Logo Super Vestibular

Ondas no Enem

Para solucionar questões sobre ondas no Enem, o estudante deve ter um bom conhecimento dos fenômenos ondulatórios e suas aplicações no cotidiano.

Publicado por Mariane Mendes Teixeira
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros
As ondas são utilizadas em diversos aparelhos e instrumentos do nosso dia a dia: celulares, antenas de TV, internet entre outros

 As ondas são pulsos energéticos que se propagam pelo espaço, transportando energia, mas não matéria. Elas podem ser classificadas de duas formas:

Ondas mecânicas: quando precisam de um meio material para propagar-se;

Ondas eletromagnéticas: Quando podem propagar-se em meios materiais ou no vácuo.

As questões sobre ondas no Enem têm sido bastante recorrentes. Observe na tabela a seguir a relação das vezes em que esse tema apareceu.

Ano de realização da prova

Número das questões

2009

Questão 32

2010

Questões 48 e 80

2011

Questões 68, 71 e 84

2012

Questão 76

Todas as questões citadas pertencem ao caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Além de ser observado em várias provas do Enem e de vestibulares, o conteúdo “Ondas” também está presente no Edital do Enem de 2014, abordando as temáticas:

Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

As questões sobre ondas no Enem têm como enfoque a análise de fenômenos ondulatórios no nosso cotidiano, portanto elas são contextualizadas. Isso exige que o aluno esteja por dentro das atualidades e tenha uma visão crítica e científica sobre o tema e os fatos relacionados a ele. Além disso, deve-se ter uma boa capacidade de leitura e abstração para conseguir interpretar as questões e entender o que pede.

Os principais fenômenos ondulatórios abordados nas questões citadas na tabela são: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, além das ondas eletromagnéticas, que englobam todos os fenômenos da Óptica física, e espectro eletromagnético.

Como exemplo, veja agora a questão 48 retirada do caderno amarelo da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Enem 2010 – Primeiro dia)

As ondas eletromagnéticas, como a luz visível e as ondas de rádio, viajam em linha reta em um meio homogêneo. Então, as ondas de rádio emitidas na região litorânea do Brasil não alcançariam a região amazônica do Brasil por causa da curvatura da Terra. Entretanto sabemos que é possível transmitir ondas de rádio entre essas duas localidades em virtude da ionosfera.

Com a ajuda da ionosfera, a transmissão de ondas planas entre o litoral do Brasil e a região amazônica é possível por meio da:

A) Reflexão

B) Refração

C) Difração

D) Polarização

E) Interferência

Resolução

As ondas eletromagnéticas, emitidas no litoral do Brasil, chegam até a Amazônia após sofrer reflexão na ionosfera. Alternativa correta - A

Outro exemplo é a questão 68 retirada do Caderno amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. (Prova de 2011)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que uma substância seja colorida, ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Figura 1

Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda
Diagrama da intensidade de luz absorvida em função do comprimento de onda

Figura 2

Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias
Roda de cores utilizada para prever a cor das substâncias

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

A) Azul.

B) Verde.

C) Violeta.

D) Laranja.

E) Vermelho.

Resolução

Essa questão pode ser respondida apenas com a interpretação do texto e das representações gráficas do enunciado. Observe o seguinte trecho da questão: “A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima.” Agora veja a figura 1, o ponto de absorção máxima ocorre quando a curva atinge o ponto mais alto. Nesse ponto, o comprimento de onda é 500 nm.

Agora observe o outro trecho do enunciado da questão: “Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.” Observando a roda de cores, podemos localizar o ponto em que o comprimento de onda é 500 nm (indicado com uma seta). No lado oposto desse ponto, encontramos a cor vermelha que corresponde à cor da substância que deu origem ao espectro. Assim, alternativa correta é a letra E – Vermelho.

Para compreender melhor as ondas e os fenômenos ondulatórios, leia também os artigos da seção Ondulatória, onde você pode encontrar uma série de conteúdos e suas aplicações conteúdo no cotidiano.

Bons estudos! 

Veja também

1ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é divulgada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

UFBA divulga resultado do Vestibular de Artes 2020
Somente puderam se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2019. 

UECE disponibiliza gabaritos do Vestibular EaD 2020
A grade de respostas será publicada na próxima sexta-feira, dia 21. Já os recursos contra os gabaritos serão recebidos nos dias 18 e 19 de fevereiro.

UEPG (PR) prorroga inscrições para Vestibular EaD 2020
Candidatos podem se inscrever até as 12h desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Seleção preencherá de 300 vagas.

UFMG divulga resultado do Vestibular 2020 da Habilidades Específicas
Candidatos fizeram provas teóricas e práticas no início deste mês em Belo Horizonte

1º remanejamento do SSA 2020 da UPE é divulgado
Os aprovados terão que se matricular nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, nos campi para os quais foram aprovados, das 08h às 13h.

UECE aplica provas do seu Vestibular 2020 EaD neste domingo (16)
Locais de prova foram disponibilizados nesta sexta-feira, dia 14. Estão sendo ofertadas 1.625 vagas no Vestibular para cursos a distância (EaD).

2ª chamada do Vestibular 2020 da Unir é divulgada
gora, os aprovados deverão realizar matrículas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

URCA (CE) recebe pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2020/2
Os interessados podem solicitar o benefício até a próxima quarta-feira, dia 19, desde que se enquadrem em uma das categorias.

Unesp recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Candidatos serão avaliados pelas notas do exame educacional das edições de 2018 ou 2019

Em Minas Gerais, UFVJM anuncia resultado do SASI 2019
Concorrentes às mais de 600 vagas foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, as quais saíram no último mês

UEPG libera desempenho da 1ª e 2ª etapa do PSS 2019
Inscritos fizeram as provas no dia 17 de novembro em 19 cidades do estado do Paraná