Logo Super Vestibular

Fontes de Energia no Enem

A temática das fontes de energia no Enem costuma exigir um grande conhecimento e capacidade de raciocínio por parte dos candidatos sobre os diferentes tipos e aplicações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Para a prova do Enem, é importante conhecer as diversas fontes de energia existentes
Para a prova do Enem, é importante conhecer as diversas fontes de energia existentes

Olá, pessoal! Como estão os estudos? Hoje as dicas serão para questões referentes às fontes de energia no Enem.

A banca de elaboração das provas tem gostado muito dessa temática, pois ela encaixa-se no estilo de prova do exame no sentido de estimular o raciocínio por parte do estudante, além de oferecer um campo extenso de questões para as ciências humanas e da natureza.

O exemplo a seguir é uma questão sobre fontes de energia no Enem de 2010. Ela exige do aluno, além do conhecimento sobre as mais diversas formas de produção de energia, um raciocínio para concluir a melhor opção diante de uma situação-problema.

Questão do Enem sobre fontes de energia
Questão do Enem sobre fontes de energia

No enunciado do exercício, é dada a missão de se instalar uma matriz elétrica de menor impacto ambiental em um município com as seguintes características:

1. encontra-se em um vale cercado por montanhas – isso atrapalha a circulação dos ventos, inviabilizando a utilização de energia eólica;

2. a cidade é cruzada por um rio, que é utilizado pela população – a importância econômica do rio faz com que seja pouco recomendado o seu represamento para a instalação de hidrelétricas;

3. pequena extensão territorial – o que permite a utilização de fontes de energia que não possuem grande produtividade;

4. incidência solar o ano todo – tal fator permite a implantação de energia solar fotovoltaica, que, apesar de não ter uma grande produtividade, não será problema pela baixa demanda do pequeno município.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois vale lembrar que as demais fontes de energia apresentadas pelas alternativas ou são muito poluentes ou são inviabilizadas pela Geografia do local.

Esse é o tipo de questão que privilegia, portanto, aqueles candidatos que estudaram a fundo todas as fontes de energia, conhecendo os seus riscos e as condições para a sua implantação. O curioso é que, em 2012, a prova apresentou uma questão similar, como podemos ver nessa outra análise.

Por isso, para preparar-se para a prova, você pode consultar alguns textos do Mundo Educação sobre as fontes de energia (hidroelétrica, solar, eólica, nuclear, térmica, das marés) e recursos energéticos, a exemplo do petróleo, biocombustíveis, gás natural, carvão mineral e xisto betuminoso. Estar por dentro dos debates sobre as fontes alternativas de energia também é importante.

Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre questões envolvendo o espaço geográfico do nosso país, como as fontes de energia no Brasil. Nesse caso, é preciso lembrar que aqui a energia predominante é a hidroelétrica, existindo alguns parques eólicos no Nordeste e nucleares no Sudeste. Outras questões, como as usinas de Itaipu e Belo Monte, também podem aparecer no questionário da prova.

E por hoje é só! Não deixem de estudar e acompanhar as notícias sobre esse tema, que é bastante polêmico e atual. Até a próxima dica, pessoal!

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.