Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Isenção de taxa no Enem: como saber se tenho direito?

Isenção de taxa no Enem: como saber se tenho direito?

Pedidos de isenção serão recebidos de 1º a 10 de abril. Saiba se você pode fazer o exame de graça!

Publicado por Lorraine Vilela Campos
Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem devem ser feitos pela internet
Pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem devem ser feitos pela internet

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se a segunda maior prova aplicada no mundo. O aumento de sua popularidade se deve ao fato de suas notas serem usadas como forma de ingresso em universidades e institutos públicos; concessão de bolsas de estudo no ProUni e financiamento estudantil no FIES, além de outras possibilidades como estudar em Portugal.

O Enem não é gratuito, já que os gastos com as provas são altos. Mesmo sendo um valor inferior aos principais vestibulares do Brasil, muitas pessoas não possuem condições de arcar com os custos para se inscrever. Em 2019, a taxa é de R$ 85.

Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu critérios para gratuidade da taxa para determinados grupos sociais, se baseando sempre na renda e na escolaridade dos participantes. Mais de 70% dos inscritos são contemplados com a isenção e não precisam pagar nada para fazer as provas. 

Quem tem direito?

-> Beneficiados pela Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

-> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos. É preciso ter um Número de Identificação (NIS) válido para que a consulta seja feita na Receita Federal.

--> Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas: esses ganham isenção automaticamente quando fazem a inscrição no Enem

Como pedir a isenção?

Esta é a segunda vez que a isenção será solicitada fora do período de inscrições do Enem. O prazo para solicitar isenção no Enem 2019 é de 1º a 10 de abril.

Passo 1: Informe seu CPF e data de nascimento; responda ao desafio das figuras e clique em enviar.

Passo 2: Confira se você se adequa a alguma das três situações que garantem isenção. Leia as orientações sobre como proceder. Clique em "Li e concordo" para avançar e depois clique em continuar.

Clique para ampliar

Passo 3: Confira seus dados pessoais. Caso não estejam corretos, entre em contato com o 0800 616161. Preencha os dados de endereço. Clique em continuar.

Clique para ampliar

Passo 4: Indique a situação relacionada ao ensino médio. O sistema apresentará caminhos específicos para cada realidade.

Se marcar “Já conclui o ensino médio” 
1) Responda se obteve a Certificação pelo Encceja 2018.  
2) Se obteve, indique o tipo de escola que você frequentou. Se não obteve, indique o tipo de escola  que você frequentou. 
3) Informe a modalidade de ensino, a série e o ano de conclusão. 

Se marcar “Estou cursando a última série/ano do ensino médio” 
1) Indique o tipo de escola que você frequentou. 
2) Informe a modalidade de ensino, a série e o ano de conclusão.  
3) Na tela seguinte, informe a UF, o município e o nome (ou parte dele) da escola. Caso sua escola não  seja listada, clique em “Não localizei minha escola”. No caso de “Aluno não encontrado”, clique na  declaração para avançar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se marcar “Estou cursando o ensino médio, mas não concluirei no ano letivo de 2019” 
1) Indique o tipo de escola que você frequentou. Se marcar esta opção, você participa do Enem como treineiro.

Passo 5: Se você tem o Número de Identificação Social (NIS), informe-o ou use a ferramenta "Consulte o NIS". Se você não tem o NIS, marque a opção correspondente. Clique em "confirmo minhas informações" para continuar.

Passo 6: Confira todos os dados. Se estiverem corretos, clique em "Confirmo meus dados". Caso não, volte para corrigir.

Passo 7: Responda no questionário socioeconômico todas as questões referentes a você e a sua família. Você poderá ser eliminado e até processado criminalmente se declarar alguma informação falsa.

Clique para ampliar

Passo 8: Informe um número de telefone fixo, um número de telefone celular, e um e-mail único. Confirme o celular e o e-mail. Clique em “Continuar”.

Passo 9: Crie uma senha, confirme e clique em "Continuar".

Passo 10: Confira todos os seus dados novamente e clique em "Enviar solicitação". Se o procedimento foi realizado com sucesso, irá aparecer a seguinte tela:

Clique para ampliar

O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 será divulgado no dia 17 de abril. Quem não conseguir o benefício poderá entrar com recurso entre os dias 22 e 26 de abril. O resultado definitivo sairá no dia 2 de maio.

Os estudantes que conseguirem a isenção não estarão automaticamente inscritos no Enem 2019. Eles precisam se inscrever junto com os demais candidatos, entre os dias 6 e 17 de maio.

Posso pedir isenção durante as inscrições do Enem?

Excepcionalmente, alunos do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ganham a isenção durante todo o prazo de inscrições do Enem. Para isso, basta informar os dados escolares que o sistema não gera o boleto de pagamento e a inscrição é confirmada.

Ausentes

Quem conseguiu a isenção no Enem 2018, faltou às provas e quer solicitar isenção novamente em 2019 precisa justificar a ausência no exame do ano passado.

A justificativa também será recebida entre 1 e 10 de abril, na Página do Participante. É preciso anexar documentos oficiais como atestado médico, boletim de ocorrência e outros. 

Veja: Como justificar ausência no Enem para pedir isenção

Se você foi isento, faltou ao Enem e não vai mais fazer a prova, não precisa apresentar nenhuma justificativa. O Inep não pede ressarcimento de nenhum valor. 

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.

UEM publica resultado do Vestibular de Verão e PAS 2019
Selecionados já podem fazer matrículas on-line. Prazo segue aberto até dia 21 de janeiro.

UFBA abre inscrições para Vestibular 2020
Seleção é específica para quem fez o Enem 2019 e tem interesse em cursos de artes e música

SiSU 2020/1 ofertará mais vagas que o ano passado
Somente pode participar do Sistema de Seleção Unificada quem fez o Enem 2019. Notas foram liberadas há pouco.

Enem 2019: resultado é disponibilizado pelo Inep
Com as notas do Enem em mãos, estudantes podem participar de programas como o SiSU, o ProUni e o Fies.

Resultado do Vestibular 2020 da UFGD é publicado
A UFGD ainda não disponibilizou o cronograma com dias e horário de matrículas dos selecionados

Etecs soltam classificação do Vestibulinho 2020/1
O Vestibulinho preencheraá 86.939 vagas que estão distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

Inscrições do Vestibular 2020 da Ufopa são finalizadas
Estudantes serão avaliados por meio das notas do Enem edições de 2018 ou 2019

Unicamp divulga respostas esperadas da 2ª fase do Vestibular 2020
Conforme o calendário do processo seletivo, a lista de aprovados deve ser liberada no dia 10 de fevereiro

UFJF solta resultado do PISM 2020
os aprovados deverão passar pelas duas etapas exigidas pela UFJF para as matrículas. Os participantes da primeira e da segunda etapa terão acesso ao boletim de desempenho no dia 18 de março. 

IFNMG disponibiliza relação de aprovados no Vestibular 2020
Os aprovados deverão se matricular entre os dias 20 e 22 deste mês, no campus onde foi aprovado.