1. Home
  2. Notícias
  3. Inscrições para a lista de espera do ProUni 2018/2 já podem ser realizadas

Inscrições para a lista de espera do ProUni 2018/2 já podem ser realizadas

Os interessados podem participar até às 23h59 de amanhã (31) para a manifestação de interesse por bolsas remanescentes.

Publicado por Érica Caetano em 30 de Julho de 2018 às 10:00 em Notícias

Compartilhe


O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 30 de julho, o prazo de inscrições para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2018/2. Os interessados podem participar até às 23h59 de amanhã (31) para a manifestação de interesse por bolsas remanescentes.

Lista de Espera do ProUni 2018/2

Podem participar da lista de espera do ProUni 2018/2, o candidato que manifestar seu interesse por meio da página do Programa na internet, no período estipulado e citado acima. Ele deverá ter feito suas inscrições no ProUni e não ter ficado com vagas nas duas chamadas regulares da edição do segundo semestre de 2018.

Tire suas dúvidas sobre o ProUni!

É preciso também ter obtido média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e nota acima de zero na redação; ser de escola pública ou bolsista integral em colégio particular, exceto nos casos dos professores e das Pessoas com Deficiência (PcD); comprovar renda, com exceção dos professores da rede pública.

Quem tem renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa pode concorrer às bolsas integrais (totalmente gratuitas). Aqueles com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa contam com a oportunidade de se inscrever para as bolsas de 50%.

1a e 2a opção de curso

A lista de espera se divide em primeira e segunda opções de curso. A participação da lista de espera para a primeira opção de curso destina-se àqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares do ProUni; e quem foi pré-selecionado na segunda opção de curso e reprovado pela não formação de turma.

Já a participação da lista de espera para a segunda opção de curso é destinada para candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, caso não tenha havido formação de turma na primeira opção de curso; participantes que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares, caso não tenha havido oferta de bolsas na primeira opção de curso; quem foi pré-selecionado na primeira opção de curso e reprovado pela não formação de turma.

A listagem estará disponível no Sisprouni para consulta pelas instituições no dia 02 de agosto. Aqueles que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do ProUni deverão comparecer às instituições e entregar a documentação comprobatória das informações prestadas na inscrição no período de 03 a 06 de agosto.

ProUni 2018/2

Puderam participar os estudantes que participaram do Enem 2017, com média mínima de 450 pontos na prova objetiva, sem ter zerado a prova de redação. Além disso, o candidato não pode ser portador de diploma em curso superior e comprovar pelo menos uma das seguintes condições:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, no exercício da docência na educação básica e constituindo o quadro de pessoal definitivo da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, Pedagogia e normal superior.

O ProUni 2018/2 disponibilizou 174.289 bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino superior particulares, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais.

Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do ProUni ou pelo telefone 0800 616161.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.