Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes. Enem somente em vagas remanescentes

Publicado por Érica Caetano
Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes
Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes

Podemos observar que cresce a cada ano o número de instituições de ensino superior que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no lugar de seus processos seletivos tradicionais, os famosos vestibulares. No entanto, mesmo com o crescimento de universidades aderindo ao Enem, ainda existem algumas poucas que só o aproveitam como forma de ingresso para as vagas remanescentes. Mas como funciona o processo para concorrer a essas vagas aproveitando o Exame?

Para poder participar dessa seleção utilizando o desempenho no Enem é muito simples, funciona assim: após terem sido realizadas todas as chamadas do processo seletivo da instituição, é aberto um novo edital para preenchimento das vagas remanescentes com os pré-requisitos para os interessados poderem concorrer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O candidato deve realizar a inscrição utilizando o seu número de cadastro do Enem. Como não é necessário corrigir nenhuma prova, somente avaliar o desempenho no Exame, o resultado sai de forma bem rápida, sendo possível ser divulgado em alguns dias após o fim do período de inscrição dos interessados.

As vagas remanescentes são aquelas que restam após todas as chamadas do processo seletivo terem sido realizadas, daqueles cursos em que o número de vagas ofertadas foi maior do que a quantidade de inscritos aprovados, e não em razão de não terem sido preenchidas na primeira convocação do vestibular, como algumas pessoas acreditam.

Veja também

Acesse resultado do Vestibular de Verão 2020 da Udesc
Mais de 8 mil candidatos concorreram a mais de 1,3 mil vagas em cursos presenciais e a distância

Unisc publica listão de aprovados no Vestibular 2020
Selecionados para vagas em cursos presenciais e a distância devem fazer registro acadêmico de 11 a 17 de dezembro

Confira resultado do Vestibular 2020 da UERR
Mais de 3,6 mil candidatos participaram da seleção. Medicina, Direito e Enfermagem foram os cursos mais procurados.  

UnB realiza provas da 2ª Certificação de Habilidades Específicas 2019
Documento é específico para candidatos a cursos que exigem aptidão como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas e Música

Já estão disponíveis os gabaritos do Vestibular Unificado 2020 da UFSC e UFFS
Aqueles que queiram interpor recursos contra os gabaritos preliminares poderão apresentá-los pelo site da UFSC, até às 18h de hoje, 10 de dezembro.

UECE solta resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para a segunda segunda deverão fazer provas no dias 15 e 16 de dezembro

Enem 2019: começam provas para presos e participantes da reaplicação
Hoje, inscritos fazem redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. Amanhã, será vez de matemática e ciências da natureza.

PUC Campinas divulga resultado do Vestibular 2020 para Medicina
Agora, os aprovados deverão se matricular ainda esta semana, nos dias 11 e 12 seguintes. Eles deverão consultar as orientações e os documentos listados no Manual do Candidato.

Fuvest divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para próxima etapa do maior vestibular brasileiro farão agora provas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020

Fatecs soltam gabaritos e cadernos de provas do Vestibular 2020
As provas foram aplicadas ontem, dia 08, às 13h e os candidatos tiveram que responder 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

Provas do Vestibular 2020/1 da Famerp começam hoje
Elas terão continuidade amanhã, 10 de dezembro, das 14h às 18h. Estão sendo ofertadas pela Famerp 160 vagas no Vestibular 2020.

Provas do Vestibular 2020/1 da UniRV acontecem hoje
As provas do processo seletivo serão aplicadas às 14h, nas cidades de Rio Verde e Caiapônia. É recomendável chegar com antecedência e estar munido do documento oficial de identidade com foto.