Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Por que fazer
  4. Enem e certificação de Ensino Médio

Enem e certificação de Ensino Médio

Até 2016, os candidatos que não tinham concluído o ensino médio podiam solicitar o certificado com as notas do Enem.

Publicado por Rafael Batista
É possível obter certificado do ensino médio através do Enem.
É possível obter certificado do ensino médio através do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 2008 com objetivo de medir a qualidade do ensino médio no país por meio da avaliação do desempenho dos estudantes no final da educação básica. No decorrer de suas realizações várias outras finalidades o foram atribuídas, entre elas a sua utilização para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Até a edição de 2016 era possível obter a atestado de conclusão do ensino médio, desde que atendidos alguns requisitos. Neste caso, era necessário ter 18 anos completos até o primeiro dia de prova e informar a opção de utilização das notas para este fim no ato da inscrição.

Nota exigida

Outra condição para obter o certificado era o alcance de, pelo menos, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso não alcançasse a nota esperada em todas as disciplinas, era possível solicitar, junto à instituição certificadora, uma declaração parcial de proficiência. Assim, no próximo exame o candidato poderia obter a nota nas áreas que já conseguiu em edições anteriores do Enem.

A certificação não era feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), esta função era das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais, devidamente cadastrados para tal fim.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a formalização do pedido com a entrega da documentação, o certificado ou declaração de proficiência ficavam prontos no prazo de 45 a 90 dias úteis. Durante esse período, o estudante recebia um certificado parcial, que podia ser usado para matrícula no ensino superior.

Documentos exigidos para certificação:

Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
Comprovante de endereço com CEP (cópia);
Boletim de desempenho do último Enem (cópia);
Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

Mudanças

A partir da edição de 2017, o MEC excluiu a possibilidade de obter certificação do ensino médio pelo Enem. Os estudantes que desejarem obter esse certificado devem se inscrever em avaliações próprias, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.