Logo Super Vestibular

Comentário da Redação do Enem 2018

"Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet" foi o tema da Redação do Enem 2018.

Publicado por Oficina do Estudante

Comentário da Redação do Enem 2018

O tema do Enem 2018 foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”. Essa prática é comum em países como a China e a Rússia. Para escrever a redação, era possível fazer uma alusão a Edward Snowden, que vazou informações de como o governo dos EUA controlava a política internacional por meio do monitoramento de dados na internet. O candidato poderia falar de 1984, livro de George Orwell no qual a vida dos seres humanos era controlada por um poder autoritário por meio de teletelas. A coletânea falava dos algoritmos e dos filtros da internet bem como do uso da internet como forma de comunicar se com amigos. O marco civil da Internet e a lei da privacidade não contemplam essas novas modalidades de infração. O tema não era fake news!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os desafios presentes nos textos da proposta eram garantir a liberdade de expressão num ambiente em que algoritmos orientam posições ideológicas e identificar os filtros usados para esses direcionamentos. 

Agentes possíveis para tais problemas seriam, por exemplo, o Ministério Público, cuja função seria representar a população frente aos delitos no mundo digital; o Poder Legislativo, que poderia criar novas leis para punir crimes da esfera virtual; o Ministério da Comunicação, responsável pelas políticas que regulamentam o uso da internet. 

Era difícil usar argumentos históricos para o tema, dada sua atualidade. Assim argumentos por analogia com obras de literatura e mitologias seriam bem-vindos. Exemplificando, a discussão poderia passar pela liberdade de expressão, tão defendida por Voltaire e pela banalidade do mal, de Hannah Arendt. O importante era ampliar as ideias da coletânea e articulá-las bem com os conhecimentos trazidos pela coletânea.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.