1. Home
  2. Notícias
  3. Enem 2015: Espelho da redação e nota do candidato deverão ser liberados juntos

Enem 2015: Espelho da redação e nota do candidato deverão ser liberados juntos

O Inep informou que ainda não foi notificado, mas que recorrerá da decisão judicial

Publicado por Érica Caetano em 04 de Dezembro de 2015 às 12:00 em Notícias

Compartilhe


A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu em julgamento realizado no último dia 02, que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deverá disponibilizar o acesso ao espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto com a nota individual de cada candidato participante. A decisão é válida para todo o território nacional e foi acolhida a partir de recurso do Ministério Público Federal (MPF).

Em 2014, o MPF ajuizou uma ação civil pública solicitando que o órgão realizasse alterações no edital do Exame do referido ano, alegando que a divulgação posterior afrontaria a Constituição, já que o espelho das correções da redação geralmente é disponibilizado após alguns meses da divulgação das notas dos candidatos. 

A medida, ainda de acordo com o MPF, auxiliaria os candidatos a terem mais tempo hábil para recorrer de possíveis correções, equívocos e irregularidades, mesmo a consulta sendo meramente pedagógica.

Procurado pelo SV, o Inep informou que ainda não foi notificado, mas que recorrerá da decisão judicial. O órgão ainda afirmou que já disponibiliza o direito de vistas da redação do Enem para todos os participantes, com fins pedagógicos, e que este procedimento já prevê recursos que garantem segurança ao participante.

Na última edição do Enem, o resultado foi publicado em 13 de janeiro e o espelho da redação em 08 de maio. Ao fim das provas da edição do Exame de 2015, foi informado que o resultado do Enem 2015 deverá ser liberado na primeira semana de janeiro de 2016. 

VEJA TAMBÉM

1 2