Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

O Enem tem a mesma função no Sisu e no Prouni?

Tanto o Sisu quanto o Prouni exigem que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Publicado por Érica Caetano
Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem
Para participar dos programas o estudante precisa ter realizado o Enem

Como grande parte dos estudantes já sabem, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem sendo utilizado cada vez mais por instituições de ensino superior e é também através dele que o vestibulando pode participar de programas sociais de auxílio ao ingresso na universidade, como o Sisu e o Prouni. Mas podemos dizer que o Enem tem a mesma aplicação para esses dois tipos de ingresso? Em partes, sim, já que em ambos os projetos utiliza-se o desempenho do aluno no Exame, mudando somente a forma e a temática de avaliação.

Por exemplo, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o interessado em participar precisa obrigatoriamente ter realizado o Enem e obter uma boa nota, para que tenha chances de concorrer às vagas nos cursos disponibilizados pelas instituições públicas. O seu ingresso vai depender do seu desempenho no Exame, bem como do número de concorrentes, da nota de corte do curso e faculdade escolhida. Vale ressaltar que ao contrário do Prouni, não é preciso obter um número X de pontos para se inscrever.

Já no Programa Universidade para Todos (Prouni) são ofertadas bolsas de estudo parciais e integrais (50% e 100%) em cursos superiores de instituições de ensino privadas. A avaliação é baseada de acordo com a quantidade de pontos obtidos no Enem e demais requisitos. Para concorrer é preciso fazer mais de 450 pontos na prova e não zerar a redação. Além disso, é preciso comprovar ser estudante oriundo da rede pública de ensino ou da rede privada por meio de bolsa de estudos e ser de baixa renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Então, o que podemos tirar de conclusão? Que a função do Enem nos dois casos é avaliar o desempenho do estudante, mas em cada um dos programas essa avaliação ocorre de uma forma e com sistemas diferentes. Além do mais, os programas possuem fins distintos, sendo um para o ingresso em vagas disponibilizadas por instituições públicas e o outro para bolsas de estudos em universidades particulares. Por isso, fique atento para não fazer confusão com os dois e com a aplicação do Enem nas duas situações.

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.