Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Lista de Espera do Sisu

Lista de Espera do Sisu

Para participar da Lista de Espera do Sisu, estudante deve manifestar interesse no Boletim do Candidato.

Publicado por Wanja Borges
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu
Vagas ociosas em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos são destinadas para lista de espera do Sisu

Muitos estudantes estão cansados de saber que, além da chamada regular, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferece uma segunda chance para os candidatos não selecionados: a Lista de Espera. Por outro lado, seu funcionamento, finalidade e critérios de participação ainda são desconhecidos por grande parte deles. Para garantir que o estudante não perca essa oportunidade, o Super Vestibular separou algumas dicas importantes sobre a adesão à Lista de Espera. 

Como funciona a lista de espera do SiSU

Atualmente, o SiSU realiza apenas uma chamada. Os candidatos com as maiores notas em cada curso são convocados e têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição e, desta forma, confirmar a ocupação da vaga. Após essa chamada regular, o Sistema disponibiliza às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas, seja em decorrência de desistências, perdas de prazos ou falta de apresentação de documentos.

Confira o que está por trás do resultado do SiSU

Entretanto, em primeiro lugar, é preciso ter em mente que somente os candidatos não selecionados na chamada regular podem participar dessa etapa. Em segundo, vale ressaltar que o estudante só poderá integrar a Lista de Espera em uma das opções escolhidas no momento da inscrição.

Até 2018, os aprovados em curso de segunda opção, mesmo efetuando matrícula, também poderiam participar, mas isso foi revisto em 2019.

Como participar da lista de espera do SiSU

Para participar, o processo é simples, mas não automático. O estudante interessado deve acessar o Boletim do Candidato, no site do SiSU, e na tela da primeira opção de curso, clicar em “participar da lista de espera”. Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. Geralmente, o prazo para participar da lista de espera começa no dia em que o resultado da chamada regular é divulgado e segue por mais uma semana. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o encerramento do prazo para adesão à Lista de Espera, uma lista com o nome dos interessados é repassada às instituições participantes, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes. As chamadas serão feitas a partir da data informada no site do Sisu até que todas as vagas sejam preenchidas ou até as primeiras semanas de aula.

Resultado da lista de espera do SiSU

Vale destacar, ainda, que a classificação no SiSU não reflete a classificação do candidato da Lista de Espera. Isso acontece porque a Lista é composta apenas por candidatos que optaram pela participação, o que pode favorecer determinados estudantes que decidiram pela nova tentativa. Outro ponto que merece destaque é o acompanhamento das convocações, cuja responsabilidade é exclusiva do próprio estudante.

Para saber se seu nome está na Lista de Espera e se você foi convocado, basta entrar em contato diretamente com a universidade informada na primeira opção. O candidato deve focar sua atenção nessa etapa do processo para não correr o risco de perder o prazo e, consequentemente, a oportunidade. Os documentos necessários e os horários para matrícula variam por instituição, por isso, a atenção deve ser redobrada. A Lista é de Espera, mas você também precisa agir. Sem ação, não tem convocação. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.