Logo Super Vestibular

Redação no Enem: critérios de avaliação

A redação no Enem quer conhecer a capacidade do candidato de ler e redigir criticamente, propondo intervenções, seguindo o padrão do texto argumentativo e a norma culta.

Publicado por Mayra Gabriella de Rezende Pavan
A redação no Enem é uma ferramenta importante na luta por uma vaga na universidade, por isso, as dicas de redação são muito valiosas
A redação no Enem é uma ferramenta importante na luta por uma vaga na universidade, por isso, as dicas de redação são muito valiosas

A leitura é uma importante ferramenta para a redação, pois é a primeira parte da prova, já que é a partir do entendimento dos textos motivadores que o tema será estabelecido e a redação poderá ser redigida.

O candidato deve estar apto a ler tanto na linguagem verbal quanto na não verbal, além disso, deve conhecer as características dos gêneros textuais para que consiga entender a essência dos textos. É importante destacar que o leitor competente não é aquele que consegue ler as linhas (o que está dito), mas principalmente é aquele que consegue ler o que não foi dito, o que está nas pausas, na pontuação, nas entrelinhas. 

 A redação do Enem busca avaliar cinco competências dos candidatos, acompanhe:

1 - Domínio da norma padrão

O candidato deve demonstrar conhecimento das características da língua escrita, bem como da norma culta.  Logo, a sintaxe de concordância (verbal e nominal), de regência (verbal e nominal) e de colocação pronominal deve ser respeitada, não se esquecendo da importância da pontuação para a construção de enunciados coerentes. Os aspectos ortográficos também devem ser considerados, lembrando-se de que, além do erro, também será analisado a recorrência (frequência) desse erro e o tipo ou a gravidade do erro cometido.

2 - Compreensão da proposta de redação

Para compreender a proposta, é importante que o candidato aplique seus conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, por exemplo, se um texto da prova em geral apresentar um gráfico, ele deverá aplicar, além da interpretação, o conhecimento de matemática ou de física. Se fala sobre o desmatamento, ele deverá aplicar conhecimentos de biologia, geografia, por exemplo; se há um texto em linguagem não verbal, além de acionar seus conhecimentos linguísticos, dependendo do que a imagem propõe, deverá demonstrar conhecimento na área de artes também, por isso, quanto maior for o conhecimento de mundo do candidato (conhecimentos adquiridos na escola e na vida), maior será sua capacidade de leitura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 - Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar:

Nesse item, busca-se a capacidade do candidato de defender um ponto de vista. O Enem exige que o candidato redija um texto dissertativo-argumentativo, portanto, além dos conhecimentos específicos dessa estrutura textual, o candidato deverá, a partir dos fatos, das opiniões e dos argumentos apresentados, interpretar, relacionar, selecionar e organizar o que foi apresentado pelos textos motivadores, sem, no entanto, fazer cópia deles.

4 - Conhecimento da estrutura do texto argumentativo:

O texto argumentativo, além de ser escrito em linguagem formal e culta, deve seguir uma estrutura própria, logo, deverão ser apresentados argumentos usados para defender o ponto de vista, os contra-argumentos, os exemplos que servem para embasar o texto etc. Em geral, apresenta-se dividido em introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º, 3º e 4º) e conclusão (5º parágrafo).  Conhecer a estrutura do texto pedido é extremamente importante para não correr o risco de inserir receitas de miojo, hinos de futebol etc.

5 - Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado:

O Enem procura leitores críticos e cidadãos conscientes, portanto, é fundamental que sejam apresentadas propostas que interfiram positivamente na vida da população, entretanto, não é permitido a elaboração de propostas que desrespeitem os valores humanos ou a diversidade social e cultural da população.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Pré-Enem 2020 gratuito em Campina Grande (PB) está com inscrições abertas
Interessados nas 80 vagas devem fazer o cadastro pessoalmente na sede do cursinho, no bairro Catolé

Locais de prova do Vestibular EaD 2020 da UFS já podem ser acessados
Os inscritos deverão acessar e imprimir o cartão de identificação para apresentá-lo no dia das provas.

UFT solta resultado dos pedidos de isenção do Vestibular 2020/2
Inscrições para processo seletivo da Universidade Federal do Tocantins poderão ser feitas a partir de março

UFT oferta 148 vagas remanescentes do Vestibular 2020/1 via Enem
As inscrições são gratuitas e vão até 03 de março. Para participar é preciso utilizar o desempenho das edições de 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

UEMA solta 2ª chamada de excedentes do PAES 2020
Selecionados deverão realizar matrículas de 2 a 5 de março, das 09h às 12h e das 14h às 17h30

UnB publica 2ª chamada do Vestibular 2020/1 via Enem
Os candidatos aprovaodos deverão se matricular entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, das 09h às 18h

Resultado do Fies 2020/1 está disponível
Quem não foi selecionado na chamada única do Fies Juro Zero poderão participar da lista de espera de 28 a 31 de março. 

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.