Logo Super Vestibular

Dissertação-argumentativa no Enem

A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual cobrado na redação do Enem, é fundamental para quem quer fazer uma boa prova. O candidato deve produzir um texto em prosa sobre temas relacionados com a ordem social, científica, cultural ou política, sempre sob uma perspectiva que contemple princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito. E quanto à estrutura? Que tal aprendermos um pouco mais? O Super Vestibular traz para você dicas de como escrever a dissertação-argumentativa no Enem.

No texto dissertativo-argumentativo, você deverá discorrer sobre um determinado tema (por isso o termo “dissertativo”), expondo sua opinião através de estratégias argumentativas para convencer o leitor (por isso o termo “argumentativo”). Observe a estrutura básica desse tipo de texto e o que deve constar em cada uma das partes que o compõe:

Estrutura básica da dissertação-argumentativa

Introdução: O tema deve ser apresentado na introdução, bem como o recorte que será feito, ou seja, a linha de raciocínio que você escolheu para desenvolver o assunto. Opte pela objetividade, pois é nesse momento que o olhar do leitor será direcionado para suas ideias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desenvolvimento: Não basta mostrar o problema, é preciso expor ideias e argumentos que defendam seu ponto de vista. O desenvolvimento é crucial para seu texto, por isso, ao desenvolver seus argumentos, você deve ser o mais claro possível para que o leitor compreenda integralmente sua opinião, pois disso dependerá seu convencimento. Reserve um parágrafo para cada argumento, isso deixará seu texto mais organizado.

Conclusão: Hora de retomar as ideias expostas na introdução, bem como os principais argumentos que você utilizou para convencer o leitor ao longo do desenvolvimento. Encerre sua redação apresentando sua proposta de intervenção para o problema (lembre-se de que você deve respeitar os princípios éticos descritos no início deste texto). A proposta de intervenção é uma característica da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por isso você deve apresentar uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.