1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2018 começa amanhã: o que fazer e o que levar para as provas

Enem 2018 começa amanhã: o que fazer e o que levar para as provas

Portões serão fechados às 13h e as provas terão início às 13h30 (horário de Brasília)

Publicado por Lorraine Vilela em 03 de Novembro de 2018 às 00:15 em Notícias

Compartilhe


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 começa amanhã, 4 de novembro. Os portões serão fechados às 13h e as provas começarão às 13h30 (horário de Brasília). A expectativa é de que mais de 5,5 milhões de estudantes participem do exame. 

Como controlar a ansiedade na véspera do Enem?

Em seu primeiro dia, o Enem terá provas constituídas de 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação, com duração total de 5h30.

No dia 11 de novembro, os participantes darão sequência ao exame e responderão 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática, tudo isso em 5h. 

Locais de prova

Faltando apenas um dia para o Enem 2018, ainda há alguns estudantes que não acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento está disponível somente na Página do Participante e contém o endereço dos locais de prova, a opção de língua estrangeira, os dados pessoais e sinalização do atendimento específico ou especializado (se for necessário). 

É importante que os participantes verifiquem que horas o portão será fechado em seu estado, já que nem todas as regiões seguem o Horário de Brasília. Veja:

Créditos: Inep/MEC

O que levar para o Enem 2018?

Os participantes devem levar para o Enem 2018:

=> Documento de identificação original com foto (não serão aceitos documentos por celular): carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação ou identidade funcional.

=> Caneta esferográfica de tinta preta: é preciso levar caneta de tinta preta que tenha tubo transparente, já que o cartão de leitura óptica com as respostas só detecta corretamente as questões marcadas com a cor preta. 

Os participantes podem levar para o Enem 2018:

=> Cartão de Confirmação de Inscrição impresso: não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação nos dias de provas, mas o Inep recomenda levá-lo para facilitar o acesso aos locais do exame.

=> Água e alimentos leves: por ser uma prova muito longa, é recomendado levar garrafa com água e alimentos leves e nutritivos para o que estudante não se desidrate e não tenha queda de glicose durante o exame. 

Veja também: o que levar e fazer no dia do Enem

Pode levar celular?

O participante pode levar o celular, mas o uso durante a prova é proibido. O aparelho deve ser colocado na embalagem plástica que será entregue pelo fiscal na entrada da sala, a qual deverá ser lacrada e guardada embaixo da cadeira em que o estudante ficará. Recomenda-se que a bateria seja retirada para evitar a eliminação por ativação de alarme ou despertador, por exemplo. 

Veja também: 7 coisas que você NÃO deve fazer no dia do Enem

Chaves, moedas e alarmes de automóveis também precisam ser guardados na embalagem plástica, já que os bolsos dos participantes são fiscalizados pelo detector de metais na entrada e saída dos banheiros. 

Pode levar o caderno de provas ao ir embora?

Os estudantes só poderão levar o caderno de questões quando estiver faltando 30 minutos para o fim do exame. 

No entanto, é permitido que o estudante vá embora do exame após duas horas de prova, mas sem levar o caderno de questões.

Gabarito e resultado do Enem 2018

O gabarito oficial do Enem 2018 será publicado em 14 de novembro. O Inep não aceitará recursos contra a resolução das questões. 

O resultado do Enem 2018 está previsto para o dia 18 de janeiro de 2019

Correção Comentada no Super Vestibular

O Super Vestibular realizará a Correção Comentada do Enem 2018 nos dois domingos de prova, sempre após o término do exame! 

Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, o Super Vestibular terá o gabarito extraoficial e a resolução das questões em tempo real no site e nas redes sociais. 

VEJA TAMBÉM

1 2