Logo Super Vestibular

Dicas para Geografia do Brasil no Enem

A principal dica para Geografia do Brasil no Enem refere-se à relação entre os aspectos humanos e físicos do território brasileiro.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
A Geografia do Brasil é cobrada pelo Enem em seus aspectos humanos e naturais
A Geografia do Brasil é cobrada pelo Enem em seus aspectos humanos e naturais

Olá, pessoal! As dicas de hoje envolvem a Geografia do Brasil no Enem.

O termo “Geografia do Brasil” é muito amplo e diz respeito às características humanas, naturais e regionais do território brasileiro, o que envolve um leque muito abrangente e variado de temas a serem abordados pela banca examinadora. A questão a seguir demonstra uma tendência atual do Enem, que é cobrar questões envolvendo fatores naturais e humanos no espaço geográfico do Brasil:

Enem 2011: O Centro-Oeste apresentou-se como extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização, já que era praticamente virgem, não possuindo infraestrutura de monta, nem outros investimentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico diretamente associado a essa ocupação foi o avanço da

a) industrialização voltada para o setor de base.

b) economia da borracha no sul da Amazônia.

c) fronteira agropecuária que degradou parte do cerrado.

d) exploração mineral na Chapada dos Guimarães.

e) extrativismo na região pantaneira.

Resolução: Nesse caso, é exigido do candidato um conhecimento sobre o processo de ocupação do território nacional, mais especificamente das áreas do Cerrado, que foram ocupadas de forma mais intensificada a partir da segunda metade do século XX. Nesse período, os avanços das técnicas agrícolas permitiram a expansão da fronteira agropecuária, responsável por reduzir bruscamente a vegetação original desse bioma, conforme descrito pela letra C da questão.

Esse tipo de questão é bastante comum na prova. O que exige do candidato muito mais do que o acúmulo decorativo de informações aleatórias sobre o Brasil, mas sim a compreensão da dinâmica natural e social do território. Confira outra questão que segue essa mesma tendência:

Enem 2011:

Paisagem da mata de araucária
Paisagem da mata de araucária

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

a) o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.

b) a contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.

c) o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.

d) o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

e) o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

Resolução: Da mesma forma que a questão anterior abordava a expansão das ações humanas sobre o Centro-Oeste brasileiro e suas consequências sobre o bioma Cerrado, essa questão trata das consequências da ação humana sobre a Mata de Araucárias. A primeira informação que o candidato deveria ter é que esse tipo de vegetação encontra-se na região Sul do Brasil, com uma maior concentração no estado do Paraná, o que já eliminaria todas as alternativas, excetuando a letra D. A segunda informação é a de que essa paisagem natural foi muito degradada em função do avanço da exploração madeireira para a produção de papel.

Portanto, como podemos notar, a dica principal para questões sobre Geografia do Brasil no Enem é não priorizar tanto a “decoreba”, e sim a compreensão das diferentes frentes de ocupação do espaço geográfico brasileiro. Ao acumular esse tipo de conhecimento, o candidato estará mais apto para responder a questões como as acima apresentadas do que aquele estudante que se preocupa apenas com informações estáticas, como o tamanho do território, o ano da independência, o número de habitante, entre outros.

Um tema que parece oportuno para o Enem 2014 é a Copa do Mundo, pois muitos acontecimentos desse evento esportivo esbarraram em questões geográficas do território brasileiro, como a diversidade climática, as grandes distâncias, as redes de transportes, entre outros elementos. Por esse motivo, acompanhar notícias e obter informações locais e gerais sobre esses e outros assuntos é uma forma interessante de o candidato preparar-se.

Por isso, é importante que o candidato mantenha-se ligado em diversos temas, tais como: industrialização brasileira, urbanização brasileira, agropecuária e recursos naturais, espaço industrial, estrutura fundiária, fronteira agrícola, o trabalho e terra no Brasil, população brasileira, a população indígena, a distribuição da população, as regiões geoeconômicas e Brasil na nova ordem mundial.

Algums temas de Geografia Física também precisam ser estudados, sem se esquecer de relacioná-los com as relações humanas. Podemos citar assuntos como: o relevo brasileiro, os domínios naturais, os biomas, a classificação dos climas, a estrutura geológica, as grandes bacias, os solos, os recursos minerais e as unidades de preservação.

Para estudos mais completos acerca do território Brasileiro para o Enem, recomendamos também a visita às seções de Geografia Física e Geografia Humana do Brasil no site do Mundo Educação.

Bons estudos!

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.