Logo Super Vestibular

Geografia Urbana e Urbanização no Enem

O tema da urbanização no Enem vem proporcionando algumas questões difíceis e que exigem bastante raciocínio por parte do candidato.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A urbanização e o funcionamento das cidades são temas recorrentes no Enem
A urbanização e o funcionamento das cidades são temas recorrentes no Enem

Olá, pessoal! O tema da dica de Geografia para o Enem de hoje é o espaço urbano e a urbanização.

A urbanização corresponde ao processo de crescimento das cidades nos aspectos territoriais e demográficos, com o crescimento da população urbana em relação ao número de habitantes do meio rural. A presença do tema da Urbanização no Enem é bastante comum e costuma envolver tantos os aspectos intraurbanos, ou seja, as características do processo de urbanização em si, quanto os aspectos da sua ocorrência nas diferentes partes do mundo, com destaque para o Brasil. Confira a análise de dois exemplos a seguir:

______________________________________________________________________________

Exemplo 01: pergunta sobre as características do processo de urbanização no Enem 2013
Exemplo 01: pergunta sobre as características do processo de urbanização no Enem 2013

Nessa questão, o enunciado traz um trecho de uma importante autora brasileira sobre a urbanização, conceituando basicamente esse fenômeno e apontando as carências no que diz respeito ao não atendimento das necessidades básicas de parte da população. Em seguida, indaga-se qual é o principal fator responsável pelo crescimento das áreas periféricas.

Em termos gerais, as periferias das grandes cidades expandem-se de forma acelerada e desordenada, o que dificulta o estabelecimento de infraestruturas mínimas, incluindo o saneamento básico em alguns casos. Essa expansão está relacionada com a valorização constante do solo, que transforma a terra em mercadoria, encarece o preço dos terrenos e induz a população menos abastada a residir em áreas cada vez mais distantes dos grandes centros urbanos. Tal valorização, podemos dizer, é fruto da especulação imobiliária, que no Brasil vem adquirindo patamares muito elevados e, além de contribuir para a formação de novas áreas periféricas em cidades médias e áreas metropolitanas, também intensifica a existência da segregação urbana. Portanto, na questão acima, a alternativa correta é a letra A.

______________________________________________________________________________

Exemplo 02: uma questão sobre a urbanização em diferentes áreas do mundo
Exemplo 02: uma questão sobre a urbanização em diferentes áreas do mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O texto da questão aborda a urbanização nos continentes asiático, africano e americano, colocando que existem semelhanças e diferenças entre uma localidade e outra, o que está relacionado com a complexidade do fenômeno urbano. É importante, nesse caso, entender que esses três continentes citados compõem juntos quase a totalidade do mundo subdesenvolvido contemporâneo e que as suas respectivas urbanizações ocorreram de forma tardia, ou seja, com o processo de modernização e industrialização acontecendo de forma mais atrasada e recente.

Os países subdesenvolvidos só conheceram uma industrialização mais acentuada a partir da segunda metade do século XX, o que foi operacionalizado em grande parte pelas empresas multinacionais que passaram a instalar-se nesses territórios. Com isso, houve nessas localidades uma urbanização acelerada e descontrolada, incentivada principalmente pelo chamado êxodo rural ou migração campo-cidade, formando algumas das maiores aglomerações urbanas do mundo, a exemplo de cidades como Bombaim, Cidade do México, Joanesburgo e São Paulo. Trata-se, portanto, de um fator demográfico, indicado corretamente pela letra C.

______________________________________________________________________________

Portanto, o candidato que deseja preparar-se corretamente para o Enem, ao estudar o tema da urbanização, deve primeiramente compreender alguns fatores internos e inerentes à ideia de espaço urbano como um todo, tais como: as cidades, tipos de cidades, cidades mundiais, poluição nas grandes cidades, rede urbana, problemas ambientais urbanos, lixo urbano, megalópoles, conurbação, favelização e os problemas da urbanização.

Em segundo lugar, o candidato também deve atentar a temas referentes à ocorrência da urbanização em diferentes lugares do mundo, e isso inclui o Brasil. Por isso, citam-se os seguintes assuntos: urbanização brasileira, espaço urbano brasileiro, urbanização europeia, as metrópoles norte-americanas, urbanização no mundo subdesenvolvido, problemas sociais nas cidades do Brasil, violência urbana no Brasil e a metropolização e desmetropolização no Brasil.

Por hoje as dicas terminam aqui. Bons estudos e não deixem de comentar e compartilhar as suas dúvidas! Até a próxima dica!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.