Dissertação-argumentativa no Enem

A dissertação-argumentativa no Enem deve apresentar a opinião do candidato sobre determinado tema, bem como uma proposta de intervenção para o problema.

Publicado por Luana Castro Alves Perez em Dicas de Linguagens e Redação para o Enem

Compartilhe

A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor
A dissertação-argumentativa deve expor a opinião e os argumentos do candidato, argumentos esses que devem ser coerentes para convencer o leitor

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, tipo textual cobrado na redação do Enem, é fundamental para quem quer fazer uma boa prova. O candidato deve produzir um texto em prosa sobre temas relacionados com a ordem social, científica, cultural ou política, sempre sob uma perspectiva que contemple princípios éticos, como o respeito aos direitos humanos, à diversidade e ao não preconceito. E quanto à estrutura? Que tal aprendermos um pouco mais? O Super Vestibular traz para você dicas de como escrever a dissertação-argumentativa no Enem.

No texto dissertativo-argumentativo, você deverá discorrer sobre um determinado tema (por isso o termo “dissertativo”), expondo sua opinião através de estratégias argumentativas para convencer o leitor (por isso o termo “argumentativo”). Observe a estrutura básica desse tipo de texto e o que deve constar em cada uma das partes que o compõe:

Estrutura básica da dissertação-argumentativa

Introdução: O tema deve ser apresentado na introdução, bem como o recorte que será feito, ou seja, a linha de raciocínio que você escolheu para desenvolver o assunto. Opte pela objetividade, pois é nesse momento que o olhar do leitor será direcionado para suas ideias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desenvolvimento: Não basta mostrar o problema, é preciso expor ideias e argumentos que defendam seu ponto de vista. O desenvolvimento é crucial para seu texto, por isso, ao desenvolver seus argumentos, você deve ser o mais claro possível para que o leitor compreenda integralmente sua opinião, pois disso dependerá seu convencimento. Reserve um parágrafo para cada argumento, isso deixará seu texto mais organizado.

Conclusão: Hora de retomar as ideias expostas na introdução, bem como os principais argumentos que você utilizou para convencer o leitor ao longo do desenvolvimento. Encerre sua redação apresentando sua proposta de intervenção para o problema (lembre-se de que você deve respeitar os princípios éticos descritos no início deste texto). A proposta de intervenção é uma característica da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, por isso você deve apresentar uma solução para o problema a partir dos pontos abordados em sua redação.

VEJA TAMBÉM

1 2