1. Home
  2. Enem
  3. Confira cinco passos para se concentrar nos estudos para o Enem

Confira cinco passos para se concentrar nos estudos para o Enem

Organizar o ambiente, planejar-se e motivar-se ajuda na concentração

Publicado por Silvia Tancredi em Enem

Compartilhe

Afaste as distrações para manter a concentração nos estudos
Afaste as distrações para manter a concentração nos estudos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abrange a maioria do conteúdo que os estudantes veem nos últimos três anos do período escolar. São provas que exigem ampla capacidade de raciocínio, concentração e atenção. Mas, vale ressaltar que trabalhar essas características é importante não só na hora dos testes, como também no momento do estudo e da preparação para o maior exame educacional brasileiro.

A psicopedagoga Jane Rapoport, orientadora pedagógica de uma escola do Rio de Janeiro, explica que estudar corresponde a trabalhar, exigindo empenho responsável e dedicação. Para ter sucesso nos estudos, ela acredita que os candidatos podem se concentrar melhor nos estudos ao seguir cinco passos.

Ambiente

O primeiro passo, segundo ela, é organizar o ambiente, pois isso ajuda a otimizar o tempo de estudo. “Recomendo escolher um local apropriado, não só com cadeira e mesa, mas principalmente com o material organizado. Deve-se ter tudo junto à mão, com organização prévia”.

E se o jovem gostar de estudar em computadores, celulares ou tablets, o ambiente deve mudar? A profissional sugere que seja o mesmo, uma vez que o corpo entende quando ele está no local do estudo. Para ela, a questão física, ou seja, o lugar, é tao importante quanto o material e ter postura certa. 

Tempo

Conforme analisa Jane, planejamento e organização, considerados o segundo passo, são importantes o tempo todo. Para isso, ela indica a criação de um quadro-horário. “Nessa tabela, deve-se organizar o tempo que se tem durante a semana para estudar e para descansar. Também é preciso separar os livros que serão vistos, dividir o que é prioridade e perceber qual é a ocupação da qual se pode abrir mão”, pondera. 

Para a psicopedagoga, ter um intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de estudo é fundamental para um bom rendimento. “O descanso de 10 minutos entre um estudo e outro garante um tempo emocional, pois é o período que o estudante pode se distrair, relaxar, olhar o celular, comer... É necessário determinar a hora do descanso e a hora de estudar. Isso torna o tempo de estudo mais eficaz”, avalia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E à medida que o tempo passa e as provas se aproximam, alguns estudantes ficam ansiosos. A profissional acredita que não há receita para driblar a ansiedade, uma vez que cada um tem a sua própria maneira de relaxar. Por exemplo, enquanto uns saem para se distrair, outros preferem ficar em casa. 

Confira dicas para controlar a ansiedade às vésperas do Enem

Motivação

Segundo Jane, é muito importante que os estudantes procurem se motivar para fazer as provas do Enem. “Eles devem se questionar, se fazer a pergunta de por que fazer o Enem, estabelecer o objetivo, autoquestionar, ter clareza, ter motivação interna. Saber o que querem atingir com as notas do Enem”.

Confira os cinco passos para ter melhor concentração e estudar com foco para o Enem:
 
1) Antes de começar a estudar, organize o ambiente 

-Escolha um lugar sossegado, arejado e com boa iluminação;

-Afaste da mesa todos os objetos que podem distrair, como revistas, fotos, jogos, celular, etc;

-Tenha à mão um bom dicionário, papel ou fichas, lápis, borracha e caneta.
 
2) Motivação

 -Tenha um objetivo, uma motivação, pois é o que garante um estudo perseverante e bem-sucedido.

 3) Concentração

-Tenha força de vontade. O estudante deve ter domínio sobre sua imaginação e impulsos. Caso contrário, não adianta ter acompanhamento nos estudos ou técnicas sofisticadas de aprendizagem.

 4) Planejamento e organização

-Planeje o tempo disponível;

-Organize de forma eficiente o tempo de estudo.

5) Quadro-horário

-Preveja a distribuição do tempo dedicado ao estudo no programa diário e semanal;

-Descanse 10 minutos a cada 50 minutos de estudo para “refrescar” a cabeça.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.