Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Como é corrigida a prova do Enem

Como é corrigida a prova do Enem

Provas objetivas e a redação do Enem são corrigidas com métodos diferentes.

Publicado por Wanja Borges

Provas Objetivas

Com a finalidade de permitir a comparabilidade dos resultados e a aplicação do Exame várias vezes ao ano, se desejável, o Exame Nacional do Ensino Médio utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como critério de avaliação de suas provas objetivas. Considerada uma escala padrão de conhecimento, a TRI tem como foco o item, e não o teste como um todo, para medir a proficiência de estudantes do Ensino Médio. 

Nesse sistema de avaliação, os candidatos são submetidos a uma série de questões que avaliam os parâmetros de discriminação, dificuldade e controle do acerto casual, ou seja, quanto maior a proficiência do candidato, maior sua probabilidade de acerto. Na TRI, estudantes com conhecimentos diferentes têm respostas e probabilidades de acerto distintas, já que o padrão de respostas do aluno, além do número de acertos, são levados em conta.

Entenda como calcular a nota do Enem

Na prática, o sistema de avaliação é utilizado para dificultar a possibilidade de estudantes que “chutam” e de estudantes que têm domínio do conteúdo serem avaliados com a mesma nota. Recebe maior média quem apresentar respostas aos itens de forma mais coerente com o critério que está sendo avaliado, ou seja, a média depende da dificuldade das questões que se erra e se acerta e da consistência das respostas. 

Resumindo, é na elaboração das provas que o Ministério da Educação define as competências e habilidades que serão exigidas dos estudantes. Por isso, não há predefinição das notas mínimas e máximas da prova objetiva do Exame, já que cada questão de conhecimento tem um limite de escala conforme sua dificuldade. Já para utilização do Enem como critério de ingresso no nível superior, fica a critério de cada instituição definir o peso das questões.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Redação

A prova de redação é corrigida, pelo menos, por dois professores, seguindo os seguintes critérios: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento na elaboração do texto; defesa dos pontos de vista e argumentos; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação e elaboração da proposta de intervenção.

Nesse sentido, uma nota de 0 a 200 pontos, para cada uma das competências, é atribuída por cada avaliador, totalizando 1000 pontos. A nota final da redação do candidato será a média aritmética das notas concedidas pelos dois professores. Redações que fugirem ao tema, não obedecerem à estrutura dissertativo-argumentativa, tiverem até sete linhas e/ou desenhos, desrespeitar os direitos humanos e/ou, ainda, não forem transcritas para a folha de redação oficial serão atribuídas nota zero. O título continua sendo um elemento opcional ao candidato. 

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.