Logo Super Vestibular

Enem e Sisutec

Inscrições são abertas semestralmente para quem concluiu o ensino médio e participou do Enem.

Publicado por Wanja Borges
Cursos técnicos gratuitos
Cursos técnicos gratuitos

O modelo de sucesso do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) inspirou o Ministério da Educação (MEC) a desenvolver uma plataforma educacional específica para os cursos técnicos gratuitos: o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Criado no segundo semestre de 2013, o sistema é voltado para estudantes que concluíram o ensino médio, prioritariamente na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsistas integrais, e que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com desempenho superior a zero na redação.

A inscrição pode ser feita semestralmente, apenas pela internet, mediante número de inscrição e senha usados no último Enem. Além de escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, turnos e instituições, o candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas reservadas para oriundos da rede pública ou para negros, pardos e indígenas. Enquanto as inscrições estiverem abertas, o sistema também permite a alteração das opções do candidato. Os mais bem classificados em cada curso, conforme as notas do Enem e a última inscrição confirmada, são selecionados automaticamente. 

Das vagas oferecidas, 85% são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares, independentemente da renda. Já nas instituições da rede federal, 50% das vagas destinam-se aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, per capita, oriundos da rede pública. Para autodeclarados negros, pardos e indígenas, o percentual depende dos dados populacionais mais recentes da respectiva Unidade Federativa, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados
 
Em sua primeira edição, 383.080 candidatos disputaram as 239.792 vagas oferecidas em cursos técnicos gratuitos, ministrados por 586 instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, entre elas, institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais, redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, universidades privadas, escolas técnicas privadas e instituições do Sistema S.

Em 2014 aconteceram duas edições do Sisutec. A do primeiro semestre registrou 527.730 inscritos para 293.738 vagas em 937 instituições de ensino. No segundo semestre foram mais de 300 mil candidatos para 289.341 vagas.

Em 2015 a oferta de vagas diminuiu e só teve uma edição, a qual ofereceu 83.641 vagas em 133 cursos. O número de inscritos foi 72.238. Mais informações no site http://sisutec.mec.gov.br

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.