Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Geografia da População no Enem

É frequente a ocorrência de questões sobre Geografia da População no Enem. Dessa forma, cabe ao candidato muita atenção sobre os conceitos e dinâmicas demográficas.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A Geografia da população estuda a dinâmica demográfica sobre o espaço
A Geografia da população estuda a dinâmica demográfica sobre o espaço

Olá, a todos! Hoje a nossa dica é sobre Geografia da População no Enem.

A Geografia da População é a área do conhecimento responsável por investigar a dinâmica demográfica no que concerne aos seus efeitos sobre o espaço geográfico. Assim, mais do que somente saber o número de habitantes de um determinado local e suas taxas de crescimento, é importante a compreensão sobre as dinâmicas de mobilidade, comportamento e qualidade de vida.

Questões sobre a População no Enem são bastante comuns. Nas últimas provas, sempre houve pelo menos um exercício sobre o tema a cada ano, o que comprova a necessidade que o estudante possui de compreender os seus principais pontos, bem como atentar para os tipos de perguntas que costumam ser cobradas. Confira o exemplo a seguir:


Questão do Enem de 2012 sobre a dinâmica populacional

O exercício apresenta dois gráficos, que nada mais são do que versões simplificadas de uma pirâmide etária. Basicamente, esse tipo de gráfico apresenta a proporção de homens e mulheres em relação ao todo sobre cada faixa de idade. Assim, pirâmides de base larga e topo mais fino indicam uma população predominantemente jovem, enquanto o contrário indica uma população com mais idosos.

No caso acima, há uma pirâmide sobre a população rural do Brasil entre os anos de 1991 e 2010 e outra sobre a população urbana no mesmo período. A diferença mais notável é que a primeira, sobre a população do campo, possui uma base mais larga, ou seja, apresenta um número maior de nascimentos e, portanto, uma taxa de fecundidade maior em relação à população urbana, o que já é suficiente para que o candidato chegue ao gabarito da questão, que é a letra A.

Para quem não sabe, taxa de fecundidade nada mais é do que o número de filhos por mulher em uma dada região durante um determinado período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Perceba, portanto, que o domínio sobre alguns conceitos básicos de demografia também é algo extremamente importante para que o candidato se saia bem nesse tipo de questão. Por esse motivo, o indicado é iniciar os estudos sobre esses conceitos, tais como taxa de natalidade, mortalidade, crescimento vegetativo, entre outros. Neste link, você pode conferir um resumo sobre esses e outros conceitos.

Todavia, lembre-se de que apenas conceitos aleatórios não serão suficientes. É preciso compreender a dinâmica populacional. Por isso, alguns temas são igualmente relevantes, como as migrações, sejam elas internas, internacionais, do tipo campo-cidade, entre outras.

Não menos importantes são as teorias demográficas. Elas basicamente versam sobre o comportamento da população e os seus ciclos de crescimento. As principais teorias são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a da transição demográfica. Com esses conhecimentos, é possível entender melhor as características da população brasileira, mundial e de vários pontos do planeta, como a China, a Índia e a Europa.

Para finalizar os seus estudos, procure sempre se manter informado sobre ocorrências que envolvam os temas estudados. Manchetes sobre migrações e crescimentos populacionais estão sempre presentes entre os principais jornais, portanto, mesmo pela internet, vale a pena manter-se a par de eventuais casos que podem ser questionados pelo Enem.

Bons estudos e até a próxima semana, com mais dicas de Ciências Humanas para o Enem!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023