Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Química para o Enem
  5. Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Dicas sobre Separação de Misturas no Enem

Os métodos de separação de misturas no Enem são cobrados de forma relacionada com tratamentos de água, efluentes e lixo, bem como com processos industriais.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação
Questões sobre separação de misturas no Enem geralmente estão associadas com o tratamento de água. Na figura, temos um tanque de decantação

Olá, candidatos ao Enem!

A dica de Química para o Enem de hoje é sobre métodos de separação de misturas. Visto que a maioria dos materiais não é encontrada na sua forma pura, isolada, é necessário aplicar os diversos processos de separação de misturas, que podem ser físicos ou químicos, para separar os componentes desejados.

Esse conteúdo vem sendo recorrentemente cobrado no Enem, tendo em vista que essas técnicas são muito empregadas no tratamento de água, na separação do lixo, especialmente a fim de destiná-lo para a reciclagem, e também no tratamento de efluentes, como o esgoto doméstico e os rejeitos industriais e agrícolas.

Visto que o meio ambiente está sendo cada vez mais poluído e que o tema da sustentabilidade está cada vez mais em voga, é de se esperar a presença de questões relacionadas com os métodos de separação de misturas no Enem.

Geralmente as questões de processos de separação de misturas no Enem aparecem relacionadas com esses assuntos de importância ambiental, principalmente o tratamento da água, que utiliza os seguintes processos: sedimentação, decantação, filtração, floculação e flotação. São usados também processos biológicos como a cloração e a fluoretação.

Além dessas técnicas físicas, um -outro método de separação de misturas, que é químico, e que o candidato precisa saber é a destilação.  Esse processo é importante porque, além de ser o mais utilizado em laboratórios, é usado também no refino do petróleo e na produção do álcool.

Um ponto importante que o candidato deve ter em mente e que é uma competência exigida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem é entender esses métodos e procedimentos e aplicá-los em diferentes contextos. Em outras palavras, isso significa que você, candidato, deve saber o método de separação de misturas mais indicado para cada caso, como se a mistura for homogênea ou heterogênea. Para ver todos os métodos de separação de misturas e quando cada um se aplica, leia o texto Separação de Misturas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora vejamos três questões sobre processos de separação de misturas no Enem:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul
Questão 55 do Enem 2010 – caderno azul

Resolução: Alternativa “c”.

1- A passagem por eletroímãs para a retirada de materiais metálicos é a separação magnética;

2- O esmagamento da cana promove a retirada do caldo primário, sendo uma extração;

3- O caldo primário passa por filtros, ou seja, há uma filtração.

Exemplo 2: Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul:

Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul
Questão 52 do Enem 2011 – caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

A adição de cloro à água, ou cloração, é o procedimento de desinfecção da água, sendo a única etapa responsável pela eliminação de micro-organismos.

Exemplo 3: Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul:

Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul
Questão 81 do Enem 2013 – caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

O sulfato de alumínio é uma substância que aglutina as impurezas em suspensão na água. Assim, são formados flocos que, com o tempo, sedimentam-se (vão para o fundo do tanque) e são separados. O método que mais se ajusta a esse caso é a flotação, que consiste em adicionar bolhas de ar em uma suspensão coloidal para arrastar essas impurezas em suspensão para a superfície, facilitando a remoção.

Veja também

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.

Udesc libera concorrência do Vestibular de Verão 2020
Fisioterapia, Medicina Veterinária e Design Gráfico são os cursos mais procurados do processo seletivo

Bahiana recebe inscrições para Vestibular 2020/1
Seleção oferta vagas em cursos da área de saúde, como Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e outros