Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Nota de corte do Sisu

Nota de corte do Sisu

Atualizada uma vez ao dia, nota de corte do Sisu é baseada na quantidade de inscritos, suas notas e de vagas disponíveis.

Publicado por Wanja Borges
Nota de corte Sisu é utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição
Nota de corte Sisu é utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição

Utilizada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição e das possíveis chances de convocação, a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) consiste na menor nota, definida pelo Sistema, para que o estudante possa ser selecionado entre os candidatos inscritos. Atualizada diariamente, durante o prazo para inscrições, a nota de corte é calculada com base na disponibilidade de vagas e no total de inscritos em determinado curso. 

Como ela é atualizada uma vez por dia, a nota de corte oficial só é definida ao final das inscrições. Antes disso, ela pode sofrer significativas mudanças principalmente porque, à medida que novos candidatos se inscrevem, novas notas são instituídas no Sistema. Vale ressaltar, ainda, que o cálculo é feito pontualmente, não em tempo real, e que somente após o segundo dia de inscrições é que a nota é divulgada. 

A medida também costuma ser adotada para conceder novas chances para os candidatos. Ao analisar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e compará-lo com a nota de corte mínima estabelecida para o curso de interesse, o estudante tem a opção de aguardar o resultado, se achar que as notas se aproximam, ou escolher outro curso que tenha maior chance de aprovação, se constatar que a diferença é significativa. 

Para fazer essa análise, basta o estudante acessar o Boletim do Candidato, na página do Sisu, durante o período de inscrição, e verificar qual a sua classificação parcial no curso escolhido. Se ela estiver muito aquém da quantidade de vagas oferecidas e o candidato contar com outras opções de cursos, não há razão para não substituir as opções. Caso contrário, o estudante pode aguardar o resultado e correr o risco. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que o vestibulando entenda o cálculo, na prática, o Super Vestibular apresenta as 10 maiores notas de corte da edição 2013 do Sisu, divulgadas pelo próprio Ministério da Educação. Se você tem interesse em disputar uma vaga em algum desses cursos, nessas instituições, prepare-se! A concorrência é grande e a nota de corte, maior ainda. Se sua opção não está nessa lista, vá com calma. Somente o estudo, a preparação e o bom desempenho no Enem é que dirão se há motivos ou não para comemorar.  

1.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Medicina - 820,76
2.    UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Medicina - 817,77
3.    UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - Medicina - 810,34
4.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Medicina - 810,10
5.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Medicina (cotista) - 809,26
6.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia - 808,12
7.    IFG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Engenharia Civil - 807,23
8.    UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Engenharia Química - 807,15
9.    IFG - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - Engenharia Elétrica (cotista) - 805,95
10.    UFPR - Universidade Federal do Paraná - Comunicação Social - 804,38

Veja também

É hoje o Vestibular 2020/1 da UEG
Os 20.174 candidatos farão as provas das 13h10 às 17h10. Especificamente para o curso de Medicina as provas serão aplicadas das 13h10 às 18h10, somente nas cidades de Goiânia e Itumbiara. 

Provas do Vestibulinho 2020/1 das Etecs (SP) são realizadas hoje
As provas serão realizadas às 12h30. Os candidatos devem levar documento de identificação original com foto, caneta de tinta azul ou preta (fabricada em material transparente), lápis preto, borracha e régua.

Provas da 2ª fase do Vestibular 2020 da Unesp têm início hoje
Os convocados farão as provas da segunda etapa até amanhã, 16 de dezembro, das 14h às 18h30, nos mesmos locais onde foi realizada a primeira etapa. 

Provas do Vestibular 2020/1 do IFPE acontecem amanhã
No dia das provas, será necessário levar Cartão de Inscrição, documento oficial de identificação com foto e em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta.

Uneb inicia provas do Vestibular 2020 amanhã (15)
As provas serão realizadas nos dias 15 e 16 de dezembro, ou seja, amanhã e depois. Os portões serão abertos, em ambos os dias, às 07h20 e fechados às 07h50, seguindo o horário local.

UECE: segunda fase do Vestibular 2020/1 ocorre hoje e amanhã
Os 9.695 candidatos concorrem a 2.534 vagas, das quais 1.268 são para cursos de Fortaleza e 1.266 em unidades do interior

Vestibular 2020/1 da Unicap começa neste domingo (15)
Provas seguem amanhã (16), em Recife. Previsão é resultado saia no dia 20 de dezembro. 

Cursinho gratuito da USP inscreve para turmas de 2020
Interessados nas 270 vagas devem passar por prova e entrevista socioeconômica

FGV libera resultado da 1ª fase do Vestibular 2020 de Direito
Convocados para a segunda fase participarão de um exame oral, entre 16 e 20 de dezembro, em São Paulo.

Resultado do Vestibular 2020 do Centro Universitário FEI é liberado
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas nos dias 17 e 18 de dezembro, no campus, das 09h30 às 20h.

Inscrições para o Vestibular 2020 da UFMG para cursos com habilidades específicas encerram hoje (13)
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. A taxa é de R$ 205.

Fuvest 2020: começam hoje (13) os testes de habilidades específicas
Provas são obrigatórias para os candidatos aos cursos de Música (São Paulo e Ribeirão Preto), Artes Cênicas e Artes Visuais.