Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. Dicas de Química para o Enem
  5. Dicas sobre a relação ácido-base no Enem

Dicas sobre a relação ácido-base no Enem

O Enem pode abordar a relação ácido-base a partir de aspectos do cotidiano que envolvem os conteúdos de funções inorgânicas, reações de neutralização, equilíbrio químico e pH.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Muitas substâncias do cotidiano têm caráter ácido ou básico. O vinagre e o limão são ácidos, enquanto o bicarbonato de sódio é um sal básico
Muitas substâncias do cotidiano têm caráter ácido ou básico. O vinagre e o limão são ácidos, enquanto o bicarbonato de sódio é um sal básico

E aí, pessoal?! Hoje o Super Vestibular traz para você mais uma importante dica de Química para o Enem. Falaremos sobre o tema: Ácido-base.

Os ácidos e as bases são assuntos inicialmente estudados em Química Inorgânica, pois são duas funções inorgânicas. Segundo a teoria da dissociação iônica de Arrhenius, os ácidos são compostos covalentes (moleculares) que reagem com água, sofrendo ionização e formando soluções que apresentam como único cátion o hidrogênio (H+), ou, mais corretamente, o cátion hidrônio ( H3O+). Já as bases são compostos capazes de dissociar-se em água, liberando íons, dos quais o único ânion é o hidróxido, OH-.

Os ácidos possuem pH menor que sete, e as bases possuem pH maior que sete. Esses dois tipos de compostos podem reagir entre si, neutralizando um ao outro, isto é, tornando o pH do meio neutro (pH = 7). Isso ocorre porque o cátion H+ proveniente do ácido reage com o ânion OH- proveniente da base, formando água. Esse tipo de reação é chamado de reação de neutralização e produz, além da água, um sal.

Além disso, em Química Inorgânica, são estudadas também outras duas funções: os sais e os óxidos, que também podem ser classificados como sais ou óxidos ácidos ou básicos. Veja como isso é determinado nos textos Classificação dos óxidos e Classificação dos sais.

Essa relação ácido-base está presente em várias facetas do nosso cotidiano e envolve outros conteúdos de Química, tais como o deslocamento do equilíbrio químico segundo o Princípio de Le Chatelier, determinadas reações orgânicas, pH, indicadores ácido-base, titulação ácido-base, entre outros.

Por isso, o Enem muitas vezes traz questões que abordam essa relação ácido-base no cotidiano. Vejamos alguns exemplos:

Exemplo 1: Enem 2013 - Neutralização:

Questão 69 do Enem 2013 do caderno azul
Questão 69 do Enem 2013 do caderno azul

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resolução:

Alternativa "e".

A reação descrita no enunciado da questão origina um ácido forte (o ácido sulfúrico – H2SO4) e um sal (Fe2(SO4)3), que, em meio aquoso, sofre hidrólise, formando um ácido forte.

Assim, para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, é preciso neutralizar o meio através do acréscimo de alguma substância básica. É o caso do carbonato de cálcio (CaCO3), que é um sal básico. Sabemos disso porque ele é formado por uma base forte e um ácido forte:

* CaCO3­: cátion → Ca2+ (vem do hidróxido de cálcio, Ca(OH)2, uma base forte);
                ânion → CO32- (vem do ácido carbônico, H2CO3, um ácido fraco).

Ao reagir com a água do meio, sofre hidrólise, produzindo o hidróxido de cálcio — a base forte que neutraliza o meio. O outro produto é o ácido carbônico, que se degrada e deixa o meio básico:

CaCO3(s) + H2O(l) ↔ Ca(OH)2 + H2CO3 ↔ Ca(OH)2 + CO2(g) + H2O(l)

Exemplo 1: Enem 2012 – Neutralização e pH:

Questão 69 do Enem 2012 do caderno azul
Questão 69 do Enem 2012 do caderno azul

Resolução:

Alternativa "c".

O enunciado da questão diz que o cheiro forte e desagradável dentro da geladeira é proveniente das aminas, que são básicas (se desejar, leia o texto Classificação e basicidade das aminas). Assim, para amenizar o odor, é preciso utilizar substâncias ácidas para neutralizar o meio. Entre as opções apontadas nas alternativas, sabe-se que o limão e o vinagre (ácido acético) são ácidos.

Além disso, a tabela dada mostra que a concentração de íons H3O+ é, respectivamente, 10-2 e 10-3, o que significa que o pH deles é igual a 2 e 3, por isso são bastante ácidos (as substâncias ácidas possuem pH menor que sete).

Veja também

FGV Rio solta local de prova do Vestibular 2020
Inscritos nos seis cursos de graduação devem passar por provas com questões objetivas e discursivas

UEFS cria cotas para ciganos, travestis e pessoas com deficiência
As cotas já estarão instituídas para o ingresso a partir do segundo semestre de 2020. Serão três sobrevagas por curso.

Aumenta o número de inscritos no Vestibular 2020 da Fuvest
Além do número de inscritos, também foi divulgado o curso mais concorrido. Primeira fase está marcada para novembro.

Mais uma universidade de Portugal aceitará o Enem
Com esta, sobe para 42 o número de instituições de ensino superior que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros via Enem

Vestibular 2020 da PUC Campinas é realizado neste fim de semana
Processo seletivo começa hoje, com provas para cursos de Arquitetura e Direito, e segue amanhã, com provas para todas as carreiras

UnB prorroga inscrições para o PAS 2019
Participantes das três etapas farão provas no dia 1º de dezembro no Distrito Federal e em Minas Gerais e Goiás

Espírito Santo: confira resultado do Vestibular 2020/1 da UVV
Candidatos selecionados devem fazer registro acadêmico de amanhã (18) até dia 31 de outubro, na Central de Relacionamento com o aluno

Inscrições do Vestibular de Verão 2020 da PUCRS são prorrogadas
Elas seriam encerradas inicialmente ontem, dia 16. Candidatos devem escolher em qual modalidade desejam concorrer.

UEPG disponibiliza ensalamento do PSS 2019
Foram registrados 3.934 inscritos no PSS 3 que concorrerão a 507 vagas em 47 cursos oferecidos na universidade nos campi de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

UEPA encerra inscrições do Prosel 2020
No total, são oferecidas 3.616 vagas. Metade das chances destinam-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

UFRGS solta local de prova do Vestibular 2020
Mais de 26 mil candidatos devem fazer provas nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em três cidades do Rio Grande do Sul

IFPR solta local de prova do Vestibular 2020
Instituto liberou hoje o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas. Resultado sairá no dia 2 de dezembro.