Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. SiSU
  4. Como se inscrever no SiSU

Como se inscrever no SiSU

Estudantes que fizeram o último Enem e não zeraram a redação podem fazer a inscrição no SiSU

Publicado por Wanja Borges
SiSU 2020 usará as notas do Enem 2019
SiSU 2020 usará as notas do Enem 2019

Depois de dedicar horas, dias e meses aos estudos, responder às 180 questões objetivas e elaborar a redação do tão esperado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de se candidatar ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Mas o que fazer? Essa é uma das principais perguntas feitas pelos jovens estudantes. Pensando nisso, o Mundo Educação preparou um passo a passo de como se inscrever no SiSU.

As inscrições para o SiSU abrem semestralmente, sem cobrança de taxa.

Como se inscrever no SiSU

1) Verifique as datas

Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do SiSU no site sisu.mec.gov.br. Para a 1ª edição de 2020 as inscrições serão recebidas entre 21 e 26 de janeiro de 2020.

O Mundo Educação recomenda que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. Em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, o sistema pode enfrentar problemas, como lentidão ou interrupção da inscrição, durante alguma etapa do processo.

2) Faça o login no SiSU

Se o estudante participou do Enem 2019 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2020/1. Basta informar o número de inscrição e senha do Enem no site sisu.mec.gov.br. Caso o estudante tenha esquecido tais informações, elas podem ser recuperadas na Página do Participante do Enem. As informações pessoais do candidato também devem ser confirmadas e/ou alteradas nesta etapa.

Saiba como recuperar a senha do Enem

Página inicial do SiSU 2020

3) Escolha os cursos

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar. 

Clique na imagem para ampliar

4) Indique a modalidade de concorrência

Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do SiSU pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sistema divide as vagas por modalidade de concorrência

5) Confirme sua escolha

Uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores.

É importante o candidato verificar se possui toda a documentação exigida

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos, pode ser que alguns estudantes se deparem com uma mensagem no sistema informando a impossibilidade de disputar determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção na mesma hora. 

6) Verifique as notas de corte

O sistema divulga, diariamente durante o período de inscrição, notas de corte parciais de cada curso. Assim, os candidatos têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente. 

A vantagem do SiSU é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada.

Resultado do SiSU

O resultado do SiSU 2020/1 é esperado para o dia 28 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro

Lista de espera

Quem não conseguiu a aprovação em nenhuma das opções de curso pode participar da Lista de Espera do SiSU, cujas inscrições ocorrem entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro . As instituições participantes do SiSU poderão divulgar quantas chamadas forem necessárias, nos seus sites.

Existem também outras opções para quem não passou no SiSU. Boa sorte!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Fuvest 2020: convocação da lista de espera começa hoje (26)
Segundo a organizadora do vestibular, os selecionados deverão fazer as matrículas virtuais em até 48 horas após a convocação

UFFS recebe inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2020 via Enem
Podem participar deste processo seletivo os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição entre 2015 e 2019.

Uneb disponibiliza cronograma de matrículas do Vestibular 2020
De acordou com o documento disponibilizado, as datas são diferentes de acordo com a modalidade do curso: presencial ou a distância. Também foi divulgada a data das próximas chamadas.

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

Unicamp disponibiliza 4ª chamada do Vestibular 2020
Conforme o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados devem fazer a matrícula de forma presencial no dia 02 de março, das 09h às 15h, nos campi de oferta dos cursos.

UEMG solta resultado do Vestibular 2020 via Enem
A seleção foi realizada exclusivamente pelas notas do Enem das edições de 2017 a 2019.

Confira resultado do Vestibular 2020 da UECE
Foram ofertadas 2.534 vagas, das quais 1.268 são para os cursos de Fortaleza e 1.266 vagas são para os cursos das unidades do interior

Acesse resultado do Vestibular 2020 da Uneb
Seleção ofertou, no total, 6.321 vagas, sendo 4.021 para cursos presenciais e 2.300 para cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD)

UFRR divulga resultado do Vestibular 2020
Processo seletivo ofereceu 806 vagas no Vestibular 2019, das quais 466 são para os cotistas de escolas públicas

Unemat está com inscrições abertas para a seleção 2020 via Enem
Elas serão recebidas presencialmente, na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado

Pré-vestibular 2020 da Unioeste (PR) está com inscrições abertas
Aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h40, no Campus Cascavel