Logo Super Vestibular

Dicas sobre Química Nuclear no Enem

Entre os conteúdos de Química Nuclear no Enem que devem ter prioridade nos estudos, estão o período de meia-vida dos elementos radioativos e a energia nuclear.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico
A radioatividade é cobrada no Enem porque tem implicações sobre o desenvolvimento técnico-científico, social e econômico

Olá, candidatos ao Enem! Sentindo-se cada vez mais confiantes? O Super Vestibular traz hoje mais uma dica de química para o Enem que vai aumentar ainda mais sua confiança. Vamos falar sobre Química Nuclear!

Esse é um conteúdo cobrado no Enem porque está muito relacionado com o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade, bem como com aspectos ambientais. Apenas para citar alguns exemplos, essa área abrange o uso de isótopos radioativos pela medicina em exames e tratamentos de doenças (como o câncer); a agricultura, a fim de aumentar o tempo de conservação dos alimentos; a geologia e a arqueologia, para descobrir a idade de fósseis, rochas e da própria Terra; a geração de energia por meio de usinas nucleares, além de ter sido responsável pelo melhor entendimento da estrutura atômica, de reações nucleares, de perigos que podem ser evitados e das consequências trágicas que o mau uso da radioatividade (como nas bombas atômicas) pode trazer para a humanidade.

Tendo isso em mente, você precisa estar por dentro dos conteúdos de maior relevância para a Química Nuclear ou para a Radioatividade no Enem. Dentre eles, destacamos os seguintes:

* Leis da radioatividade: envolve saber quais são as emissões radioativas naturais (alfa, beta e gama), qual é a constituição de cada uma e qual é a transformação que o núcleo do átomo sofre ao emitir essas radiações, ou seja, em qual elemento ele se transforma (isso pode ser estudado nos textos Primeira Lei de Soddy e Segunda Lei de Soddy).

* Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos: preste atenção a esse conteúdo, pois ele é o mais cobrado no Enem entre os listados aqui! (Veja o exemplo 1 logo mais a seguir). Esse conceito envolve também o uso do Carbono-14 na datação de fósseis.

* Reações de fissão e fusão nuclear: Esse aspecto envolve saber como ocorre cada uma dessas reações e suas aplicações, tais como nas bombas atômicas, na bomba de hidrogênio e em reatores nucleares para a geração de energia nuclear.

É importante que o candidato não tenha uma visão simplista do assunto, achando que a radioatividade só traz perigos, mas que esteja realmente por dentro de quais são as reais implicações para a sociedade do uso da radioatividade, incluindo os aspectos positivos e negativos. Isso é mostrado no terceiro exemplo logo mais a seguir.

Além disso, se desejar, você pode acessar a seção Química Nuclear para obter mais informações sobre esses e outros assuntos associados com a radioatividade.

Veja agora exemplos de questões sobre radioatividade no Enem:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo 1: Enem - 2013 – caderno azul:

Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul
Questão 49 do Enem 2013 - caderno azul

Resolução: Alternativa “d”.

Conforme explicado no texto Meia-vida ou período de semidesintegração de elementos radioativos, a meia-vida corresponde ao tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo desintegre-se. No enunciado foi dito que o tempo de meia-vida do carbono-11 é de 20,4 minutos e que a massa inicial de glicose marcada com carbono-11 era de 1,00 g (1000 mg) e que se passaram cinco meias-vidas. Então, temos:

1000 mg → 20,4 minutos → 500 mg → 20,4 minutos -→ 250 mg → 20,4 minutos → 125 mg → 20,4 minutos → 62,5 mg → 20,4 minutos → 31,25 mg.

O valor aproximado é o mostrado na alternativa “d”.

Exemplo 2: Enem - 2009 – caderno azul:

Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul
Questão 32 do Enem 2009 - caderno azul

Resolução: Alternativa “b”.

Essa questão trata dos raios x, que são um tipo de radiação eletromagnética de alta energia. A imagem traz uma radiografia em que as partes claras são as dos ossos, que contêm átomos de cálcio. Assim, a conclusão é que ocorre maior absorção da radiação eletromagnética pelos átomos de cálcio do que por outros átomos.

Exemplo 3: Enem - 2012 – caderno azul:

Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul
Questão 84 do Enem 2012 - caderno azul

Resolução: Alternativa “a”.

A decisão tomada pela companhia aérea foi equivocada porque um material médico esterilizado por irradiação não se torna radioativo.

Veja também

FGV Rio solta local de prova do Vestibular 2020
Inscritos nos seis cursos de graduação devem passar por provas com questões objetivas e discursivas

UEFS cria cotas para ciganos, travestis e pessoas com deficiência
As cotas já estarão instituídas para o ingresso a partir do segundo semestre de 2020. Serão três sobrevagas por curso.

Aumenta o número de inscritos no Vestibular 2020 da Fuvest
Além do número de inscritos, também foi divulgado o curso mais concorrido. Primeira fase está marcada para novembro.

Mais uma universidade de Portugal aceitará o Enem
Com esta, sobe para 42 o número de instituições de ensino superior que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros via Enem

Vestibular 2020 da PUC Campinas é realizado neste fim de semana
Processo seletivo começa hoje, com provas para cursos de Arquitetura e Direito, e segue amanhã, com provas para todas as carreiras

UnB prorroga inscrições para o PAS 2019
Participantes das três etapas farão provas no dia 1º de dezembro no Distrito Federal e em Minas Gerais e Goiás

Espírito Santo: confira resultado do Vestibular 2020/1 da UVV
Candidatos selecionados devem fazer registro acadêmico de amanhã (18) até dia 31 de outubro, na Central de Relacionamento com o aluno

Inscrições do Vestibular de Verão 2020 da PUCRS são prorrogadas
Elas seriam encerradas inicialmente ontem, dia 16. Candidatos devem escolher em qual modalidade desejam concorrer.

UEPG disponibiliza ensalamento do PSS 2019
Foram registrados 3.934 inscritos no PSS 3 que concorrerão a 507 vagas em 47 cursos oferecidos na universidade nos campi de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

UEPA encerra inscrições do Prosel 2020
No total, são oferecidas 3.616 vagas. Metade das chances destinam-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

UFRGS solta local de prova do Vestibular 2020
Mais de 26 mil candidatos devem fazer provas nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em três cidades do Rio Grande do Sul

IFPR solta local de prova do Vestibular 2020
Instituto liberou hoje o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas. Resultado sairá no dia 2 de dezembro.