1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes

Enem para vagas remanescentes. Enem somente em vagas remanescentes

Publicado por Érica Caetano em Dicas para o Enem

Compartilhe

Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes
Algumas universidades ainda não aderiram ao Enem como vestibular, mas utilizam o seu desempenho para o ingresso em vagas remanescentes

Podemos observar que cresce a cada ano o número de instituições de ensino superior que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no lugar de seus processos seletivos tradicionais, os famosos vestibulares. No entanto, mesmo com o crescimento de universidades aderindo ao Enem, ainda existem algumas poucas que só o aproveitam como forma de ingresso para as vagas remanescentes. Mas como funciona o processo para concorrer a essas vagas aproveitando o Exame?

Para poder participar dessa seleção utilizando o desempenho no Enem é muito simples, funciona assim: após terem sido realizadas todas as chamadas do processo seletivo da instituição, é aberto um novo edital para preenchimento das vagas remanescentes com os pré-requisitos para os interessados poderem concorrer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O candidato deve realizar a inscrição utilizando o seu número de cadastro do Enem. Como não é necessário corrigir nenhuma prova, somente avaliar o desempenho no Exame, o resultado sai de forma bem rápida, sendo possível ser divulgado em alguns dias após o fim do período de inscrição dos interessados.

As vagas remanescentes são aquelas que restam após todas as chamadas do processo seletivo terem sido realizadas, daqueles cursos em que o número de vagas ofertadas foi maior do que a quantidade de inscritos aprovados, e não em razão de não terem sido preenchidas na primeira convocação do vestibular, como algumas pessoas acreditam.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFRS solta resultado do Vestibular 2019/1 via Enem

    O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) liberou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o resultado do seu Vestibular 2019/1 via notas do Enem. Agora, os aprovados deverão realizar registro acadêmico nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1º de fevereiro.

  • UEG solta resultado do Vestibular 2019/1 e SAS 3

    A Universidade Estadual de Goiás (UEG) liberou nesta terça-feira, o resultado do vestibular 2019/1 e da 3ª etapa do Sistema de Avaliação Seriada (SAs). Os candidatos deverão realizar matrículas nos dias 24, 25 e 28 de janeiro, na Secretaria Acadêmica do campus da UEG que oferece o curso para o qual o candidato foi classificado e convocado. 

  • Confira resultado do Vestibular 2019 de Medicina da Unisc (RS)

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, soltou na tarde de hoje, 22 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019 do curso de Medicina.