Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Química para o Enem
  5. Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Os métodos de separação de misturas no Enem são cobrados de forma relacionada com tratamentos de água, efluentes e lixo, bem como com processos industriais.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação

Olá, candidatos ao Enem!

A dica de Química para o Enem de hoje é sobre métodos de separação de misturas. Visto que a maioria dos materiais não é encontrada na sua forma pura, isolada, é necessário aplicar os diversos processos de separação de misturas, que podem ser físicos ou químicos, para separar os componentes desejados.

Esse conteúdo vem sendo recorrentemente cobrado no Enem, tendo em vista que essas técnicas são muito empregadas no tratamento de água, na separação do lixo, especialmente a fim de destiná-lo para a reciclagem, e também no tratamento de efluentes, como o esgoto doméstico e os rejeitos industriais e agrícolas.

Visto que o meio ambiente está sendo cada vez mais poluído e que o tema da sustentabilidade está cada vez mais em voga, é de se esperar a presença de questões relacionadas com os métodos de separação de misturas no Enem.

Geralmente as questões de processos de separação de misturas no Enem aparecem relacionadas com esses assuntos de importância ambiental, principalmente o tratamento da água, que utiliza os seguintes processos: sedimentação, decantação, filtração, floculação e flotação. São usados também processos biológicos como a cloração e a fluoretação.

Além dessas técnicas físicas, um -outro método de separação de misturas, que é químico, e que o candidato precisa saber é a destilação.  Esse processo é importante porque, além de ser o mais utilizado em laboratórios, é usado também no refino do petróleo e na produção do álcool.

Um ponto importante que o candidato deve ter em mente e que é uma competência exigida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é entender esses métodos e procedimentos e aplicá-los em diferentes contextos. Em outras palavras, isso significa que você, candidato, deve saber o método de separação de misturas mais indicado para cada caso, como se a mistura for homogênea ou heterogênea. Para ver todos os métodos de separação de misturas e quando cada um se aplica, leia o texto Separação de Misturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora vejamos três questões sobre processos de separação de misturas no Enem:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul
Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul

Resolução: Alternativa “c”.

1- A passagem por eletroímãs para a retirada de materiais metálicos é a separação magnética;

2- O esmagamento da cana promove a retirada do caldo primário, sendo uma extração;

3- O caldo primário passa por filtros, ou seja, há uma filtração.

Exemplo 2: Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul:

Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul
Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

A adição de cloro à água, ou cloração, é o procedimento de desinfecção da água, sendo a única etapa responsável pela eliminação de micro-organismos.

Exemplo 3: Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul:

Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul
Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

O sulfato de alumínio é uma substância que aglutina as impurezas em suspensão na água. Assim, são formados flocos que, com o tempo, sedimentam-se (vão para o fundo do tanque) e são separados. O método que mais se ajusta a esse caso é a flotação, que consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal para arrastar essas impurezas em suspensão para a superfície, facilitando a remoção.

Veja também

UESB publica resultado do Vestibular 2020
A Universidade informou que o edital de matrículas será disponibilizado posteriormente.

Paraíba: Pré-Enem recebe inscrições para turmas de 2020
Preparatório oferece 5,4 mil vagas distribuídas na capital João Pessoa e em mais de 30 municípios do estado

Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados deverão realizar as matrículas virtuais a partir das 09h de amanhã (19) até as 17h.

Confira 2ª chamada do ProUni 2020/1
Estudantes selecionados devem comprovar as informações prestadas no momento da inscrição de hoje até o dia 28 de fevereiro

1ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é divulgada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

UFBA divulga resultado do Vestibular de Artes 2020
Somente puderam se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2019. 

UECE disponibiliza gabaritos do Vestibular EaD 2020
A grade de respostas será publicada na próxima sexta-feira, dia 21. Já os recursos contra os gabaritos serão recebidos nos dias 18 e 19 de fevereiro.

UEPG (PR) prorroga inscrições para Vestibular EaD 2020
Candidatos podem se inscrever até as 12h desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Seleção preencherá de 300 vagas.

UFMG divulga resultado do Vestibular 2020 da Habilidades Específicas
Candidatos fizeram provas teóricas e práticas no início deste mês em Belo Horizonte

1º remanejamento do SSA 2020 da UPE é divulgado
Os aprovados terão que se matricular nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, nos campi para os quais foram aprovados, das 08h às 13h.

UECE aplica provas do seu Vestibular 2020 EaD neste domingo (16)
Locais de prova foram disponibilizados nesta sexta-feira, dia 14. Estão sendo ofertadas 1.625 vagas no Vestibular para cursos a distância (EaD).

2ª chamada do Vestibular 2020 da Unir é divulgada
gora, os aprovados deverão realizar matrículas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.