Enem e Fies

Média mínima de 450 pontos na prova do Enem é uma das exigências para solicitar o financiamento estudantil

Publicado por Thaís Dutra em Por que fazer

Compartilhe

FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010
FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está diretamente ligado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por quê? Para ser contemplado com o programa, que é do Ministério da Educação (MEC), é necessário ter feito o Enem, a partir de 2010. Os estudantes podem ter entre 50% e 100% do curso financiado. 

O objetivo do Fies é oferecer financiamento em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda. Como um dos pré-requisitos, exige que os estudantes tenham média de, pelo menos, 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação.

A média do Enem leva em consideração as cinco provas: Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. É a mesma média do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Saiba como calcular a média do Enem

Desde 2018, o programa é dividido em duas modalidades: FIES, que possui juro zero com correção da inflação, e o P-FIES, cuja taxa de juros varia conforme o agente financeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ser contemplado pelo FIES, além de ter feito o Enem, o candidato deverá comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. No P-FIES, a renda sobe para até cinco salários mínimos.

Saiba como se inscrever no Fies

Ao longo do curso, o estudante pagará mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, além de seguro de vida, contratado no momento da assinatura do financiamento. Concluída a graduação, o estudante terá um mês para iniciar o pagamento do saldo devedor, caso tenha renda. 

Desta forma, será feita a amortização e calculado o valor da parcela, que pode variar entre os estudantes em função da renda mensal. Graduados que não possuem renda pagarão apenas o valor mínimo, para quitação do saldo devedor. Esse pagamento será descontado diretamente da renda, ou seja, retido na fonte. 

Para conseguir o financiamento, o estudante também deverá escolher uma forma de fiança. Confira as opções

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.