Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. O que é cobrado na redação do Enem

O que é cobrado na redação do Enem

A redação é uma parte do Enem muito importante. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para não sair prejudicado.

Publicado por Érica Caetano
Fazer uma boa redação no Enem é a garantia de obter uma excelente pontuação
Fazer uma boa redação no Enem é a garantia de obter uma excelente pontuação

A redação é um dos itens mais importantes e com maior peso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não dá para esquecer e cometer erros grotescos neste quesito, pois os avaliadores não perdoam. Portanto, ter atenção e treinar escrevendo são fundamentais para obter êxito e uma boa nota.

Para facilitar a preparação na confecção da redação, separamos algumas dicas de como fazer um bom texto e o que não deve ser feito de jeito nenhum no Enem, para que você não seja eliminado do exame por algum detalhe que tenha deixado passar batido.

Logo de início, é importante que o candidato tenha consciência de que seu texto deverá ser estruturado como um texto dissertativo-argumentativo e que não poderá extrapolar o limite de linhas exigido pelo exame. O texto construído também não deverá fugir ao tema e apresentar palavrões ou desenhos, além de desrespeitar os direitos humanos. Todos esses itens precisam ser seguidos à risca pelo candidato para que sua redação não seja zerada já de cara.

É preciso atentar a alguns detalhes, como não plagiar nenhum ponto de vista, frases etc., além de estar sempre atento à ortografia e à gramática. Utilizar chavões na construção desse tipo de texto também não é recomendado. Todas essas situações podem fazer com que o estudante perca pontos de bobeira em sua redação.

Um item que acarreta em grande perda de pontos no texto e que muitos estudantes não sabem é a utilização errada do material fornecido como apoio para confecção da redação. Por exemplo, quando o candidato o utiliza como forma de argumentos do seu texto, isso é errado, pois a função do material é somente de auxiliá-lo. Quem deverá construir as opiniões defendidas através da argumentação é você.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É fundamental que antes de tomar qualquer iniciativa o estudante se concentre e leia atentamente ao tema da redação, bem como as orientações sugeridas pelo próprio enunciado da prova. Além disso, letra legível também é diferencial para angariar mais pontos. Como já dissemos em outros textos, de nada adianta a redação ser impecável quanto ao seu conteúdo, se ela é totalmente ilegível e o avaliador não consegue fazer a leitura do texto. Então, caprichar na letra e caligrafia é fundamental.

Além disso, lembre-se de que ninguém se torna um bom redator sem treinar. Nesse caso, o treino se dá basicamente escrevendo e fazendo leitura de textos. Leia revistas de atualidades, notícias e reportagens de temas com grande visibilidade na mídia e, o principal, treine os variados gêneros de texto. Cartas, dissertação, narração, dentre outros. Apesar de a dissertação ser o gênero mais comum cobrado nas redações, o candidato pode se deparar com surpresas. Treinando todos os estilos, não haverá imprevistos e a redação será mais uma etapa tranquila do vestibular. Boa sorte!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UPE divulga gabaritos do SSA 2020
Mais de 12 mil candidatos da terceira etapa se inscreveram na seleção, mas mais de 10% faltaram às provas

UFPB terá mais de 7,8 mil vagas no SiSU 2020
Para participar do Sistema de Seleção Unificada, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Enem 2019

Cederj publica cartão com local de prova do Vestibular 2020/1
Interessados nas mais de 7,6 mil vagas devem fazer provas no próximo domingo (24), nos polos de oferta dos cursos de graduação

PUC-SP prorroga inscrições do Vestibular de Verão 2020
O processo seletivo está marcado para o dia 1º de dezembro, em São Paulo e em Sorocaba. Os estudantes deverão produzir uma redação e responder 81 questões objetivas de conhecimentos gerais.

UFMG abre inscrições do Vestibular 2020 dos cursos com habilidades específicas
Podem participar os estudantes que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O prazo vai até o dia 13 de dezembro. A taxa é de R$ 205.

Gabarito da primeira fase do Vestibular 2020 da Unesp já pode ser acessado
Eram esperados nesta etapa 95.440 inscritos, mas somente 88.194 participantes compareceram, o que resultou numa abstenção de 7,6% dos candidatos.

IFG encerra inscrições para Vestibular 2020/1 via Enem
Podem se inscrever participantes do exame educacional de 2013 a 2019. Oferta é de mais de 1,1 mil vagas.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 e Passe 2019 da UFMS
A divulgação do cartão, com o local onde serão aplicadas as provas do Vestibular será feita no dia 25 de novembro e do Passe no dia 26 seguinte,a  partir das 17h, em ambos os dias.

IFRO encerra prazo de inscrições do Vestibular 2020/1
Processo seletivo oferece quase mil vagas, sendo 70% delas para participantes do Enem de 2015 a 2019

Provas do Vestibular de Verão 2020 da Acafe são aplicadas hoje (17)
O processo seletivo oferece mais de 11 mil vagas em cursos ministrados em várias instituições de ensino superior de Santa Catarina.

Vestibular 2020 do IFTO ocorre hoje
As provas acontecem das 14h às 18h e os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h50. Os candidatos deverão estar munidos do documento de identificação original com foto.

Vestibular tradicional 2020/1 do IFG ocorre neste domingo (17)
Seleção é realizada nas cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu