Logo Super Vestibular

Dissertação-argumentativa no Enem

A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual cobrado na redação do Enem, é fundamental para quem quer fazer uma boa prova. O candidato deve produzir um texto em prosa sobre temas relacionados com a ordem social, científica, cultural ou política, sempre sob uma perspectiva que contemple princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito. E quanto à estrutura? Que tal aprendermos um pouco mais? O Super Vestibular traz para você dicas de como escrever a dissertação-argumentativa no Enem.

No texto dissertativo-argumentativo, você deverá discorrer sobre um determinado tema (por isso o termo “dissertativo”), expondo sua opinião através de estratégias argumentativas para convencer o leitor (por isso o termo “argumentativo”). Observe a estrutura básica desse tipo de texto e o que deve constar em cada uma das partes que o compõe:

Estrutura básica da dissertação-argumentativa

Introdução: O tema deve ser apresentado na introdução, bem como o recorte que será feito, ou seja, a linha de raciocínio que você escolheu para desenvolver o assunto. Opte pela objetividade, pois é nesse momento que o olhar do leitor será direcionado para suas ideias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desenvolvimento: Não basta mostrar o problema, é preciso expor ideias e argumentos que defendam seu ponto de vista. O desenvolvimento é crucial para seu texto, por isso, ao desenvolver seus argumentos, você deve ser o mais claro possível para que o leitor compreenda integralmente sua opinião, pois disso dependerá seu convencimento. Reserve um parágrafo para cada argumento, isso deixará seu texto mais organizado.

Conclusão: Hora de retomar as ideias expostas na introdução, bem como os principais argumentos que você utilizou para convencer o leitor ao longo do desenvolvimento. Encerre sua redação apresentando sua proposta de intervenção para o problema (lembre-se de que você deve respeitar os princípios éticos descritos no início deste texto). A proposta de intervenção é uma característica da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por isso você deve apresentar uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.

Veja também

Notas de corte do SiSU 2020/1 já podem ser acessadas
Inscrições serão recebidas até às 23h59 de domingo, 26 de janeiro. Notas de corte são atualidades diariamente.

Estudante supera medo da redação e obtém nota 1000 no Enem
Jovem do Rio Grande do Norte revela como venceu o medo da redação e dá dicas para obter nota máxima no Enem

Unesp Bauru recebe inscrições de seus cursinhos gratuitos para 2020
Ambos têm foco na preparação para as provas de grandes vestibulares paulistas. Processos de seleção diferem de um cursinho para outro.

Unisc publica resultado do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Aprovados para as 40 vagas oferecidas no primeiro semestre devem começar as aulas no dia 26 de fevereiro

IFRN está com inscrições abertas no Vestibular 2020 via Enem
A nota do Enem será a única forma de seleção dos participante. Serão aceitas as edições de 2017, 2018 ou 2019.

UEL publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Agora, os selecionados deverão realizar pré-matrícula virtual a partir das 14h de hoje até às 23h59 do dia 23.

UEMG recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
A seleção será realizada exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as edições de 2017 a 2019.

Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre
Somente podem concorrer às mais de 237 mil vagas estudantes que fizeram o Enem 2019

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.