Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Como é calculada a nota do Enem?

Como é calculada a nota do Enem?

Nota do Enem é calculada por meio de um método complexo, a Teoria de Resposta ao Item

Publicado por Silvia Tancredi
Método para calcular a nota do Enem confunde os estudantes
Método para calcular a nota do Enem confunde os estudantes

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para medir o conhecimento de estudantes que concluem o ensino médio. Eles são avaliados pelo desempenho obtido em provas de quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática) e em uma redação. 

Ao todo, os alunos respondem 180 questões objetivas, sendo 45 por prova, e produzem um texto dissertativo-argumentativo. Normalmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do exame, solta o gabarito oficial três dias depois da aplicação das provas e a pontuação definitiva dois meses depois. 

Teoria x prática

A teoria sobre as provas e a divulgação das notas do Enem parece simples, certo? Mas, na prática, muitas vezes surgem outras questões relacionadas ao cálculo das notas, aos desempenhos mínimos e máximos e, ainda, às formas de aproveitar a pontuação obtida no exame para ingressar em universidades e para fazer parte de programas específicos do Ministério da Educação (MEC).

Pensando nisso, preparamos este guia para que você, super vestibulando, tire suas dúvidas sobre as principais questões que envolvem as notas do maior exame educacional do Brasil.

Tópicos deste artigo

Como posso calcular as notas? 

As notas somente podem ser calculadas pelo Inep. O que sabemos é que elas são mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é considerada a metodologia mais avançada para medir o conhecimento dos alunos e o comportamento deles na hora do exame. 

Como funciona a TRI?

Por meio desse sistema, os participantes do Enem não são avaliados somente pela quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito. 

Em linguagem simples, quanto mais participantes acertarem uma questão, menor é a pontuação atribuída a ela. Se o estudante acertar questões que poucos acertaram, sua nota será maior. No entanto, se o participante acertar poucas questões consideradas difíceis pelo Inep, a TRI entende que o estudante “chutou” e atribui uma pontuação menor para a questão. Complexo, não? Por isso é impossível o participante calcular sua nota, pois não tem como saber quais as questões consideradas difíceis e quais as fáceis. 

Esse sistema também explica os casos em que um estudante que acertou menos questões conseguiu uma maior do que outro que acertou mais itens.

Então, como é medido o resultado do Enem?

Diferentemente dos vestibulares, cujo resultado costuma ser medido pela soma das notas de todas as provas, no Enem não é aplicada essa regra. Neste caso não há resultado e aprovados; os alunos somente têm acesso às médias obtidas nas quatro avaliações, cujo cálculo é feito pelo sistema TRI. No caso da redação, as notas variam entre zero e mil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba como é corrigida a redação do Enem

Quais são as notas mínimas e máximas do Enem?

Não existe uma regra, pois os valores variam conforme as características dos itens de cada edição do exame. Na edição de 2021, por exemplo, a menor nota foi 295,2, em Linguagens e Códigos, e a maior foi 953,1, em Matemática.

Veja abaixo um exemplo, com as notas de todas as áreas do conhecimento das edições do Enem 2020 e 2021:

Provas ENEM 2020 ENEM 2021
Nota Mín. Nota Máx. Nota Mín. Nota Máx.
Linguagens e Códigos 288,7 801,1 295,2 826,1
Ciências Humanas 313,7 862,6 311,6 846,9
Ciências da Natureza 323,8 854,8 307,6 867,1
Matemática 327,1 975 310,4 953,1

Como saber se o desempenho foi bom?

As médias gerais do exame costumam ser próximas a 500. Então, os participantes que conseguirem nota acima de 500 nas provas terão um desempenho positivo. Importante: a nota máxima das provas objetivas não é mil, como no caso da redação, e sim a maior nota alcançada pelos candidatos. 

Média das provas no Enem 2020

  • Redação:  588,74
  • Linguagens: 523,98
  • Matemática: 520, 73
  • Ciências humanas: 511,64
  • Ciências da natureza: 490,39

Por que os estudantes precisam saber como foi o desempenho deles no Enem?

É importante que os candidatos tenham ideia de quais foram as notas obtidas no exame, pois assim poderão analisar a possibilidade de usá-las para concorrer a vagas em universidades que adotam o Enem como método de ingresso. Além do mais, ao apresentar essa pontuação, eles poderão participar de programas do MEC como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Para participar do SiSU, ProUni e Fies, é necessário ter um desempenho mínimo? 

SiSU: não é necessário média mínima, mas não se pode zerar a redação. Cada instituição estipula a média que considera a mais adequada para o ingresso em cada curso. Por isso, os candidatos devem ficar atentos à exigência de cada universidade.

ProUni: somente podem se cadastrar no programa os candidatos que fizeram as provas da última edição do Enem e que obtiveram, no mínimo, 450 pontos na média dos cinco testes, sem zerar a redação.

Fies: somente poderão ter acesso ao financiamento se tiverem alcançado média de 450 pontos nas cinco notas do Enem, sem obter nota zero na redação. Vale qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro