Home Notícias ProUni: publicado o resultado da edição 2018/1

ProUni: publicado o resultado da edição 2018/1

Candidatos terão que comparecer às instituições de 15 a 23 de fevereiro para comprovar informações.

Publicado por Lorraine Vilela em 14 de Fevereiro de 2018 às 00:15 em Notícias

Compartilhe

Contemplados com as bolsas terão que ir às faculdades comprovar informações
Contemplados com as bolsas terão que ir às faculdades comprovar informações

O resultado do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2018/1 foi divulgado nesta quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro.  Até as 12h de sexta-feira, último dia de inscrição, o número de inscritos era 1.137.187.

Acompanhe o site do ProUni 2018

Conheça o ProUni

Os candidatos aprovados para as bolsas de estudos do ProUni terão que comparecer às respectivas instituições de ensino para comprovar as informações que foram dadas no momento da inscrição. O prazo para a entrega dos documentos (listados no site do ProUni) é de 15 a 23 de fevereiro. 

É importante que os beneficiados com as bolsas acessem as páginas oficiais das universidades e faculdades para as quais foram aprovados, já que muitas instituições contam com formulários adicionais e editais específicos com documentação complementar. A falta de documentos no momento da comprovação de informações gera a perda da bolsa. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as instituições podem solicitar alguma avaliação complementar para o preenchimento das bolsas. Essa informação deve ser verificada na própria universidade. 

Próxima chamada

O ProUni tem duas chamadas regulares em cada edição. A próxima convocação do primeiro semestre está prevista para 2 de março. 

Os candidatos que forem convocados terão que levar a documentação comprobatória nas universidades de 2 a 9 de março. O procedimento é o mesmo dos aprovados na chamada anterior (citado anteriormente). 

Lista de Espera

Os participantes que não forem convocados em nenhuma das duas chamadas regulares poderá se inscrever na Lista de Espera do ProUni. 

As manifestações de interesse nas bolsas da Lista de Espera serão recebidas de 16 a 19 de março, somente pelo site do ProUni. 

O MEC divulgará a relação dos candidatos que estão na Lista de Espera no dia 20 de março. Eles terão que comparecer às instituições de ensino em 21 e 22 seguintes para confirmar as informações. 

Existem critérios para participar da Lista de Espera do ProUni, os quais mudam da primeira para a segunda opção de curso. Confira:

Pode participar da lista de espera o curso correspondente da primeira opção:

=> Candidato que não for pré-selecionado nas chamadas regulares.
=> Participante pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

Pode participar da lista de espera para o curso da segunda opção:

=> Particpante não pré-selecionado nas chamadas regulares, no caso de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
=> Concorrente não pré-selecionado nas chamadas regulares por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
=> Candidato pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado pela não formação de turma.

Como foi o ProUni?

O ProUni 2018/1 teve a maior oferta de vagas da história do programa. Foram disponibilizadas 242.987 bolsas (divididas em parciais e integrais) para quase 3 mil instituições particulares. 

As oportunidades foram exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 com média 450 pontos em cada uma das provas e nota superior a zero na redação. 

Os candidatos precisaram comprovar a renda familiar per capita (por pessoa) para saber à qual bolsa teriam direito. 

Bolsas de 100% - renda de até um salário mínimo por pessoa
Bolsas de 50% - renda de até três salários mínimos

Confirmados os critérios de participação no Enem e renda, foi preciso estar incluso em uma das categorias abaixo:

=> Aluno que fez todo o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola particular ou
=> Ser pessoa com deficiência ou
=> Comprovar ser professor da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica, que seja integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e pretenda concorrer para bolsas somente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, o candidato não precisa comprovar renda.

ProUni + Fies

Muitas pessoas conseguem somente bolsas de 50% da mensalidade pelo ProUni, mas não têm renda para pagar o restante do valor. Para quem se enquadra neste critério, a possibilidade é se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

O candidato precisa ter feito o Enem a partir de 2010 para participar do Fies. As inscrições do "Novo Fies" serão realizadas de 19 a 23 de fevereiro. Com as mudanças no Fundo de Financiamento, há inclusive modalidades com juros zero

Mais informações no site oficial do ProUni.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFTO inscreve para Vestibular 2018/2 do campus Palmas

    O Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Palmas, está com inscrições abertas para o Vestibular 2018/2. O prazo segue até 20 de junho

  • UAPI finaliza prazo de inscrições do Vestibular 2018/2

    Acaba nesta sexta-feira o prazo para se inscrever no Vestibular 2018/2 da UAPI. O processo seletivo oferece 3 mil vagas no curso de Administração, ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As provas estão agendadas par ao dia 10 de junho.

  • Enem 2018: inscrições são recebidas somente até hoje (18)

    O Ministério da Educação (MEC) encerra nesta sexta-feira, 18 de maio, às 23h59, o período de inscrições para o Enem 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. O pagamento poderá ser feito até o dia 23 de maio, em agências bancárias, lotéricas e agências dos Correios.