Logo Super Vestibular

Enem e ProUni

Prouni utiliza a média da última edição do Enem como critério de seleção para a concessão de bolsas de estudo.

Publicado por Wanja Borges
Através do desempenho do estudante no Enem, Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas
Através do desempenho do estudante no Enem, Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas

O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2004, com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de instituições privadas de educação superior. Como critério de seleção, o programa utiliza a média do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que ultrapasse o valor mínimo de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Isso significa que a garantia das bolsas de estudos está diretamente vinculada ao bom desempenho do candidato no Exame. 

Saiba mais sobre o ProUni

Contudo, para participar da seleção o estudante também precisa preencher alguns requisitos socioeconômicos, como: ter renda familiar per capita de até três salários mínimos, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou parte do ensino médio em escola privada com bolsa integral, ser portador de deficiência física ou ser professor da rede pública de ensino básico, concorrente de cursos de pedagogia, normal superior ou de licenciatura. Nesse último caso a média no Enem não é exigida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ProUni é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do primeiro e segundo semestres. As inscrições são feitas pelo site do ProUni através de CPF, número de inscrição no Enem do ano anterior e senha. No ato da inscrição, o candidato informa duas opções de curso, instituição e tipo da bolsa (parcial ou integral).

Veja também

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.