Proposta de intervenção na redação do Enem

A proposta de intervenção na redação do Enem deve estar muito bem articulada com os argumentos expostos, além de apresentar soluções viáveis para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez em Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Compartilhe

A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto
A proposta de intervenção é bem diferente de uma simples conclusão: é preciso intervir e apresentar soluções para o problema proposto

  Então, preparados? O grande dia está se aproximando, a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio não vai ser nenhum mistério para quem seguiu uma rotina disciplinada de estudos e conferiu todas as dicas do Super Vestibular. Para alcançar a nota 1.000, confira uma abordagem simples e eficaz sobre a proposta de intervenção na redação do Enem.

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio apresenta algumas particularidades. Optou-se pelo tipo textual dissertativo-argumentativo, no qual o aluno deve apresentar argumentos e também justificá-los, provando assim sua aplicabilidade. Para elaborar uma proposta de intervenção conforme a matriz de referência da prova de redação, é importante que você não confunda a proposta com uma simples conclusão do texto: ao final da exposição das ideias, é indispensável que você mostre aos corretores propostas coerentes e viáveis para o problema sugerido no tema, caso contrário, sua pontuação ficará seriamente prejudicada.

Isso quer dizer que não basta finalizar seu texto, você deve intervir, e intervir significa atuar diretamente, agindo ou decidindo, emitindo e expondo opinião. Na sua proposta de intervenção, você deve apresentar soluções exequíveis, isto é, praticáveis, portanto, nada de propostas mirabolantes ou soluções milagrosas, é preciso analisar com cautela aquilo que pode ser, de fato, executado pelos cidadãos ou autoridades políticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A proposta de intervenção deve estar relacionada com os argumentos expostos e deve ser muito bem detalhada, mostrando assim que você se preocupou com sua elaboração e aplicabilidade. Além disso, vale ressaltar que, nos textos dissertativos-argumentativos, não vale ficar em cima do muro ou ser indiferente, é preciso intervir! Observe agora um exemplo de proposta de intervenção de um texto que alcançou a nota máxima na edição de 2013 e bons estudos!

Proposta de intervenção nota 1.000:

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Observe a proposta de intervenção da candidata B.C.:

Portanto, a Lei Seca é importante para a redução do número de acidentes de trânsito. Porém, sua efetividade completa só ocorrerá com a mobilização da sociedade. Sendo assim, é preciso que o governo acrescente ao currículo escolar disciplinas como cidadania e segurança no tráfego, além de tornar mais rígidas as punições pelas transgressões e aumentar o número de postos de fiscalização. Ademais, deve-se fazer uma reforma no sistema de transportes públicos, aumentando o número desses nos horários nortunos e nas cidades periféricas. Dessa forma, será possível reduzir o número de mortes no trânsito e chegar a uma sociedade menos individualista.  

Assista às nossas videoaulas

VEJA TAMBÉM

1 2