1. Home
  2. Enem
  3. Por que fazer
  4. Enem e certificação de Ensino Médio

Enem e certificação de Ensino Médio

Até 2016, os candidatos que não tinham concluído o ensino médio podiam solicitar o certificado com as notas do Enem.

Publicado por Rafael Batista em Por que fazer

Compartilhe

É possível obter certificado do ensino médio através do Enem.
É possível obter certificado do ensino médio através do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 2008 com objetivo de medir a qualidade do ensino médio no país por meio da avaliação do desempenho dos estudantes no final da educação básica. No decorrer de suas realizações várias outras finalidades o foram atribuídas, entre elas a sua utilização para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

Até a edição de 2016 era possível obter a atestado de conclusão do ensino médio, desde que atendidos alguns requisitos. Neste caso, era necessário ter 18 anos completos até o primeiro dia de prova e informar a opção de utilização das notas para este fim no ato da inscrição.

Nota exigida

Outra condição para obter o certificado era o alcance de, pelo menos, 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. Caso não alcançasse a nota esperada em todas as disciplinas, era possível solicitar, junto à instituição certificadora, uma declaração parcial de proficiência. Assim, no próximo exame o candidato poderia obter a nota nas áreas que já conseguiu em edições anteriores do Enem.

A certificação não era feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), esta função era das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais, devidamente cadastrados para tal fim.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a formalização do pedido com a entrega da documentação, o certificado ou declaração de proficiência ficavam prontos no prazo de 45 a 90 dias úteis. Durante esse período, o estudante recebia um certificado parcial, que podia ser usado para matrícula no ensino superior.

Documentos exigidos para certificação:

Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
Comprovante de endereço com CEP (cópia);
Boletim de desempenho do último Enem (cópia);
Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

Mudanças

A partir da edição de 2017, o MEC excluiu a possibilidade de obter certificação do ensino médio pelo Enem. Os estudantes que desejarem obter esse certificado devem se inscrever em avaliações próprias, como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.