Logo Super Vestibular

Organelas celulares no Enem

A dica de hoje é sobre as organelas celulares no Enem, um tema bastante relevante da biologia celular e que merece ser estudado.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
As organelas celulares podem ser tema de questões nas provas do Enem
As organelas celulares podem ser tema de questões nas provas do Enem

A biologia celular é um tema que muitas vezes causa dúvidas nos alunos de Ensino Médio. A grande quantidade de nomes e processos envolvidos acaba dificultando o estudo e fazendo com que o aluno não assimile corretamente o conteúdo. Diante disso, o Super Vestibular preparou uma dica a respeito das organelas celulares no Enem.

Sabemos que a célula apresenta duas partes fundamentais: o citoplasma e o núcleo. No citoplasma, região entre a membrana plasmática e a carioteca, encontramos as organelas celulares, que desempenham as mais variadas funções na célula. Dentre as principais organelas celulares, podemos citar as mitocôndrias, ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomos e peroxissomo.

Observe a seguir um quadro com as principais funções das organelas celulares:

Organela Celular

Função
Mitocôndria Relacionada com a produção de energia. É nessa organela que ocorrem duas etapas da respiração celular.
Ribossomos Relacionados com a síntese de proteínas.
Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso Relacionado com a produção de determinadas proteínas, com a síntese de fosfolipídios e glicosilação inicial das glicoproteínas.
Retículo endoplasmático não granuloso ou liso Relaciona-se com a produção de esteroides, fosfolipídios e ácidos graxos.
Complexo Golgiense Realiza o processo de glicosilação de proteínas e lipídios, sintetiza carboidratos e executa a secreção celular.
Lisossomo Relaciona-se com o processo de digestão intracelular.
Peroxissomos Relacionados com a oxidação de ácidos graxos.
Centríolos Relacionados com o processo de divisão celular.

 

Existem ainda aquelas organelas típicas de células vegetais: os vacúolos e plastos. Os vacúolos relacionam-se com o armazenamento de substâncias, controle osmótico e degradação de moléculas. Os plastos, por sua vez, relacionam-se com o armazenamento de substâncias e, no caso do cloroplasto, é responsável pelo processo de fotossíntese. Aproveite e conheça um pouco mais sobre a diferença entre a célula animal e a vegetal.

Agora que você já relembrou as principais organelas celulares, vamos observar como o tema já foi cobrado.

Enem 2013: A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

Resolução: Analisando a questão, percebemos que o enfoque não é a função de determinada organela, e sim sua característica. No enunciado é explicado que a introdução de transgenes em cloroplastos está sendo feita em substituição a uma metodologia clássica em que os transgenes eram colocados no núcleo. Isso pode ser feito porque os cloroplastos possuem material genético próprio. A pergunta da questão pode então ser substituída por: Qual é a outra organela celular que possui material genético próprio?

A resposta correta dessa questão do Enem é a letra b, uma vez que a mitocôndria e o cloroplasto são as únicas organelas que apresentam DNA e RNA.

Enem 2013: Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.

Observe atentamente a quantidade de organelas presente em cada linhagem
Observe atentamente a quantidade de organelas presente em cada linhagem

Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Resolução: Diferentemente da abordagem apresentada na questão anterior, aqui devemos estar atentos à função de cada organela. Como estamos escolhendo uma linhagem que apresente uma melhor secreção de polímeros, devemos procurar aquela que apresenta uma maior quantidade de organelas relacionadas com essa função. Como vimos anteriormente, a secreção celular é uma função atribuída ao complexo golgiense. Observe que a linhagem I é a que apresenta a maior quantidade dessa organela (50), sendo assim, a resposta correta é letra a.

Apesar de ser um tema bastante complexo, é fundamental conhecer cada organela celular e suas funções. Cada uma delas é essencial para a sobrevivência de uma célula e, consequentemente, de um organismo. Conhecer as características dessas estruturas pode ser essencial para que você ganhe uns pontos a mais em Biologia.

Para facilitar seus estudos, lembre-se sempre de montar quadros e tabelas sobre o tema no qual você possui maior dificuldade. Montar cartazes e colocá-los na sua sala de estudos também é uma forma de fixar o conteúdo, pois eles sempre estarão visíveis.

Bons estudos e boa prova!!!

Veja também

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

Unicamp disponibiliza 4ª chamada do Vestibular 2020
Conforme o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados devem fazer a matrícula de forma presencial no dia 02 de março, das 09h às 15h, nos campi de oferta dos cursos.

UEMG solta resultado do Vestibular 2020 via Enem
A seleção foi realizada exclusivamente pelas notas do Enem das edições de 2017 a 2019.

Confira resultado do Vestibular 2020 da UECE
Foram ofertadas 2.534 vagas, das quais 1.268 são para os cursos de Fortaleza e 1.266 vagas são para os cursos das unidades do interior

Acesse resultado do Vestibular 2020 da Uneb
Seleção ofertou, no total, 6.321 vagas, sendo 4.021 para cursos presenciais e 2.300 para cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD)

UFRR divulga resultado do Vestibular 2020
Processo seletivo ofereceu 806 vagas no Vestibular 2019, das quais 466 são para os cotistas de escolas públicas

Unemat está com inscrições abertas para a seleção 2020 via Enem
Elas serão recebidas presencialmente, na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado

Pré-vestibular 2020 da Unioeste (PR) está com inscrições abertas
Aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h40, no Campus Cascavel

Confira a 1ª repescagem do Prosel 2020 da UEPA
Processo seletivo ofereceu 3.616 vagas, sendo 1.532 para Belém e 2.044 para o interior

Unesp libera resultado do Vestibular 2020 via Enem
Aprovados para as mais de 160 vagas devem fazer matrículas virtuais de hoje até as 18h de amanhã (20)

UESB publica resultado do Vestibular 2020
A Universidade informou que o edital de matrículas será disponibilizado posteriormente.