Logo Super Vestibular

Geografia da População no Enem

É frequente a ocorrência de questões sobre Geografia da População no Enem. Dessa forma, cabe ao candidato muita atenção sobre os conceitos e dinâmicas demográficas.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A Geografia da população estuda a dinâmica demográfica sobre o espaço
A Geografia da população estuda a dinâmica demográfica sobre o espaço

Olá, a todos! Hoje a nossa dica é sobre Geografia da População no Enem.

A Geografia da População é a área do conhecimento responsável por investigar a dinâmica demográfica no que concerne aos seus efeitos sobre o espaço geográfico. Assim, mais do que somente saber o número de habitantes de um determinado local e suas taxas de crescimento, é importante a compreensão sobre as dinâmicas de mobilidade, comportamento e qualidade de vida.

Questões sobre a População no Enem são bastante comuns. Nas últimas provas, sempre houve pelo menos um exercício sobre o tema a cada ano, o que comprova a necessidade que o estudante possui de compreender os seus principais pontos, bem como atentar para os tipos de perguntas que costumam ser cobradas. Confira o exemplo a seguir:


Questão do Enem de 2012 sobre a dinâmica populacional

O exercício apresenta dois gráficos, que nada mais são do que versões simplificadas de uma pirâmide etária. Basicamente, esse tipo de gráfico apresenta a proporção de homens e mulheres em relação ao todo sobre cada faixa de idade. Assim, pirâmides de base larga e topo mais fino indicam uma população predominantemente jovem, enquanto o contrário indica uma população com mais idosos.

No caso acima, há uma pirâmide sobre a população rural do Brasil entre os anos de 1991 e 2010 e outra sobre a população urbana no mesmo período. A diferença mais notável é que a primeira, sobre a população do campo, possui uma base mais larga, ou seja, apresenta um número maior de nascimentos e, portanto, uma taxa de fecundidade maior em relação à população urbana, o que já é suficiente para que o candidato chegue ao gabarito da questão, que é a letra A.

Para quem não sabe, taxa de fecundidade nada mais é do que o número de filhos por mulher em uma dada região durante um determinado período.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Perceba, portanto, que o domínio sobre alguns conceitos básicos de demografia também é algo extremamente importante para que o candidato se saia bem nesse tipo de questão. Por esse motivo, o indicado é iniciar os estudos sobre esses conceitos, tais como taxa de natalidade, mortalidade, crescimento vegetativo, entre outros. Neste link, você pode conferir um resumo sobre esses e outros conceitos.

Todavia, lembre-se de que apenas conceitos aleatórios não serão suficientes. É preciso compreender a dinâmica populacional. Por isso, alguns temas são igualmente relevantes, como as migrações, sejam elas internas, internacionais, do tipo campo-cidade, entre outras.

Não menos importantes são as teorias demográficas. Elas basicamente versam sobre o comportamento da população e os seus ciclos de crescimento. As principais teorias são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a da transição demográfica. Com esses conhecimentos, é possível entender melhor as características da população brasileira, mundial e de vários pontos do planeta, como a China, a Índia e a Europa.

Para finalizar os seus estudos, procure sempre se manter informado sobre ocorrências que envolvam os temas estudados. Manchetes sobre migrações e crescimentos populacionais estão sempre presentes entre os principais jornais, portanto, mesmo pela internet, vale a pena manter-se a par de eventuais casos que podem ser questionados pelo Enem.

Bons estudos e até a próxima semana, com mais dicas de Ciências Humanas para o Enem!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.