Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

O conceito de soro e vacina no Enem

Com a dica de hoje você relembrará o conteúdo de imunologia, além de descobrir como é abordado o conceito de soro e vacina no Enem.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Tanto as vacinas quanto os soros são responsáveis pela nossa imunização
Tanto as vacinas quanto os soros são responsáveis pela nossa imunização

Um tema bastante recorrente nas provas do Enem é o conceito de soro e vacina. Esses dois agentes imunizadores sempre têm local garantido nas provas do exame e é por isso que o Super Vestibular preparou essa dica para vocês.

Primeiramente devemos lembrar que tanto o soro quanto a vacina garante a imunização do nosso organismo contra substâncias invasoras. Essa imunização pode ocorrer de maneira ativa, como é o caso das vacinas, ou de forma passiva, como quando utilizamos os soros. Na imunização ativa, nosso corpo vai ser estimulado a se defender contra uma invasão, ou seja, ele será estimulado a produzir anticorpos. Já na imunização passiva, nosso organismo receberá os anticorpos já fabricados, não precisando, portanto, produzi-los.

As vacinas são compostas pelos organismos causadores de uma doença, mortos ou então atenuados. Ao entrar em contato com nosso corpo eles desencadeiam uma resposta imune em que há produção de células de memória. Esse processo é importante, pois quando nosso corpo entrar em contato novamente com esse antígeno, a resposta será mais rápida e intensa do que da primeira vez.

Os soros, por sua vez, são compostos por anticorpos retirados do corpo de outros animais previamente tratados. Para a fabricação dessa substância, o antígeno é colocado em mamíferos de grande porte, normalmente cavalos, e espera-se que o animal produza o anticorpo necessário. Amostras do sangue são então colhidas e purificadas para a fabricação do soro.

Outro ponto importante que diferencia esses dois tipos de imunização é que as vacinas são usadas como uma forma de prevenção, enquanto o soro tem um poder curativo e é usado após o contato com um antígeno. Vale destacar também que o soro não garante imunização por longos períodos de tempo como as vacinas, pois o sistema imunológico não é estimulado.

Agora que relembramos um pouco sobre o tema, vamos ver como ele é abordado nas provas do Enem.

Questão do Enem de 2009

Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.

TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra Aids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

Resolução:

Como vimos no decorrer da explicação, a vacina é responsável por estimular uma resposta imunológica, que desencadeará a produção de anticorpos pelo nosso organismo. Sendo assim, a resposta que descreve uma vacina eficiente é a letra a: induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

Questão do Enem de 2010

A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para o veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

Resolução

Para responder essa questão, devemos relembrar que vacinas são usadas para prevenção de doenças, soros para imunizações rápidas após o contato com o antígeno e o antibiótico é usado no tratamento de doenças bacterianas. Sendo assim, a resposta que indica corretamente a prevenção/tratamento para a febre amarela, picada de cobra e leptospirose é letra b: vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

Questão do Enem de 2011

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:

a) alta concentração de macrófagos.

b) Elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Resolução

Quando uma pessoa é vacinada, o corpo inicia uma resposta imunitária primária, em que são produzidas células de memória. Essas células serão responsáveis por uma resposta secundária rápida quando o corpo for invadido pelo antígeno ao qual o indivíduo foi imunizado. Sendo assim, a resposta correta da questão é letra e: presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Percebe-se, portanto, que o conceito de vacina e soro é bastante abordado e merece uma atenção especial pelos alunos que vão prestar a prova do Enem. Sendo assim, fiquem atentos às diferenças entre as duas formas de imunização.

Bons estudos e boa prova!!!!

Para saber mais sobre o tema, acesse nossa seção Imunologia.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa