Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

Tanto o Sisu quanto o Prouni exigem que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Publicado por Érica Caetano
Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem
Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem

Como grande parte dos estudantes já sabem, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo utilizado cada vez mais por instituições de ensino superior e é também através dele que o vestibulando pode participar de programas sociais de auxílio ao ingresso na universidade, como o Sisu e o Prouni. Mas podemos dizer que o Enem tem a mesma aplicação para esses dois tipos de ingresso? Em partes, sim, já que em ambos os projetos utiliza-se o desempenho do aluno no Exame, mudando somente a forma e a temática de avaliação.

Por exemplo, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o interessado em participar precisa obrigatoriamente ter realizado o Enem e obter uma boa nota, para que tenha chances de concorrer às vagas nos cursos disponibilizados pelas instituições públicas. O seu ingresso vai depender do seu desempenho no Exame, bem como do número de concorrentes, da nota de corte do curso e faculdade escolhida. Vale ressaltar que ao contrário do Prouni, não é preciso obter um número X de pontos para se inscrever.

Já no Programa Universidade para Todos (Prouni) são ofertadas bolsas de estudo parciais e integrais (50% e 100%) em cursos superiores de instituições de ensino privadas. A avaliação é baseada de acordo com a quantidade de pontos obtidos no Enem e demais requisitos. Para concorrer é preciso fazer mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação. Além disso, é preciso comprovar ser estudante oriundo da rede pública de ensino ou da rede privada por meio de bolsa de estudos e ser de baixa renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Então, o que podemos tirar de conclusão? Que a função do Enem nos dois casos é avaliar o desempenho do estudante, mas em cada um dos programas essa avaliação ocorre de uma forma e com sistemas diferentes. Além do mais, os programas possuem fins distintos, sendo um para o ingresso em vagas disponibilizadas por instituições públicas e o outro para bolsas de estudos em universidades particulares. Por isso, fique atento para não fazer confusão com os dois e com a aplicação do Enem nas duas situações.

Veja também

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.

Vestibular de Inverno 2020 da UEPG será adiado
Novas datas serão estabelecidas depois que as atividades retornarem. Coronavírus é o motivo do adiamento.

UFPR divulga livros e programa para as provas do Vestibular 2020/2021
Lima Barreto e Guimarães Rosa estão entre os autores exigidos. Relação não contém obras escritas por mulheres.

Medicina: Humanitas (SP) abre inscrições para o Vestibular 2020/2
Processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de Medicina em São José dos Campos. Provas serão em junho.