1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Linguagens e Redação para o Enem
  5. Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Redação do Enem: Em busca da nota 1.000 na redação do Enem

Para alcançar a nota 1.000 na redação do Enem, o candidato precisa seguir algumas dicas que são essenciais na elaboração de uma dissertação-argumentativa.

Publicado por Luana Castro Alves Perez em Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Compartilhe

Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem
Manter-se informado e ler bastante são algumas das dicas para quem quer alcançar a tão sonhada nota mil na redação do Enem

Se você é daqueles candidatos que não se contentam com pouco e estão sempre em busca da perfeição quando o assunto é a escrita, este texto é para você. Nós sabemos que redigir um texto perfeito, digno de nota máxima, não é tarefa fácil, mas existem algumas dicas importantes que vão deixar você mais perto de uma pontuação invejável na redação do Enem.

Para dar a você uma dimensão do desafio, um dado interessante: dos mais de cinco milhões de textos corrigidos no Enem 2013, apenas 481 redações receberam a pontuação máxima. Alcançar a nota 1.000 deixa qualquer aluno envaidecido, mas também deixa o candidato bem pertinho da tão sonhada vaga, já que a redação corresponde a 20% do valor total da prova. Acompanhe o passo a passo para a conquista da redação perfeita e bons estudos!

1- Em primeiro lugar... domine a estrutura da dissertação-argumentativa: Você certamente sabe que é esse o tipo de texto cobrado na redação do Enem, portanto, é imprescindível que você conheça todos os seus aspectos. Na dissertação-argumentativa, o candidato expõe uma tese em dois ou três parágrafos argumentativos, que levarão à conclusão no último parágrafo, no qual você apresentará sua proposta de intervenção, característica da redação do Enem.

2- Ler é a maior motivação para quem quer escrever: Quem não se sente encorajado, depois de uma boa leitura, a aventurar-se no universo da escrita? Ler é uma incrível fonte de inspiração, nada nos ensina mais do que o contato com os diferentes tipos de textos. Não vale ficar preso apenas a um tipo de leitura, pois conhecer os diferentes gêneros auxilia não só na redação, mas também na prova de Linguagens e códigos.

3- Não subestime a importância dos textos motivadores: Você vai encontrar, na redação do Enem, quatro textos motivadores que fornecerão elementos para que você escreva seu texto. Eles estão lá para te motivar e para te informar sobre determinado assunto, ainda que você não tenha conhecimento prévio sobre ele. Aproveite a coletânea e tire dela subsídios para defender sua tese.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!
Alcançar a nota máxima na redação do Enem é uma tarefa difícil, mas não impossível!

4- Incremente seu texto: A intertextualidade é uma boa dica para deixar seu texto mais rico e interessante. Para estabelecer um diálogo eficiente com os chamados textos-fontes, faça menção a trechos de livros, de filmes e músicas. Esse conhecimento geral e interdisciplinar é bem-vindo no momento da escrita.

5- Organize as ideias de seu texto: De nada adianta ter ótimas ideias se elas não estiverem organizadas de acordo com sua relevância dentro do texto. Os argumentos precisam obedecer a uma sequência lógica, de maneira a favorecer a progressão discursiva no texto. A leitura de textos argumentativos, disponíveis em sites, jornais ou revistas de credibilidade, pode ajudar o candidato a perceber como se dá essa organização.

6- Mantenha-se informado: Para não ser pego de surpresa na hora da prova e ter a difícil tarefa de escrever sobre um tema que você desconhece, mantenha-se informado. Analisando todos os temas cobrados até hoje, de 1998 a 2013, é fácil observar que o Enem preza pelos temas de relevância nacional, sobre os quais os candidatos devem discorrer e mostrar que estão de acordo com os princípios de cidadania e ética. Além de te deixar bem informado, a leitura de diferentes tipos de textos auxilia no desenvolvimento dos argumentos e na elaboração da estrutura da redação.

VEJA TAMBÉM

1 2