Logo Super Vestibular

Enem e Fies

Média mínima de 450 pontos na prova do Enem é uma das exigências para solicitar o financiamento estudantil

Publicado por Thaís Dutra
FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010
FIES financia a faculdade de quem fez o Enem a partir de 2010

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) está diretamente ligado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por quê? Para ser contemplado com o programa, que é do Ministério da Educação (MEC), é necessário ter feito o Enem, a partir de 2010. Os estudantes podem ter entre 50% e 100% do curso financiado. 

O objetivo do Fies é oferecer financiamento em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda. Como um dos pré-requisitos, exige que os estudantes tenham média de, pelo menos, 450 pontos no Enem e nota acima de zero na redação.

A média do Enem leva em consideração as cinco provas: Linguagens e Códigos; Redação; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. É a mesma média do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Saiba como calcular a média do Enem

Desde 2018, o programa é dividido em duas modalidades: FIES, que possui juro zero com correção da inflação, e o P-FIES, cuja taxa de juros varia conforme o agente financeiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para ser contemplado pelo FIES, além de ter feito o Enem, o candidato deverá comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. No P-FIES, a renda sobe para até cinco salários mínimos.

Saiba como se inscrever no Fies

Ao longo do curso, o estudante pagará mensalmente o valor da coparticipação, que corresponde à parcela dos encargos educacionais não financiada, além de seguro de vida, contratado no momento da assinatura do financiamento. Concluída a graduação, o estudante terá um mês para iniciar o pagamento do saldo devedor, caso tenha renda. 

Desta forma, será feita a amortização e calculado o valor da parcela, que pode variar entre os estudantes em função da renda mensal. Graduados que não possuem renda pagarão apenas o valor mínimo, para quitação do saldo devedor. Esse pagamento será descontado diretamente da renda, ou seja, retido na fonte. 

Para conseguir o financiamento, o estudante também deverá escolher uma forma de fiança. Confira as opções

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.