o que só pode ser adquirido com muita leitura. Para as questões que envolvem cálculos matemáticos, é importante prestar atenção em alguns aspectos:

  • Conhecer bem as fórmulas físicas que serão utilizadas de acordo com os dados oferecidos pelo problema;

  • Reconhecer as escalas de temperatura utilizadas e saber fazer as conversões entre elas. A mais utilizada é a escala Kelvin, já que é a unidade de temperatura do Sistema Internacional e a que é convencionalmente utilizada nos laboratórios.

  • Identificar as unidades de medida: o calor pode ser medido em Joule ou em Calorias. As constantes da termometria mudam seu valor de acordo com a unidade de medida utilizada. Assim, é importante que você saiba a relação entre elas e como converter uma unidade em outra. Vale destacar que 1 cal = 4,18 J;

Agora que você já conferiu algumas dicas, veja a resolução de questões sobre termometria no Enem que foram retiradas de provas anteriores e saiba como o tema costuma ser abordado nas provas:

Questão 46 - caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2010.

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.

b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.

c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.

d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Resolução

Os conceitos corriqueiros mostram-se limitados para explicar o motivo de a temperatura da água ficar contaste enquanto ela entra em ebulição. Isso acontece porque, de acordo com o exemplo fornecido pelo enunciado da questão, se continuamos fornecendo calor a um corpo, o natural é que ele continue aumentando sua temperatura, e não é o que acontece durante as mudanças de fase, quando as temperaturas permanecem constantes mesmo se o corpo estiver recebendo calor.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Questão 60 – caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias de 2013.

Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente.

Esquema que representa duas garrafas sendo aquecidas por uma lâmpada incandescente
Esquema que representa duas garrafas sendo aquecidas por uma lâmpada incandescente

A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi

a) igual no aquecimento e igual no resfriamento.

b) maior no aquecimento e igual no resfriamento.

c) menor no aquecimento e igual no resfriamento.

d) maior no aquecimento e menor no resfriamento.

e) maior no aquecimento e maior no resfriamento.

Resolução

As cores das garrafas determinam a sua capacidade de absorver energia, que, nesse caso, é o calor. A cor branca reflete praticamente todo o calor que recebe, absorvendo pouco calor. Já a cor preta absorve a maior parte da energia que recebe.

Sendo assim, enquanto a luz permanecer acesa, a garrafa preta absorverá mais calor e aumentará mais a sua temperatura em comparação à garrafa branca.

Quando a lâmpada é desligada, a garrafa preta, que estava mais aquecida, emite mais calor do que a garrafa branca. Portanto, também varia mais a sua temperatura.

Resumindo: a variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, será maior no aquecimento e maior no resfriamento, conforme a Alternativa E.

Para saber mais sobre a relação entre as cores e o calor, leia os nossos artigos: “A cor do calor" e “Qual é a melhor roupa para usar no calor?”. Confira também mais curiosidades e aplicações na nossa seção sobre Termologia.

Bons estudos!!!

Veja também

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

Unicamp disponibiliza 4ª chamada do Vestibular 2020
Conforme o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados devem fazer a matrícula de forma presencial no dia 02 de março, das 09h às 15h, nos campi de oferta dos cursos.

UEMG solta resultado do Vestibular 2020 via Enem
A seleção foi realizada exclusivamente pelas notas do Enem das edições de 2017 a 2019.

Confira resultado do Vestibular 2020 da UECE
Foram ofertadas 2.534 vagas, das quais 1.268 são para os cursos de Fortaleza e 1.266 vagas são para os cursos das unidades do interior

Acesse resultado do Vestibular 2020 da Uneb
Seleção ofertou, no total, 6.321 vagas, sendo 4.021 para cursos presenciais e 2.300 para cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD)

UFRR divulga resultado do Vestibular 2020
Processo seletivo ofereceu 806 vagas no Vestibular 2019, das quais 466 são para os cotistas de escolas públicas

Unemat está com inscrições abertas para a seleção 2020 via Enem
Elas serão recebidas presencialmente, na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado

Pré-vestibular 2020 da Unioeste (PR) está com inscrições abertas
Aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h40, no Campus Cascavel

Confira a 1ª repescagem do Prosel 2020 da UEPA
Processo seletivo ofereceu 3.616 vagas, sendo 1.532 para Belém e 2.044 para o interior

Unesp libera resultado do Vestibular 2020 via Enem
Aprovados para as mais de 160 vagas devem fazer matrículas virtuais de hoje até as 18h de amanhã (20)

UESB publica resultado do Vestibular 2020
A Universidade informou que o edital de matrículas será disponibilizado posteriormente.