Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Como calcular a média do Enem

Como calcular a média do Enem

Algumas instituições de ensino superior utilizam pesos diferenciados para cada prova na hora de calcular a média do Enem

Publicado por Érica Caetano
Parece simples, mas estudantes podem ficar confusos quanto o cálculo da média do Enem
Parece simples, mas estudantes podem ficar confusos quanto o cálculo da média do Enem

Apesar de parecer algo simples para alguns estudantes, outros podem fazer muita confusão no que diz respeito ao cálculo da média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Primeiramente, é necessário saber para que serve o cálculo da média. Então vamos lá! Calcular a média do Enem é necessário para utilização no Programa Universidade para Todos (ProUni), no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

No primeiro programa, o ProUni, para participar é necessário que o candidato obtenha média nas provas do Enem de, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação, além de outros requisitos exigidos no que diz respeito a renda familiar, para então poder concorrer às bolsas ofertadas. Estas podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).

O Fies também exige média de 450 pontos no Enem, sem ter zerado a redação, para o estudante solicitar financiamento de sua mensalidade. No entanto, estão isentos desta regra professores da rede pública de ensino matriculados em cursos superiores de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Já por meio do SiSU, há instituições de ensino que definem pesos específicos para cada prova do Enem. Estes podem ter variações até mesmo em relação ao curso concorrido. Com isso, uma prova de português de determinada universidade poderá ter peso maior para cursos da área de humanas do que para um de exatas, por exemplo. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das instituições que utiliza pesos diferenciados para cada uma das provas do Exame.

Mas como descubro os pesos? Essa informação consta nas páginas eletrônicas das universidades, nos editais dos processos seletivos e no termo de adesão ao SiSU.

Calculando a média

Vejamos como calcular! A média simples é encontrada ao somar as notas das cinco provas mais a redação e dividir o montante obtido por cinco. O cálculo pode se tornar um pouco mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando se tem um determinado peso para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela instituição de ensino superior. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se você ainda está achando tudo muito confuso, disponibilizamos logo abaixo uma ferramenta que facilitará o seu entendimento para calcular a média do Enem. Confira:

Área de conhecimento Nota Peso
Redação
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias


A média nacional do maior exame educacional do país é cerca de 500 pontos, ou seja, para ter chances de conseguir uma vaga em universidade pública através do SiSU, uma bolsa do ProUni ou financiamento pelo Fies é recomendável uma média acima desse índice. Quer entender mais sobre a nota do exame? Saiba como é feito o cálculo das notas do Enem.

Veja também

Unesp Bauru recebe inscrições de seus cursinhos gratuitos para 2020
Ambos têm foco na preparação para as provas de grandes vestibulares paulistas. Processos de seleção diferem de um cursinho para outro.

Unisc publica resultado do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Aprovados para as 40 vagas oferecidas no primeiro semestre devem começar as aulas no dia 26 de fevereiro

IFRN está com inscrições abertas no Vestibular 2020 via Enem
A nota do Enem será a única forma de seleção dos participante. Serão aceitas as edições de 2017, 2018 ou 2019.

UEL publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Agora, os selecionados deverão realizar pré-matrícula virtual a partir das 14h de hoje até às 23h59 do dia 23.

UEMG recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
A seleção será realizada exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as edições de 2017 a 2019.

Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre
Somente podem concorrer às mais de 237 mil vagas estudantes que fizeram o Enem 2019

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.