Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU (Sistema de Seleção Unificada)

SiSU (Sistema de Seleção Unificada)

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa desenvolvido pelo MEC que reúne as vagas para graduação em instituições de ensino públicas de todo o Brasil.

Publicado por Tiago Vechi
Pessoa pesquisando sobre SiSU (Sistema de Seleção Unificada) no celular e no computador.
O SiSU é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior públicas no Brasil.[1]

O SiSU é o Sistema de Seleção Unificada desenvolvido pelo MEC para indexar e classificar as notas dos participantes da última edição do Enem. Dessa maneira, ele determina quem fica dentro e quem fica fora do número de vagas disponíveis para cada curso. Foi criado, em 2010, pelo Ministério da Educação. A inscrição é feita por uma conta no gov.br, criada com base no CPF do candidato.

A partir de 2024, o SiSU acontecerá apenas uma vez por ano. No período de inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, sendo possível alterá-las até o último dia sem prejuízos de classificação.

Para participar do SiSU, é necessário ter feito a última edição do Enem. Não há nota mínima para se inscrever, apenas a redação não pode ser zerada, entretanto, pode haver notas mínimas estabelecidas para concorrer a cursos específicos.

As notas de corte no SiSU são os resultados das últimas pessoas que conseguiram a classificação em cada curso. Só é possível determiná-las após o encerramento das inscrições no SiSU, mas você pode conferir os números dos anos anteriores.

O SiSU se diferencia do ProUni e do Fies, pois dá acesso às instituições públicas, enquanto os outros dois trabalham com possibilidades de apoio a estudantes de instituições privadas. A edição de 2024 tem mudanças no índice de cotas e na quantidade de vezes que o SiSU acontecerá no ano.

Leia também: Afinal, o que é o Enem?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o SiSU

  • O SiSU é a principal porta de entrada para instituições de ensino superior públicas no Brasil.

  • Todas as pessoas que fizeram a última edição do Enem podem se inscrever no SiSU.

  • A inscrição é feita na conta gov.br do candidato, seguindo um passo a passo dentro do sistema.

  • Você pode escolher duas opções de curso, caso não passe na primeira, pode ser convocado na segunda.

  • Quem for aprovado na lista de espera, deve acompanhar o site próprio das instituições de ensino.

  • Há cursos para todas as áreas de conhecimento e distribuídos por todo o Brasil.

  • As inscrições abrem no dia 22 de janeiro e encerram dia 25 de janeiro.

  • Você pode usar um simulador para ter uma expectativa da sua nota, mas não é possível calculá-la com exatidão e antecedência.

  • São mais de 200 mil vagas distribuídas pelo Brasil.

  • O SiSU, em si, não define nota mínima para participação, apenas a redação não pode ser zerada, mas há nota de corte exigida na aprovação.

  • O SiSU, o ProUni e o Fies têm funcionamentos diferentes. O SiSU é o único que dá acesso às instituições públicas.

  • O SiSU de 2024 traz mudanças na política de cotas e na quantidade de edições por ano.

O que é o SiSU?

SiSU é o Sistema de Seleção Unificada gerido pelo MEC para administrar o ingresso nas instituições de ensino superior públicas. Nele, os participantes do Enem utilizam suas notas da prova para cursar graduações de forma gratuita em universidades e institutos públicos.

Esse sistema funciona para organizar e classificar todos os participantes da última edição do Enem conforme suas opções de curso e suas notas. Para se candidatar, os candidatos não podem ter tirado zero na prova de redação. O SiSU foi criado pelo Ministério de Educação (MEC) em 2010.

Funcionamento do SiSU

O funcionamento do SiSU é voltado para classificar os participantes do Enem dentro das suas respectivas escolhas de curso, sendo possível se candidatar para instituições de ensino públicas em diversos cursos.

Os alunos também podem se inscrever em universidades e instituições de ensino fora do Brasil. Atualmente, há dezenas de instituições portuguesas que têm convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A inscrição do SiSU deve ser feita por meio da conta gov.br. É preciso seguir um passo a passo para realizar a inscrição, assim como é necessário o monitoramento dos resultados parciais.

Devem ser escolhidas duas opções de curso, a primeira será prioritária. Há opções de graduação em todos os graus (bacharelado, licenciatura, tecnológico e ABI) e em todas as áreas do conhecimento.

Quais são as regras do SiSU?

Quem pode participar do SiSU 2024?

Podem participar do SiSU todas as pessoas que fizeram o Enem, com exceção de participantes que tenham zerado a redação e treineiros. Sendo assim, no ato da inscrição, os participantes do Enem 2023 definirão duas opções no SiSU 2024. Baseado nessas escolhas, o sistema classifica os interessados conforme as notas e os pesos estabelecidos.

Há instituições participantes do SiSU que adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em seus cursos. Ainda assim, se o resultado do participante não for bom o suficiente para concorrer a um curso que exija notas ou médias mínimas, ele será notificado pelo sistema.

Nota mínima para entrar no SiSU 2024

Não há nota mínima para ingressar pelo SiSU, só não pode zerar a prova de redação. Entretanto, é preciso ficar de olho nas notas de corte dos cursos, pois elas podem variar repentinamente. As notas mínimas das provas do Enem são apenas os menores resultados alcançados nos testes, não são definidas previamente.

O que pode acontecer é a instituição de ensino superior definir uma nota (ou média) mínima para o ingresso em seus cursos. Contudo, isso não valerá como uma determinação geral, e sim apenas para aquela instituição em específico.

Por exemplo, para disputar uma vaga em Ciências da Computação na Unicamp, em 2024, é preciso alcançar, no mínimo, estes resultados:

LC = 550, MT = 600, CN = 550, CH = 500, RED = 500

Importante: Alcançar a nota mínima não garante aprovação, apenas gera permissão para concorrer a uma vaga.

Primeira e segunda opções do SiSU

Quando a inscrição no SiSU é feita, são indicadas duas opções de curso. A diferença entre a primeira e a segunda opção do SiSU é que a segunda opção só será considerada em caso de não aprovação na primeira opção. Então tenha atenção na hora de decidir e acompanhe as notas de corte, pois as médias necessárias para ser aprovado podem mudar de um dia para o outro.

Documentos no SiSU

Os documentos necessários para matrícula dos selecionados no SiSU 2024 serão estabelecidos em edital próprio da instituição de ensino superior. Entretanto, é sempre bom ter essa lista de documentos para o SiSU em mãos:

  • identidade (ou carteira de motorista/trabalho);

  • comprovante de quitação eleitoral;

  • certificado de dispensa (sexo masculino maior de 18 anos);

  • comprovante de conclusão de ensino médio;

  • histórico escolar.

Para alunos que ingressarão pela política de cotas, é necessário comprovar o seu pertencimento às categorias estabelecidas a fim de ter direito às vagas reservadas. Nesse caso, confira na instituição que deseja ingressar quais etapas serão exigidas.

Nota de corte no SiSU

Nota de corte é a menor nota necessária para que o candidato seja aprovado na modalidade escolhida de determinado curso. Ela é definida apenas no último dia do SiSU, ou seja, não é a instituição que estabelece um desempenho mínimo na prova do Enem. São os próprios participantes aprovados os responsáveis pelo estabelecimento da nota de corte em determinado curso.

Por exemplo, para ingressar em Direito (diurno) na categoria de ampla concorrência na UFC, em 2023, a nota de corte foi 683 na lista de espera e 766 na chamada regular. Contudo, não havia nota mínima determinada. Dessa forma, um aluno que tirou 670, por exemplo, poderia concorrer, mas não seria convocado. Se a nota mínima fosse 683, esse participante não entraria na disputa pela vaga. Diferentemente de nota mínima, quando se alcança a nota de corte, o participante está aprovado para entrar no curso de graduação.

Como se inscrever no SiSU?

As inscrições do SiSU começarão no dia 22 de janeiro e irão até o dia 25 do mesmo mês. Em 2024, o SiSU acontecerá em apenas uma etapa, realizada no 1º semestre. Para fazer a inscrição, é preciso realizar este passo a passo divulgado no site do Ministério da Educação:

1º passo

Para se inscrever, vá até a página do SiSU e clique em “Fazer inscrição”, depois acesse ou crie sua conta gov.br.

Uma lupa amplia as informações do 1 º passo da inscrição no SiSU.
1º passo da inscrição no SiSU.[2]

2º passo

Confirme seus dados de contato antes das próximas etapas. Você pode alterá-los posteriormente na barra superior.

Uma lupa amplia as informações do 2 º passo da inscrição no SiSU.
2º passo da inscrição no SiSU.[3]

3º passo

Nesta tela, você acompanhará o seu processo de inscrição. Clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”:

Uma lupa amplia as informações do 3º passo da inscrição no SiSU.
3º passo da inscrição no SiSU.[4]

4º passo

Após isso, pesquise os cursos por nome, município ou instituição.

Uma lupa amplia as informações do 4º passo da inscrição no SiSU.
4º passo da inscrição no SiSU.[5]

5º passo

Colete informações sobre os cursos e vagas disponíveis.

Uma lupa amplia as informações do 5º passo da inscrição no SiSU.
5º passo da inscrição no SiSU.[6]

6º passo

Escolha a modalidade de concorrência — ampla concorrência ou algum tipo de reserva de vagas — em que você vai participar.

Uma lupa amplia as informações do 6º passo da inscrição no SiSU.
6º passo da inscrição no SiSU.[7]

7º passo

Confira todos os dados fornecidos e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Uma lupa amplia as informações do 7º passo da inscrição no SiSU.
7º passo da inscrição no SiSU.[8]

8º passo

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

Uma lupa amplia as informações do 8º passo da inscrição no SiSU.
8º passo da inscrição no SiSU.[9]

9º passo

Em “Classificação parcial”, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Uma lupa amplia as informações do 9º passo da inscrição no SiSU.
9º passo da inscrição no SiSU.[10]

Calendário do SiSU 2024

Confira as datas do SiSU 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro

  • Resultado: 30 de janeiro

  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

O edital do SiSU 2024 pode ser consultado aqui.

Inscrições para o SiSU 2024

As inscrições para o SiSU 2024 abrirão no dia 22 de janeiro e encerrarão no dia 25 de janeiro.

Resultado do SiSU 2024

O resultado do Sisu será divulgado no dia 30 de janeiro.

Como saber se passei no SiSU?

Há três formas de se conferir o resultado do SiSU, são elas:

  1. Por meio do “Boletim do candidato”, na página do SiSU (https://sisualuno.mec.gov.br/).

  2. Nos sites das instituições participantes.

  3. Pelo telefone 0800 616161.

Como ver o resultado da segunda chamada do SiSU?

No SiSU, não há segunda chamada, o que existe é a lista de espera. Nela, os participantes manifestam seu interesse em concorrer a vagas não ocupadas no primeiro momento. Os aprovados na lista de espera serão divulgados pela própria instituição de ensino em seus canais oficiais. Dessa forma, é necessário acompanhar as publicações da universidade ou do instituto para o qual você concorre.

Importante: Só é possível permanecer na lista de espera de um curso.

Lista de espera do SiSU

Se você quiser participar da lista de espera no SiSU, é preciso seguir as seguintes etapas:

  1. Decida se você participará da lista de espera do SiSU na 1ª ou na 2ª opção de curso. Atenção ao cronograma do SiSU para saber quando abre o período de manifestação para a lista de espera.

  2. Quando chegar a data de manifestação para lista de espera do SiSU, selecione seu curso e clique no botão de confirmação. Certifique-se de que sua manifestação foi concluída. De acordo com o MEC, ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

  3. Os resultados da lista de espera serão divulgados pelas instituições participantes. Dessa forma, acompanhe os resultados pelos sites oficiais das universidades e dos institutos.

Cotas no SiSU

Há vagas de cotas no SiSU, e essa determinação vem da  Lei nº 12.711/2012, que reserva 50% das vagas nas instituições de ensino superior para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas para alunos da rede pública, há outras subcategorias com direito à reserva de vagas. No momento da inscrição, as pessoas que têm direito de participação na política de cotas devem escolher a categoria com a qual se identificam.

Há, ainda, a possibilidade das instituições de ensino superior terem políticas afirmativas próprias. Os grupos com direito à reserva de vagas são:

  • alunos de escolas públicas;

  • pessoas de baixa renda;

  • estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;

  • pessoas com deficiência.

  • quilombolas

Notas do Enem no SiSU

A nota do Enem é automaticamente recuperada pelo SiSU quando o candidato efetua o login no sistema. Depois, ela é ranqueada conforme a escolha do candidato.

As instituições de ensino que participam do SiSU têm a prerrogativa de aplicar pesos distintos para cada tipo de prova do Enem. Ao se inscrever em um curso que adota pesos diferentes conforme determinação da instituição, o sistema realiza o cálculo, seguindo as especificações da instituição, e gera uma nova nota, apresentada ao candidato.

A pontuação do candidato pode variar segundo os critérios estabelecidos pela instituição de ensino para cada opção de curso. Isso porque as instituições participantes do SiSU podem atribuir diferentes pesos às provas do Enem, além de conceder bônus para candidatos que atendam a condições específicas, como residir na mesma região da instituição.

A nota do mesmo candidato pode divergir com base na modalidade de concorrência escolhida para determinado curso. Se a instituição de ensino adotar um bônus como parte de uma política afirmativa, ele será acrescentado à nota do candidato que se enquadre no perfil definido pela política institucional. Assim, ao optar por concorrer pela modalidade de ação afirmativa com bônus, a nota do candidato será distinta daquela utilizada para concorrer pela modalidade de ampla concorrência.

Como simular a nota para o SiSU?

A nota para o SiSU pode ser simulada por simuladores de média do Enem, basta saber os pesos utilizados pela universidade. No entanto, não é possível determinar com precisão a nota das provas com base no número de acertos no teste.

Isso acontece devido ao método de correção do Inep, o TRI. Esse método leva em consideração a resposta de outros candidatos e seus desempenhos para determinar o resultado individual, ou seja, num ano, 30 acertos podem resultar numa nota, mas, no ano seguinte, representar um resultado completamente diferente. Ainda assim, é possível ter uma estimativa da nota olhando as tabelas do ano anterior.

Importante: Não é apenas a quantidade de acertos que determina a nota, também são levadas em consideração a dificuldade dos itens e a coerência das respostas.

Calcule a média do Enem clicando aqui.

Vagas no SiSU

Há vagas no SiSU para cursos de todas as áreas do conhecimento e nas mais variadas disponibilidades de horário. Veja, na lista a seguir, quais foram os cursos mais concorridos do SiSU em 2022/1:

  • Medicina - 919,70 - Unifap

  • Engenharia de Computação - 874,61 - IFCE

  • Direito - 870 - Unifap

  • Ciência da Computação - 843,11 - IFCE

  • Engenharia Civil - 840.49 - IFCE

  • Enfermagem - 832,66 - Unifap

  • Engenharia Mecatrônica - 830,48 - IFCE

  • Psicologia - 826,61 - Unifesspa

  • Relações Internacionais - 826,04 - USP

  • Engenharia Aeronáutica - 821,52 - USP

Confira também os cursos com mais vagas em 2023/2:

  • Pedagogia (2.011 vagas)

  • Administração (1.697)

  • Ciências Biológicas (1.543)

  • Direito (1.485)

  • Matemática (1.429)

  • Química (1.380)

  • Medicina (1.343)

  • Física (1.311)

  • Engenharia Elétrica (1.248)

  • Engenharia Civil (1.222)

Quais são as instituições participantes do SiSU 2024?

Há instituições participantes em quase todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Confira a maioria das instituições participantes do Enem 2023, por região, nos mapas a seguir.

Instituições da Região Nordeste participantes do SiSU 2024

Mapa do Brasil seguido da listagem das instituições da Região Nordeste participantes do SiSU 2024.

Instituições da Região Sudeste participantes do SiSU 2024

Mapa do Brasil seguido da listagem das instituições da Região Sudeste participantes do SiSU 2024.

Instituições da Região Norte participantes do SiSU 2024

Mapa do Brasil seguido da listagem das instituições da Região Norte participantes do SiSU 2024.

Instituições da Região Centro-Oeste participantes do SiSU 2024

Mapa do Brasil seguido da listagem das instituições da Região Centro-Oeste participantes do SiSU 2024.

Instituições da Região Sul participantes do SiSU 2024

Mapa do Brasil seguido da listagem das instituições da Região Sul participantes do SiSU 2024.

Quais os cursos oferecidos pelo SiSU?

Os cursos disponíveis no SiSU abrangem todas as áreas do conhecimento, como humanas, exatas e biológicas. Em relação ao grau, também abrangem todas as opções: bacharelado, licenciatura, tecnológico e ABI. Veja a definição dessas categorias de acordo com MEC:

  • Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural com o grau de bacharel.

  • Licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica com o grau de licenciado.

  • Tecnológico: curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.

  • Área Básica de Ingresso: situação em que uma única “entrada” possibilita ao estudante, após a conclusão de um conjunto básico de disciplinas (denominado “ciclo básico” por algumas instituições de educação superior), a escolha de uma entre duas ou mais formações acadêmicas. É comum em cursos cuja entrada é única para licenciatura ou bacharelado (História, Física, Geografia etc.) ou em cursos (como o de Letras) que disponham de várias formações acadêmicas.

No SiSU 2024, no total, são 127 instituições que disponibilizam mais de 260 mil vagas, tanto na modalidade presencial como à distância.

SiSU 2024

As inscrições para o SiSU 2024 serão de 22 a 25 de janeiro. Os candidatos serão selecionados pelas notas do Enem 2023.

O resultado do SiSU 2024 será divulgado no dia 30 de janeiro. As matrículas serão de 1º a 7 de fevereiro e a documentação varia de acordo com cada universidade participante.

A partir desta edição, o SiSU somente ocorrerá uma vez ano. Até 2023, havia uma edição a cada semestre. Confira como serão as regras para as vagas a partir de agora:

  • As vagas serão preenchidas pelas instituições exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, baseada nas notas obtidas no Enem 2023.

  • O candidato não poderá escolher em qual semestre ingressará, pois isso dependerá da sua classificação no curso pretendido, mas concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição.

  • Todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Vagas no SiSU 2024

Veja o mapa do Brasil com a porcentagem de vagas definida para cada região do país:

Mapa do Brasil mostrando a quantidade de vagas no SiSU 2024 de acordo com as regiões do Brasil.

Mudanças na Lei de Cotas no SiSU 2024

A nova Lei de Cotas determina que todos os candidatos inscritos nessa modalidade no SiSU serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam aprovados, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas conforme seus perfis.

Para saber mais detalhes sobre o SiSU 2024, clique aqui.

Qual a diferença entre SiSU e ProUni?

Os dois programas são iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior; mas cada um trabalha em uma perspectiva diferente. Veja:

  • SiSU (Sistema de Seleção Unificada): compila e organiza os desempenhos dos candidatos do Enem para classificá-los e determinar quem entra nos cursos de graduação em instituições públicas de ensino (que não exigem mensalidade).

  • ProUni (Programa Universidade para todos): disponibiliza bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. Para ter acesso às bolsas integrais, é preciso ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda pode chegar até três salários mínimos. Além dos requisitos de renda, é preciso atender a, pelo menos, um destes critérios:

    • ter cursado:

      • o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

      • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

      • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

      • o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e

      • o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

    • ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e

    • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e Pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Para saber mais sobre o ProUni, clique aqui.

Qual a diferença entre SiSU e Fies?

Os dois programas são iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior; mas cada um trabalha com uma perspectiva diferente. Veja:

  • SiSU (Sistema de Seleção Unificada): organiza e classifica o desempenho de todos os participantes da última edição do Enem conforme as opções de curso por eles definidas e suas notas a fim de determinar quem entra nos cursos de graduação em instituições públicas de ensino (que não exigem mensalidade).

  • Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior): fornece financiamentos para instituições particulares de ensino. Os empréstimos são adaptados à renda dos participantes, podendo chegar até ao juro zero. Diferentemente dos outros programas, o público-alvo do Fies são alunos que já cursam ensino superior em universidades não gratuitas. Para se ter direito a essa modalidade de financiamento estudantil, é preciso atender aos seguintes critérios:

    • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições; ter obtido média aritmética das notas nas 5 (cinco) provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na prova de redação superior a 0 (zero); e não ter participado no referido exame como “treineiro”;
    • ter renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos; e

    • ter matrícula ativa no curso/turno/local de oferta/IES para o qual optar por se inscrever, devendo obrigatoriamente estar em situação de “cursando” no momento da inscrição.

Para saber mais sobre o Fies, clique aqui.

Créditos de imagem

[1]rafapress / Shutterstock

[2]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[3]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[4]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[5]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[6]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[7]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[8]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[9]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

[10]SiSU / Ministério da Educação (reprodução)

Fontes

BRASIL. Busca avançada. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - Ministério da Educação. Diponível em: https://acessounico.mec.gov.br/busca.

BRASIL. SiSU: Como se inscrever? Disponível em: https://sisu.mec.gov.br/#/como-se-inscrever.

BRASIL. Dúvidas sobre o SiSU. Portal Único de Acesso ao Ensino Superior - Ministério da Educação. Disponível em: https://acessounico.mec.gov.br/sisu/duvidas. 

Assista às nossas videoaulas

Como se inscrever no SiSU
Estudantes que fizeram o último Enem e não zeraram a redação podem fazer a inscrição no SiSU leia mais >
Cotas no SiSU
Essas vagas são reservadas a estudantes da rede pública, pessoas de baixa renda, negros, entre outros grupos
Lista de Espera do Sisu
Para participar da Lista de Espera do Sisu, estudante não selecionado na chamada regular deve manifestar interesse no sistema do SiSU
Não passei no SiSU. E agora?
Não passei no SiSU. Como fazer agora? Mesmo o estudante não sendo aprovado no Sistema para o ingresso no ensino superior, há outros programas sociais que permitem o seu acesso.

Artigos em SiSU (Sistema de Seleção Unificada)

Notas de corte do SiSU
Atualizada diariamente, a nota de corte do SiSU indica a classificação preliminar dos cursos em cada modalidade de concorrência.
O que está por trás do resultado do Sisu?
Além de selecionar candidatos melhores classificados, Sisu estabelece critérios para convocação, desempate e matrícula.
Posso me inscrever no ProUni e SiSU ao mesmo tempo?
Muitos estudantes possuem dúvidas sobre se é permitido se inscrever ao mesmo tempo no Prouni e no Sisu.
Qual a diferença entre SiSU, Prouni e Fies?
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior.
Saiba quais cursos não são oferecidos no SiSU
Entre eles, estão carreiras que exigem habilidades específicas
SiSU 2019
Estudantes que fizeram o Enem 2018 podem usar as notas para participar das duas edições do SiSU 2019.
SiSU 2023
Estudantes que fizeram o Enem 2022 podem usar as notas para participar das duas edições do SiSU 2023
SiSU 2024
O SiSU 2024 oferece 264.254 vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior