SiSU 2019

O SiSU 2019 já está com o seu cronograma definido e as inscrições terão início no mês de janeiro.

Publicado por Érica Caetano em SiSU

Compartilhe

Entenda o que é e como funciona o SiSU 2019
Entenda o que é e como funciona o SiSU 2019

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um sistema de reserva de vagas no qual as instituições públicas de Ensino Superior ofertam vagas para candidatos que tenham participado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). 

No SiSU 2019, que já está com o cronograma definido, a oferta será de 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país. Aqueles candidatos que obtenham as melhores classificações são selecionados, conforme suas notas no Enem e a modalidade de concorrência.

Para participar do SiSU 2019 é necessário que o estudante tenha realizado a última edição do Enem, obtendo nota superior a zero na redação. A inscrição é gratuita e feita pela internet na página do SiSU. Nesta edição, elas serão recebidas de 22 e 25 de janeiro de 2019. 

Como se inscrever no SiSU 2019?

O SiSU 2019 possui uma única etapa de inscrição. O candidato escolhe suas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa e opta também se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.).

Entenda como funciona a de Lei de Cotas!

Durante a inscrição do SiSU 2019, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as suas opções de instituição, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. 

Até o fim do prazo, os estudantes podem alterar as opções informadas, quantas vezes achar  necessária, bem como cancelar a inscrição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Finalizado o período de inscrições, é feita então a seleção dos candidatos que obtiveram melhor classificação dentro do número de vagas ofertadas. 

Resultado do SiSU 2019

O resultado final da seleção do Sistema é disponibilizado por meio do Boletim de Desempenho ou por meio da chamada regular que o SiSU 2019 realiza. A previsão é de que a chamada regular seja publicada no dia 28 de janeiro. Os convocados deverão comparecer às instituições entre os dias 30 de janeiro e 04 fevereiro, para matrícula.

Lista de espera SiSU 2019

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de vagas poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU 2019 entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro. Neste caso, os estudantes deverão indicar uma das duas opções escolhidas no momento da inscrição.

Mudança no SiSU 2019

Até a última edição do Sistema, os candidatos selecionados para o curso de segunda opção poderiam manifestar interesse por vaga na primeira opção, mesmo já tendo efetuado matrícula. A partir de 2019, quem for aprovado em curso de segunda opção não poderá mais participar da lista de espera.

O SiSU possui dois processos seletivos por ano, sendo um no início do primeiro semestre e outro no início do segundo semestre.

Mais informações sobre o SiSU 2019 podem ser buscadas no site do Sistema.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.