Logo Super Vestibular

Dicas sobre Aquecimento Global no Enem

As questões envolvendo o aquecimento global no Enem geralmente exigem conhecimento sobre as causas, consequências e possíveis soluções para esse problema.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental
O aquecimento global é um dos temas mais cobrados no Enem dentro da parte de Química Ambiental

Olá, candidatos ao Enem! Hoje vamos dar mais uma dica sobre os assuntos de Química mais cobrados no Enem, trata-se do Aquecimento Global.

Esse assunto é abordado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e é um conteúdo interdisciplinar, envolvendo, além da Química, outras ciências, como a Biologia e a Geografia. Tendo em vista que vivemos em tempos de mudanças climáticas, o conhecimento sobre os aspectos científicos relacionados com esse problema pode levar os cidadãos, a comunidade científica, as empresas e os governos a posicionarem-se melhor sobre esse tema, que é bastante controverso (sobre essas controvérsias, leia o texto Aquecimento global existe mesmo?).

Portanto, o candidato ao Enem deve estar bastante informado e saber o que é o aquecimento global, quais são as suas causas, quais são as suas consequências e quais são algumas alternativas que podem contribuir para acabar ou, pelo menos, diminuir esse problema ambiental. É preciso ter um posicionamento esclarecido e bem fundamentado sobre os fatos.

De forma bastante resumida, o aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar localizado mais próximo à superfície da Terra. O principal fator apontado como o causador desse problema é a intensificação do efeito estufa — fenômeno que recebe esse nome porque é análogo ao que ocorre nas estufas de plantas, ou seja, é um mecanismo natural em que parte da radiação do sol é absorvida por determinados gases na atmosfera. Desse modo, a radiação não volta para o espaço e a temperatura do planeta é mantida amena para a manutenção da vida.

Entre os gases do efeito estufa, estão o dióxido de carbono (gás carbônico), CO2, metano, CH4, óxido nitroso (N2O), ozônio (O3), clorofluorcarbonetos (CFCs) e hidroclorofluorcarbonetos (HCFCs). Entre eles, o que é considerado o maior vilão do efeito estufa é o dióxido de carbono, pois a sua concentração, que aumentou muito na atmosfera, levou à intensificação mencionada do efeito estufa. Esse gás é liberado principalmente na queima de combustíveis fósseis, como os derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, etc.), o carvão e o gás natural. Por isso, estude também sobre os combustíveis e as reações de combustão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda maior culpada pelo aquecimento global é a agropecuária, que tem sido responsável pelo aumento do gás metano na atmosfera. Veja como isso ocorre lendo o texto "Consumo de carne e aquecimento global". Outro texto que explica bem sobre as causas e consequências do aquecimento global é o Óxidos e efeito estufa.

Agora vamos analisar como pode ser cobrado o tema do aquecimento global no Enem por meio de três questões que caíram em provas de anos anteriores:

Exemplo 1: Enem 2010 – caderno azul:

Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa
Questão 59 do Enem 2010, caderno azul, sobre efeito estufa

Resolução:

Alternativa "d". Nas áreas urbanas, em razão do efeito estufa e das ilhas de calor, há um maior aumento da utilização de energia elétrica porque as indústrias precisam refrigerar suas máquinas, que só funcionam em determinadas faixas de temperatura ou podem, até mesmo, estragar, e também porque, nas residências, os habitantes sentem desconforto por causa do calor e procuram refrigerar-se com o uso de ar-condicionado, ventiladores e assim por diante.

Exemplo 2: Enem 2011– caderno azul:

Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global
Questão 90 do Enem 2011, caderno azul, sobre agropecuária e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "a".

A principal fonte de metano (CH4), que é um potente gás do efeito estufa, são os ruminantes por meio da fermentação entérica, isto é, a formação de gases no sistema digestivo do boi que emite metano para a atmosfera por via oral e fecal.

Exemplo 3: Enem 2013 – caderno azul:

Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global
Questão 67 do Enem 2013, caderno azul, sobre agricultura e aquecimento global

Resolução:

Alternativa "c".

O gabarito dessa questão só considerou a concentração do gás dióxido de carbono na atmosfera, que é o principal gás do efeito estufa. Por meio da fotossíntese, os vegetais capturam o CO2 da atmosfera e transformam-no em gás oxigênio. Assim, um aumento na quantidade de matéria orgânica no solo ajudaria a minimizar o agravamento do efeito estufa.

Veja também

FGV Rio solta local de prova do Vestibular 2020
Inscritos nos seis cursos de graduação devem passar por provas com questões objetivas e discursivas

UEFS cria cotas para ciganos, travestis e pessoas com deficiência
As cotas já estarão instituídas para o ingresso a partir do segundo semestre de 2020. Serão três sobrevagas por curso.

Aumenta o número de inscritos no Vestibular 2020 da Fuvest
Além do número de inscritos, também foi divulgado o curso mais concorrido. Primeira fase está marcada para novembro.

Mais uma universidade de Portugal aceitará o Enem
Com esta, sobe para 42 o número de instituições de ensino superior que aceitam o ingresso de estudantes brasileiros via Enem

Vestibular 2020 da PUC Campinas é realizado neste fim de semana
Processo seletivo começa hoje, com provas para cursos de Arquitetura e Direito, e segue amanhã, com provas para todas as carreiras

UnB prorroga inscrições para o PAS 2019
Participantes das três etapas farão provas no dia 1º de dezembro no Distrito Federal e em Minas Gerais e Goiás

Espírito Santo: confira resultado do Vestibular 2020/1 da UVV
Candidatos selecionados devem fazer registro acadêmico de amanhã (18) até dia 31 de outubro, na Central de Relacionamento com o aluno

Inscrições do Vestibular de Verão 2020 da PUCRS são prorrogadas
Elas seriam encerradas inicialmente ontem, dia 16. Candidatos devem escolher em qual modalidade desejam concorrer.

UEPG disponibiliza ensalamento do PSS 2019
Foram registrados 3.934 inscritos no PSS 3 que concorrerão a 507 vagas em 47 cursos oferecidos na universidade nos campi de Ponta Grossa e Telêmaco Borba.

UEPA encerra inscrições do Prosel 2020
No total, são oferecidas 3.616 vagas. Metade das chances destinam-se a candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

UFRGS solta local de prova do Vestibular 2020
Mais de 26 mil candidatos devem fazer provas nos dias 23, 24 e 30 de novembro e 1º de dezembro, em três cidades do Rio Grande do Sul

IFPR solta local de prova do Vestibular 2020
Instituto liberou hoje o acesso ao cartão com os locais onde serão aplicadas as provas. Resultado sairá no dia 2 de dezembro.