Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Como se inscrever no SiSU

Estudantes que fizeram o último Enem e não zeraram a redação podem fazer a inscrição no SiSU

Publicado por Wanja Borges
SiSU
O SiSU utiliza as notas do Enem para seleção de vagas em instituições públicas de ensino.

Depois de dedicar horas, dias e meses aos estudos, responder às 180 questões objetivas e elaborar a redação do tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de se candidatar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mas o que fazer? Essa é uma das principais perguntas feitas pelos jovens estudantes. Pensando nisso, o Mundo Educação preparou um passo a passo de como se inscrever no SiSU.

As inscrições para o SiSU abrem semestralmente, sem cobrança de taxa.

Tópicos deste artigo

Como se inscrever no SiSU

1) Verifique as datas

Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do SiSU no site sisu.mec.gov.br. Para a edição de 2024 as inscrições serão recebidas entre 22 a 25 de janeiro.

O Mundo Educação recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. Em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, o sistema pode enfrentar problemas, como lentidão ou interrupção da inscrição, durante alguma etapa do processo.

2) Faça o login no SiSU

Se o estudante participou do Enem 2023 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2024.

As inscrições são feitas no site acessounico.mec.gov.br/sisu. O sistema vai pedir para fazer o login na sua conta no portal gov.br, por meio do CPF e senha que criou ao fazer a inscrição no Enem.

Saiba como recuperar a senha do Enem

3) Escolha os cursos

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar. 

Clique na imagem para ampliar

4) Indique a modalidade de concorrência

Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sistema divide as vagas por modalidade de concorrência

5) Confirme sua escolha

Uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores.

É importante o candidato verificar se possui toda a documentação exigida

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos, pode ser que alguns estudantes se deparem com uma mensagem no sistema informando a impossibilidade de disputar determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção na mesma hora. 

6) Verifique as notas de corte

O sistema divulga, diariamente durante o período de inscrição, notas de corte parciais de cada curso. Assim, os candidatos têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente. 

A vantagem do SiSU é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada.

Resultado do SiSU

O resultado do SiSU 2024 é esperado para o dia 30 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre os dias 1º e 7 de fevereiro. As informações sobre o registro acadêmico serão disponibilizadas no sistema do SiSU. 

Lista de espera

Quem não conseguir a aprovação em nenhuma das opções de curso pode participar da Lista de Espera do SiSU, cujas inscrições poderão ser feitas entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Existem também outras opções para quem não passou no SiSU. Boa sorte!

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023