1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O que fazer se não receber o Cartão de Confirmação do Enem?

O Cartão de Confirmação do Enem possui as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local da realização das provas.

Publicado por Érica Caetano em Dicas para o Enem

Compartilhe

No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato
No Cartão de Confirmação do Enem estão contidas as informações do local de prova do candidato

O Cartão de Confirmação do Enem é um documento onde costa, principalmente, os locais de prova dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Nele, é possível encontrar as informações de número de inscrição do candidato, data, horário e local de realização das provas, além da opção de língua estrangeira escolhida e o tipo de atendimento especial, caso tenha sido solicitado algum, opção (ou não) pelo certificado de conclusão do ensino médio e instituição certificadora, dados pessoais do aluno e algumas instruções para o exame.

Até a edição de 2014 do Enem, o documento era enviado via Correios e publicado na página do Exame com cerca de 20 dias de antecedência à data da realização das provas. Desde a edição de 2015, ele passou a ser disponibilizado para consulta pelo próprio site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), não sendo mais enviado ao endereço cadastrado pelo participante no ato da inscrição. A medida gerou uma economia significativa aos cofres públicos.

Como acessar

Para visualizá-lo, após a disponibilização, acesse o site oficial do Enem e clique na opção “consulta aos locais de prova”. Ao clicar, será pedido o número do CPF do inscrito e a senha de acesso. Se não recordar a senha, você pode requerer o recebimento dela por e-mail ou ainda por mensagem de celular. Após efetivar o acesso, estarão disponíveis as suas informações de localização e horário da prova do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que não é possível alterar os locais de prova após finalizado o período de inscrições do Enem. Depois de visualizá-lo, caso o participante queira imprimir o documento, basta solicitar a impressão dessa página. 

Devo levar o cartão?

O edital do Enem reforça que não é obrigatória a apresentação do Cartão de Confirmação no dia da prova, sendo exigida somente a apresentação do documento oficial de identidade. No entanto, é recomendável que o candidato esteja munido dele, a fim de facilitar o seu acesso ao local de prova.

Em caso de dúvidas sobre o exame, dificuldades ou problemas referentes ao Cartão de Confirmação, os estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com o Inep/MEC pelo telefone 0800 616161, das 08h às 20h, inclusive no fim de semana. É importante ter em mãos o CPF e número de inscrição para facilitar o atendimento.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.