Logo Super Vestibular

Biotecnologia no Enem

A biotecnologia no Enem é constantemente cobrada, uma vez que a prova preocupa-se com temas de grande relevância para a sociedade.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
A biotecnologia pode ser usada no melhoramento de plantas
A biotecnologia pode ser usada no melhoramento de plantas

A biotecnologia é uma área da biologia em que organismos vivos são utilizados para a fabricação ou realização de mudanças em alguns produtos de interesse humano. Em 1992 ficou definido na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) que biotecnologia “significa qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.”

A biotecnologia engloba uma variada área de conhecimentos biológicos, sendo considerada, portanto, um campo interdisciplinar. Essa área de estudos é bastante antiga, entretanto, com o avanço da biologia molecular e da genética, vem ganhando bastante destaque. A sua importância é grande, sendo usada na produção de medicamentos, no desenvolvimento de testes-diagnósticos, no surgimento de organismos transgênicos, no tratamento de esgoto com uso de micro-organismos, entre diversas outras utilidades. Em virtude de sua relevância na atualidade, frequentemente o tema é cobrado em provas de vestibulares e no Enem.

Uma das técnicas mais conhecidas que utilizam organismos vivos para a fabricação de produtos através da engenharia genética é a técnica do DNA recombinante. Essa técnica baseia-se na introdução de um fragmento de DNA com um gene específico no material genético de outro organismo para que ele possa produzir a proteína determinada por aquele gene. Isso já é usado, por exemplo, na fabricação de insulina, em que DNA humano é usado em bactérias para que elas produzam o hormônio.

Observe algumas das questões sobre Biotecnologia que caíram no Enem:

Enem 2009 - Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.

Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.

b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.

c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.

d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.

e) a criação de animais transgênicos.

Resolução:

Observe que nessa questão a ênfase é dada à importância da biotecnologia para a humanidade. Ao desenvolver novas técnicas para a obtenção de insulina que produzem o hormônio em maior quantidade e em menos tempo, estamos contribuindo positivamente para a qualidade de vida dos indivíduos diabéticos, que necessitam desse hormônio. Sendo assim, a resposta correta é letra d: impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.

Enem de 2012 - O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Resolução:

Observe que o enunciado fala da introdução de genes de outro organismo para a criação de um milho transgênico. Com a inserção desse gene, o organismo que o recebeu passará a sintetizar a proteína a partir do RNA mensageiro, que será produzido a partir do DNA. Sendo assim, a resposta correta é letra e: da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Enem 2013 - A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

Resolução:

Observe que no enunciado é informado que os genes, antes inseridos no DNA nuclear, foram inseridos em cloroplastos. Isso só é possível porque o cloroplasto possui um DNA próprio, assim como as mitocôndrias. Ao perguntar qual organela poderia ser usada para inserção de transgenes, a questão apenas quer saber qual das organelas citadas possui DNA. Sendo assim, a resposta correta é a letra b: Mitocôndria.

Em quase todas as provas de Enem uma questão sobre biotecnologia é cobrada, sendo assim, atenção ao tema. Tenha uma atenção especial em todas as áreas de grande relevância e com constantes novidades tecnológicas, uma vez que o Enem preocupa-se com temas atuais e de importância para a sociedade.

Boa prova e bons estudos!

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Confira livros que serão exigidos nos Vestibulares 2020/2 e 2021 da UFSC
Três obras literárias serão cobradas em ambos os processos seletivos. Entre elas, está livro de Clarice Lispector.

2ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é publicada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

Unicamp disponibiliza 4ª chamada do Vestibular 2020
Conforme o cronograma divulgado pela universidade, os selecionados devem fazer a matrícula de forma presencial no dia 02 de março, das 09h às 15h, nos campi de oferta dos cursos.

UEMG solta resultado do Vestibular 2020 via Enem
A seleção foi realizada exclusivamente pelas notas do Enem das edições de 2017 a 2019.

Confira resultado do Vestibular 2020 da UECE
Foram ofertadas 2.534 vagas, das quais 1.268 são para os cursos de Fortaleza e 1.266 vagas são para os cursos das unidades do interior

Acesse resultado do Vestibular 2020 da Uneb
Seleção ofertou, no total, 6.321 vagas, sendo 4.021 para cursos presenciais e 2.300 para cursos ministrados via Ensino a Distância (EaD)

UFRR divulga resultado do Vestibular 2020
Processo seletivo ofereceu 806 vagas no Vestibular 2019, das quais 466 são para os cotistas de escolas públicas

Unemat está com inscrições abertas para a seleção 2020 via Enem
Elas serão recebidas presencialmente, na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) do campus onde o curso é ofertado

Pré-vestibular 2020 da Unioeste (PR) está com inscrições abertas
Aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h40, no Campus Cascavel

Confira a 1ª repescagem do Prosel 2020 da UEPA
Processo seletivo ofereceu 3.616 vagas, sendo 1.532 para Belém e 2.044 para o interior

Unesp libera resultado do Vestibular 2020 via Enem
Aprovados para as mais de 160 vagas devem fazer matrículas virtuais de hoje até as 18h de amanhã (20)

UESB publica resultado do Vestibular 2020
A Universidade informou que o edital de matrículas será disponibilizado posteriormente.